Diagnóstico Parcial do Potencial Produtivo de Beneficiários da Resex Tapajós-Arapiuns para Atendimento ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Coelho, Hillary Lyn
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nóbrega Spínola, Jackeline Nóbrega Spínola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biodiversidade Brasileira
Texto Completo: https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1756
Resumo: A partir da Lei da Alimentação Escolar, destaca-se o apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos à aquisição de gêneros alimentícios através do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Entretanto, a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, localizada no Pará, contém escolas que no momento carecem de infraestrutura e de nutrientes adequados. O objetivo do trabalho foi levantar informações junto aos beneficiários da RESEX sobre seu potencial de produção alimentícia para atendimento da rede pública escolar comunitária. Foram realizadas reuniões em 24 Escolas-Polo, a partir da metodologia do Diagnóstico Rápido e Participativo de Agroecossistemas, foram obtidas informações de infraestrutura, alimentos disponíveis e a produtividade anual por cada família. Todas as escolas possuem gerador de energia, fator limitante pois a RESEX não possui rede elétrica. O transporte dos alimentos até as escolas não possui as adequações necessárias, como as câmaras frias. Foram mencionados no diagnóstico 64 gêneros alimentícios pelos comunitários, sendo os mais indicados a farinha e seus derivados e a galinha caipira. Os resultados demonstraram que existe produção e diversidade de produtos, porém não foi possível comprovar a produção de excedentes para atendimento satisfatório das demandas da alimentação da rede pública escolar comunitária, em virtude de poucos produtores terem aderido ao preenchimento dos questionários, apenas 10% das unidades familiares de 3500 famílias. Evidencia-se que, apesar das dificuldades com o transporte e refrigeração, os comunitários demostraram interesse e possuem disponibilidade para a comercialização dos gêneros junto ao PNAE, entretanto é necessário adequar o beneficiamento dos produtos para a realidade da unidade de conservação. 
id ICMBIO-1_59f5476bff2554c5612862dac4095a3d
oai_identifier_str oai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/1756
network_acronym_str ICMBIO-1
network_name_str Biodiversidade Brasileira
repository_id_str
spelling Diagnóstico Parcial do Potencial Produtivo de Beneficiários da Resex Tapajós-Arapiuns para Atendimento ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)Diagnóstico Parcial del Potencial Productivo de los Beneficiarios de RESEX Tapajós-Arapiuns para Atender el PNAE (Programa Nacional de Alimentación Escolar)Partial Diagnosis of the Productive Potential of RESEX Tapajós-Arapiuns Beneficiaries to Attend to the PNAE (National School Feeding Program)Food security public policySeguridad alimentariaagricultura familiarSegurança alimentar políticas públicasagricultura familiarA partir da Lei da Alimentação Escolar, destaca-se o apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos à aquisição de gêneros alimentícios através do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Entretanto, a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, localizada no Pará, contém escolas que no momento carecem de infraestrutura e de nutrientes adequados. O objetivo do trabalho foi levantar informações junto aos beneficiários da RESEX sobre seu potencial de produção alimentícia para atendimento da rede pública escolar comunitária. Foram realizadas reuniões em 24 Escolas-Polo, a partir da metodologia do Diagnóstico Rápido e Participativo de Agroecossistemas, foram obtidas informações de infraestrutura, alimentos disponíveis e a produtividade anual por cada família. Todas as escolas possuem gerador de energia, fator limitante pois a RESEX não possui rede elétrica. O transporte dos alimentos até as escolas não possui as adequações necessárias, como as câmaras frias. Foram mencionados no diagnóstico 64 gêneros alimentícios pelos comunitários, sendo os mais indicados a farinha e seus derivados e a galinha caipira. Os resultados demonstraram que existe produção e diversidade de produtos, porém não foi possível comprovar a produção de excedentes para atendimento satisfatório das demandas da alimentação da rede pública escolar comunitária, em virtude de poucos produtores terem aderido ao preenchimento dos questionários, apenas 10% das unidades familiares de 3500 famílias. Evidencia-se que, apesar das dificuldades com o transporte e refrigeração, os comunitários demostraram interesse e possuem disponibilidade para a comercialização dos gêneros junto ao PNAE, entretanto é necessário adequar o beneficiamento dos produtos para a realidade da unidade de conservação. Desde la Ley de Alimentación Escolar, se destaca el apoyo al desarrollo sostenible, con incentivos