Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heringer, Janaína Carla Mendonça
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4524
Resumo: A presente monografia buscou analisar a possibilidade de se considerar o Estado como consumidor, para os fins de se aplicar disposições do Código de Defesa do Consumidor aos contratos administrativos. Inicialmente, foi apresentada uma análise dos argumentos tradicionalmente utilizados pela doutrina para impedir a incidência das normas de proteção aos consumidores às contratações públicas. Depois, realizou-se um estudo dos elementos legais do conceito de consumidor, bem como das características específicas dos contratos públicos, especialmente das chamadas cláusulas exorbitantes. A finalidade foi demonstrar que o Estado, tecnicamente, pode ser enquadrado na definição de consumidor. Também se procurou mostrar que não há incompatibilidade entre a incidência das regras da Lei de Licitações e Contratos em conjunto com as regras do Código de Defesa do Consumidor. Conclui-se que a Administração Pública pode ser incluída no conceito de consumidor e, em consequência, pode se beneficiar das disposições especiais da Lei 8.078/90.
id IDP-1_538eb9650fddc5723e4fc8a8d5ffbf1c
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4524
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidorCódigo de Defesa do ConsumidorContratos administrativosContratos públicosLei 8.078/90A presente monografia buscou analisar a possibilidade de se considerar o Estado como consumidor, para os fins de se aplicar disposições do Código de Defesa do Consumidor aos contratos administrativos. Inicialmente, foi apresentada uma análise dos argumentos tradicionalmente utilizados pela doutrina para impedir a incidência das normas de proteção aos consumidores às contratações públicas. Depois, realizou-se um estudo dos elementos legais do conceito de consumidor, bem como das características específicas dos contratos públicos, especialmente das chamadas cláusulas exorbitantes. A finalidade foi demonstrar que o Estado, tecnicamente, pode ser enquadrado na definição de consumidor. Também se procurou mostrar que não há incompatibilidade entre a incidência das regras da Lei de Licitações e Contratos em conjunto com as regras do Código de Defesa do Consumidor. Conclui-se que a Administração Pública pode ser incluída no conceito de consumidor e, em consequência, pode se beneficiar das disposições especiais da Lei 8.078/90.Instituto Brasiliense de Direito Público2023-06-30T15:15:22Z2023-06-30T15:15:22Z20082023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHERINGER, Janaína Carla Mendonça. Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidor. 2023. 48 f. Monografia (Especialização em Direito) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2008.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4524porHeringer, Janaína Carla Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2023-06-30T15:21:19Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4524Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:28:04.952293Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidor
title Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidor
spellingShingle Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidor
Heringer, Janaína Carla Mendonça
Código de Defesa do Consumidor
Contratos administrativos
Contratos públicos
Lei 8.078/90
title_short Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidor
title_full Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidor
title_fullStr Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidor
title_full_unstemmed Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidor
title_sort Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidor
author Heringer, Janaína Carla Mendonça
author_facet Heringer, Janaína Carla Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heringer, Janaína Carla Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Código de Defesa do Consumidor
Contratos administrativos
Contratos públicos
Lei 8.078/90
topic Código de Defesa do Consumidor
Contratos administrativos
Contratos públicos
Lei 8.078/90
description A presente monografia buscou analisar a possibilidade de se considerar o Estado como consumidor, para os fins de se aplicar disposições do Código de Defesa do Consumidor aos contratos administrativos. Inicialmente, foi apresentada uma análise dos argumentos tradicionalmente utilizados pela doutrina para impedir a incidência das normas de proteção aos consumidores às contratações públicas. Depois, realizou-se um estudo dos elementos legais do conceito de consumidor, bem como das características específicas dos contratos públicos, especialmente das chamadas cláusulas exorbitantes. A finalidade foi demonstrar que o Estado, tecnicamente, pode ser enquadrado na definição de consumidor. Também se procurou mostrar que não há incompatibilidade entre a incidência das regras da Lei de Licitações e Contratos em conjunto com as regras do Código de Defesa do Consumidor. Conclui-se que a Administração Pública pode ser incluída no conceito de consumidor e, em consequência, pode se beneficiar das disposições especiais da Lei 8.078/90.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2023-06-30T15:15:22Z
2023-06-30T15:15:22Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HERINGER, Janaína Carla Mendonça. Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidor. 2023. 48 f. Monografia (Especialização em Direito) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2008.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4524
identifier_str_mv HERINGER, Janaína Carla Mendonça. Da aplicação do código de defesa do consumidor aos contratos administrativos: o estado como consumidor. 2023. 48 f. Monografia (Especialização em Direito) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2008.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasiliense de Direito Público
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasiliense de Direito Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385928016265216