Identification of Critical Zones of Wildlife Road Mortality in the Serra da Capivara National Park Region, Piauí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sá dos Santos Neta, Catarina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Delborgo Abra, Fernanda, Braz dos Santos, Lucrécia, Paes Landim da Costa, Erika, Fiuza Diniz, Milena, Gonçalves Morato , Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biodiversidade Brasileira
Texto Completo: https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/2412
Resumo: As rodovias desempenham um importante papel para o desenvolvimento econômico e social, porém   esse tipo de empreendimento impacta negativamente o meio ambiente, gerando prejuízos para a fauna, como o efeito barreira e atropelamentos. Este trabalho teve como objetivo levantar informações sobre o impacto do atropelamento de animais silvestres monitorando duas rodovias, BR-020 e PI-140, adjacentes ao Parque Nacional da Serra da Capivara e identificar áreas críticas de atropelamentos. O monitoramento foi realizado de motocicleta desempenhando uma velocidade média de 30 a 40 km/h, em campanhas semanais de amostragem, entre os meses de julho de 2021 a junho de 2022, totalizando 96 dias. Além dos animais atropelados, também foram registrados os avistamentos de animais nas rodovias. Foram registrados 329 indivíduos de animais silvestres atropelados com uma taxa total de 0,114 animais/km/dia e, foram avistados 27 indivíduos silvestres. As cinco espécies mais afetadas foram: Rhinella       marina, (n = 69), Galea spixii (n = 18), Coragyps atratus, (n = 14), Cerdocyon thous, (n  = 11) e Oxyrhopus trigeminus (n = 10). A taxa de atropelamentos na PI-140 foi maior que na BR-020 (W=1653, p<0.05) e durante a estação chuvosa foi registrado um número maior de atropelamentos (W = 507, p<0.05). A análise des agregação dos atropelamentos considerando todos os animais silvestres na BR-020 apresentou 16 clusters, enquanto na PI-140 foram detectados 18 clusters. Esses resultados podem contribuir e auxiliar na tomada de decisão para implementação de medidas de mitigatórias mostrando quais são os trechos das rodovias mais prioritários. 
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spelling Identification of Critical Zones of Wildlife Road Mortality in the Serra da Capivara National Park Region, PiauíIdentificación de Áreas Críticas de Atropello de Fauna en la Región del Parque Nacional Serra da Capivara, PiauíIdentificação de Áreas Críticas de Atropelamento de Fauna na Região do Parque Nacional da Serra da Capivara, PiauíRoadkill caatingawildlife unit conservationPiauíAtropelamento caatinga fauna unidade de conservaçãoPiauíAtropellarcaatinga faunaunidad de conservaciónPiauíAs rodovias desempenham um importante papel para o desenvolvimento econômico e social, porém   esse tipo de empreendimento impacta negativamente o meio ambiente, gerando prejuízos para a fauna, como o efeito barreira e atropelamentos. Este trabalho teve como objetivo levantar informações sobre o impacto do atropelamento de animais silvestres monitorando duas rodovias, BR-020 e PI-140, adjacentes ao Parque Nacional da Serra da Capivara e identificar áreas críticas de atropelamentos. O monitoramento foi realizado de motocicleta desempenhando uma velocidade média de 30 a 40 km/h, em campanhas semanais de amostragem, entre os meses de julho de 2021 a junho de 2022, totalizando 96 dias. Além dos animais atropelados, também foram registrados os avistamentos de animais nas rodovias. Foram registrados 329 indivíduos de animais silvestres atropelados com uma taxa total de 0,114 animais/km/dia e, foram avistados 27 indivíduos silvestres. As cinco espécies mais afetadas foram: Rhinella       marina, (n = 69), Galea spixii (n = 18), Coragyps atratus, (n = 14), Cerdocyon thous, (n  = 11) e Oxyrhopus trigeminus (n = 10). A taxa de atropelamentos na PI-140 foi maior que na BR-020 (W=1653, p<0.05) e durante a estação chuvosa foi registrado um número maior de atropelamentos (W = 507, p<0.05). A análise des agregação dos atropelamentos considerando todos os animais silvestres na BR-020 apresentou 16 clusters, enquanto na PI-140 foram detectados 18 clusters. Esses resultados podem contribuir e auxiliar na tomada de decisão para implementação de medidas de mitigatórias mostrando quais são os trechos das rodovias mais prioritários. Las carreteras jugan un papel importante en el desarrollo económico y social, pero este tipo de proyectos tienen un impacto negativo en el medio ambiente, causando daños a la fauna, como el efecto barrera y el atropello de peatones. Este trabajo