para la adquisición de alimentos a través del Programa Nacional de Alimentación Escolar. Sin embargo, la Reserva Extractiva Tapajós-Arapiuns, ubicada en Pará, es una opción que actualmente carece de infraestructura y nutrientes adecuados. El objetivo del trabajo fue recopilar información de los beneficiarios de RESEX sobre su potencial de producción de alimentos para servir a la red comunitaria de escuelas públicas. Se realizaron reuniones en 24 Escuelas de Polo, con base en la metodología Diagnóstico Rápido y Participativo de Agroecosistemas, con información sobre infraestructura, alimentos disponibles y una productividad anual para cada familia. Todas las escuelas tienen un generador de energía, un factor limitante ya que RESEX no tiene una red eléctrica. El transporte de alimentos a las escuelas no cuenta con las instalaciones necesarias, como cámaras frigoríficas. En el diagnóstico se registraron 64 alimentos para los relacionados, siendo los más indicados la harina y sus derivados y el pollo de corral. Los resultados mostraron que existe producción y diversidad de productos, pero no fue posible acreditar la producción de excedentes para atender satisfactoriamente las demandas de abasto alimentario de la comunidad escolar pública, debido a que pocos resultados se adhirieron a los cuestionarios, solo el 10% de las unidades 3500 familias. Es evidente que a pesar de las dificultades con el transporte y refrigeración, los competentes mostraron interés y disponibilidad para la comercialización de los productos con el PNAE, sin embargo es necesario adecuar el procesamiento de los productos a la realidad de la Unidad de Conservación.  From the School Food Law, support for sustainable development stands out, with incentives for the acquisition of foodstuffs through the National School Food Program. However, the Tapajós-Arapiuns Extractive Reserve, located in Pará, is a choice that currently lacks adequate infrastructure and nutrients. The objective of the work was to gather information from the RESEX beneficiaries about their potential for food production to serve the public school community network. Meetings were held in 24 Polo Schools, based on the Rapid and Participative Diagnosis of Agro-ecosystems methodology, with information on infrastructure, available food and an annual productivity for each family. All schools have an energy generator, a limiting factor as RESEX does not have a power grid. The transportation of food to schools does not have the necessary facilities, such as cold rooms. In the diagnosis, 64 foodstuffs were recorded for the related ones, the most indicated being flour and its derivatives and free-range chicken. The results showed that there is production and diversity of products, but it was not possible to prove the production of surpluses to satisfactorily meet the demands of the public school community food supply, due to the fact that few results adhered to the questionnaires, only 10% of the units 3500 families. It is evident that despite the difficulties with transportation and refrigeration, the competent ones showed interest and availability for the commercialization of the products with the PNAE, however it is necessary to adapt the processing of the products to the reality of the Conservation Unit. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)2022-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/175610.37002/biodiversidadebrasileira.v12i1.1756Biodiversidade Brasileira ; v. 12 n. 1 (2022): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos; 277-287Biodiversidade Brasileira ; Vol. 12 No. 1 (2022): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos; 277-287Biodiversidade Brasileira ; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos; 277-2872236-288610.37002/biodiversidadebrasileira.v12i1reponame:Biodiversidade Brasileirainstname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)instacron:ICMBIOporhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1756/1334Copyright (c) 2022 Biodiversidade Brasileira - BioBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares Coelho, Hillary LynNóbrega Spínola, Jackeline Nóbrega Spínola2024-01-19T19:14:26Zoai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/1756Revistahttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBRPUBhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/oaifernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br2236-28862236-2886opendoar:2024-01-19T19:14:26Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico Parcial do Potencial Produtivo de Beneficiários da Resex Tapajós-Arapiuns para Atendimento ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
Diagnóstico Parcial del Potencial Productivo de los Beneficiarios de RESEX Tapajós-Arapiuns para Atender el PNAE (Programa Nacional de Alimentación Escolar)
Partial Diagnosis of the Productive Potential of RESEX Tapajós-Arapiuns Beneficiaries to Attend to the PNAE (National School Feeding Program)
