A extensão na sala de aula: reflexões sobre a aplicabilidade da metodologia da problematização como instrumento de promoção da cidadania.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gianasi, Anna Luiza de Castro.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/828
Resumo: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
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spelling A extensão na sala de aula: reflexões sobre a aplicabilidade da metodologia da problematização como instrumento de promoção da cidadania.Ensino JurídicoExtensão UniversitáriaEnsino, DireitoMetodologiaCidadaniaMonografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.O presente estudo tem por objetivo debater a importância do desenvolvimento de práticas de extensão em sala de aula com vistas ao aprimoramento da cidadania dos atores envolvidos no processo de aprendizagem. A partir do esclarecimento quanto à abrangência da educação, reconhecidamente mais ampla que o ensino (a primeira vertente do tripé sobre o qual a universidade deve ser edificada), foram analisados alguns aspectos afetos à sala de aula (campo no qual o ensino jurídico é prioritariamente oferecido) e à extensão universitária (a segunda das vertentes). À luz da teoria do poder simbólico de Pierre Bourdieu e das práticas de ecologia de saberes sugeridas por Boaventura de Souza Santos, buscou-se evidenciar a necessidade de a educação jurídica lançar o seu olhar para os reais problemas enfrentados pela sociedade e assumir a responsabilidade que lhe é ínsita de ajudar na construção de soluções consensuais e legítimas. As experiências democráticas a serem ‘re’construídas em sala de aula, mediante, por exemplo, a adoção da metodologia da problematização, parece ser uma solução provisoriamente adequada para aproximar os saberes e potencializara atuação cidadã desses atores, que, não raro, por desconhecerem suas habilidades,banalizam o poder que titularizam.Ximenes, Julia MaurmannGianasi, Anna Luiza de Castro.2013-05-23T17:17:53Z2013-05-23T17:17:53Z2013-05-232013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGIANASI, Anna Luiza de Castro. A extensão na sala de aula: reflexões sobre a aplicabilidade da metodologia da problematização como instrumento de promoção da cidadania. Brasília, 2013. 53f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.https://repositorio.idp.edu.br/123456789/828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2020-07-20T02:38:14Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/828Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:26:03.948644Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
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