tuvo como objetivo recopilar información sobre el impacto de los atropellos en los animales salvajes mediante el monitoreo de dos carreteras, BR-020 y PI-140, adyacentes al Parque Nacional Serra da Capivara e identificando áreas críticas de atropellos. El monitoreo se realizó en una motocicleta a una velocidad promedio de 30 a 40 km/h, en campañas de muestreo semanales, entre julio de 2021 y junio de 2022, totalizando 96 días. Además de los animales atropellados, también se registraron avistamientos de animales en las carreteras. Se registraron 329 individuos de animales silvestres atropellados con una tasa total de 0,114 animales/km/día, y se avistaron 27 individuos silvestres. Las cinco especies más afectadas fueron: Rhinella marina, (n = 69), Galea spixii (n = 18), Coragyps atratus, (n = 14), Cerdocyonthys, (n = 11) y Oxyrhopus trigeminus (n= 10). La tasa de atropellos en PI-140 fue mayor que en BR-020 (W=1653, p<0,05) y durante la temporada de lluvias se registró un mayor número de atropellos (W = 507, p<0,05). El análisis de agregación de atropellos considerando todos los animales salvajes en BR-020 mostró 16 grupos, mientras que en PI-140 se detectaron 18 grupos. Estos resultados pueden contribuir y ayudar en la toma de decisiones para la implementación de medidas de mitigación, mostrando cuáles son los tramos de carreteras más prioritarios.Highways play an important role in economic and social development, but this type of project has a negative impact on the environment, causing damage to wildlife, such as the barrier effect and road mortality. This work aimed to gather information about the impact of roadkill on wild animals by monitoring two highways, BR-020 and PI-140, adjacent to the Serra da Capivara National Park and identifying critical areas of roadkill. The monitoring was carried out on a motorcycle at an average speed of 30 to 40 km/h, in weekly sampling campaigns, between July 2021 and June 2022, totaling 96 days. In addition to the wildlife road mortaliy, sightings of animals on the highways were also recorded. 329 individuals of wild dead animals were registered with a total rate of 0.114 animals/km/day, and 27 wild individuals were sighted. The five most affected species were: Rhinella marina, (n = 69), Galea spixii (n = 18), Coragyps atratus, (n = 14), Cerdocyon thous, (n = 11) and Oxyrhopus trigeminus (n = 10). The roadkill rate on PI-140 was higher than on BR-020 (W = 1653, p<0.05), and during the rainy season, a higher number of roadkill were recorded (W = 507, p<0.05). Aggregation analysis of roadkill considering all wild animals on BR-020 showed 16 clusters, while on PI-140, 18 clusters were detected. These results can contribute and help in decision-making for the implementation of mitigation measures, showing which are the most priority stretches of highways.Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)2023-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionfluxo contínuo; avaliação duplo cegaapplication/pdftext/htmlhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/241210.37002/biodiversidadebrasileira.v13i4.2412Biodiversidade Brasileira ; v. 13 n. 4 (2023): Fluxo Contínuo e Seção Temática Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de ExtinçãoBiodiversidade Brasileira ; Vol. 13 No. 4 (2023): Fluxo Contínuo e Seção Temática Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de ExtinçãoBiodiversidade Brasileira ; Vol. 13 Núm. 4 (2023): Fluxo Contínuo e Seção Temática Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção2236-288610.37002/biodiversidadebrasileira.v13i4reponame:Biodiversidade Brasileirainstname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)instacron:ICMBIOporhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/2412/1543https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/2412/1544Copyright (c) 2023 Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos sem restrições, concedendo ao editor direitos de publicação não exclusivos.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Sá dos Santos Neta, CatarinaDelborgo Abra, FernandaBraz dos Santos, LucréciaPaes Landim da Costa, Erika Fiuza Diniz, MilenaGonçalves Morato , Ronaldo 2023-11-17T19:08:24Zoai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/2412Revistahttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBRPUBhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/oaifernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br2236-28862236-2886opendoar:2023-11-17T19:08:24Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)false
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