title Diagnóstico Parcial do Potencial Produtivo de Beneficiários da Resex Tapajós-Arapiuns para Atendimento ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
spellingShingle Diagnóstico Parcial do Potencial Produtivo de Beneficiários da Resex Tapajós-Arapiuns para Atendimento ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
Soares Coelho, Hillary Lyn
Food security
public policy
Seguridad alimentaria
agricultura familiar
Segurança alimentar
políticas públicas
agricultura familiar
title_short Diagnóstico Parcial do Potencial Produtivo de Beneficiários da Resex Tapajós-Arapiuns para Atendimento ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
title_full Diagnóstico Parcial do Potencial Produtivo de Beneficiários da Resex Tapajós-Arapiuns para Atendimento ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
title_fullStr Diagnóstico Parcial do Potencial Produtivo de Beneficiários da Resex Tapajós-Arapiuns para Atendimento ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
title_full_unstemmed Diagnóstico Parcial do Potencial Produtivo de Beneficiários da Resex Tapajós-Arapiuns para Atendimento ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
title_sort Diagnóstico Parcial do Potencial Produtivo de Beneficiários da Resex Tapajós-Arapiuns para Atendimento ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
author Soares Coelho, Hillary Lyn
author_facet Soares Coelho, Hillary Lyn
Nóbrega Spínola, Jackeline Nóbrega Spínola
author_role author
author2 Nóbrega Spínola, Jackeline Nóbrega Spínola
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Coelho, Hillary Lyn
Nóbrega Spínola, Jackeline Nóbrega Spínola
dc.subject.por.fl_str_mv Food security
public policy
Seguridad alimentaria
agricultura familiar
Segurança alimentar
políticas públicas
agricultura familiar
topic Food security
public policy
Seguridad alimentaria
agricultura familiar
Segurança alimentar
políticas públicas
agricultura familiar
description A partir da Lei da Alimentação Escolar, destaca-se o apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos à aquisição de gêneros alimentícios através do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Entretanto, a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, localizada no Pará, contém escolas que no momento carecem de infraestrutura e de nutrientes adequados. O objetivo do trabalho foi levantar informações junto aos beneficiários da RESEX sobre seu potencial de produção alimentícia para atendimento da rede pública escolar comunitária. Foram realizadas reuniões em 24 Escolas-Polo, a partir da metodologia do Diagnóstico Rápido e Participativo de Agroecossistemas, foram obtidas informações de infraestrutura, alimentos disponíveis e a produtividade anual por cada família. Todas as escolas possuem gerador de energia, fator limitante pois a RESEX não possui rede elétrica. O transporte dos alimentos até as escolas não possui as adequações necessárias, como as câmaras frias. Foram mencionados no diagnóstico 64 gêneros alimentícios pelos comunitários, sendo os mais indicados a farinha e seus derivados e a galinha caipira. Os resultados demonstraram que existe produção e diversidade de produtos, porém não foi possível comprovar a produção de excedentes para atendimento satisfatório das demandas da alimentação da rede pública escolar comunitária, em virtude de poucos produtores terem aderido ao preenchimento dos questionários, apenas 10% das unidades familiares de 3500 famílias. Evidencia-se que, apesar das dificuldades com o transporte e refrigeração, os comunitários demostraram interesse e possuem disponibilidade para a comercialização dos gêneros junto ao PNAE, entretanto é necessário adequar o beneficiamento dos produtos para a realidade da unidade de conservação. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1756
10.37002/biodiversidadebrasileira.v12i1.1756
url https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1756
identifier_str_mv 10.37002/biodiversidadebrasileira.v12i1.1756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1756/1334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
dc.source.none.fl_str_mv Biodiversidade Brasileira ; v. 12 n. 1 (2022): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos; 277-287
Biodiversidade Brasileira ; Vol. 12 No. 1 (2022): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos; 277-287
Biodiversidade Brasileira ; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/ICMBio: Resultados dos Projetos; 277-287
2236-2886
10.37002/biodiversidadebrasileira.v12i1
reponame:Biodiversidade Brasileira
instname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
instacron:ICMBIO
instname_str Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
instacron_str ICMBIO
institution ICMBIO
reponame_str Biodiversidade Brasileira
collection Biodiversidade Brasileira
repository.name.fl_str_mv Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br
_version_ 1797042393816498176