Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stabnow Santos , Floriacy
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes Cândido , Paula Gabrielle, Moura Stabnow Santos , Romila Martins de, Siqueira Santos , Lívia Fernanda, Santos Neto , Marcelino, Pereira de Jesus Costa , Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/461
Resumo: Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por professores e alunos de uma universidade pública sobre a utilização das novas práticas educacionais durante a pandemia de Covid-19. Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em outubro de 2020 com 12 professores e 31 alunos. Informações coletadas através de enquete com quatro perguntas abertas elaborada no formulário digital Google forms e o link enviado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, dirigida a professores e alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Os participantes relataram que o processo de ensino/aprendizagem no modo remoto é simultaneamente desafiador, enriquecedor e exaustivo. A principal dificuldade elencada foi a falta de acesso a internet de qualidade. A utilização de metodologias e ferramentas digitais como o Google Forms, Kahoot, Padlet, tem efeito inovador na educação, já que aulas presenciais poderiam trazer sérias consequências a saúde de professores e alunos.
id IE-1_05e6f5ccaa1269715ea1ea6af0078a85
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/461
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiênciaInfecções por CoronavirusTecnologiasDocentesEstudantesObjetivou-se relatar a experiência vivenciada por professores e alunos de uma universidade pública sobre a utilização das novas práticas educacionais durante a pandemia de Covid-19. Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em outubro de 2020 com 12 professores e 31 alunos. Informações coletadas através de enquete com quatro perguntas abertas elaborada no formulário digital Google forms e o link enviado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, dirigida a professores e alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Os participantes relataram que o processo de ensino/aprendizagem no modo remoto é simultaneamente desafiador, enriquecedor e exaustivo. A principal dificuldade elencada foi a falta de acesso a internet de qualidade. A utilização de metodologias e ferramentas digitais como o Google Forms, Kahoot, Padlet, tem efeito inovador na educação, já que aulas presenciais poderiam trazer sérias consequências a saúde de professores e alunos. Instituto ENFservic2021-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/46110.24276/rrecien2021.11.35.334-339Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 35 (2021); 334-3392358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/461/464Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessStabnow Santos , Floriacy Gomes Cândido , Paula GabrielleMoura Stabnow Santos , Romila Martins de Siqueira Santos , Lívia Fernanda Santos Neto , Marcelino Pereira de Jesus Costa , Ana Cristina 2022-12-03T12:37:12Zoai:ojs2.recien.com.br:article/461Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-12-03T12:37:12Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência
title Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência
spellingShingle Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência
Stabnow Santos , Floriacy
Infecções por Coronavirus
Tecnologias
Docentes
Estudantes
title_short Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência
title_full Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência
title_fullStr Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência
title_full_unstemmed Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência
title_sort Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência
author Stabnow Santos , Floriacy
author_facet Stabnow Santos , Floriacy
Gomes Cândido , Paula Gabrielle
Moura Stabnow Santos , Romila Martins de
Siqueira Santos , Lívia Fernanda
Santos Neto , Marcelino
Pereira de Jesus Costa , Ana Cristina
author_role author
author2 Gomes Cândido , Paula Gabrielle
Moura Stabnow Santos , Romila Martins de
Siqueira Santos , Lívia Fernanda
Santos Neto , Marcelino
Pereira de Jesus Costa , Ana Cristina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stabnow Santos , Floriacy
Gomes Cândido , Paula Gabrielle
Moura Stabnow Santos , Romila Martins de
Siqueira Santos , Lívia Fernanda
Santos Neto , Marcelino
Pereira de Jesus Costa , Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Infecções por Coronavirus
Tecnologias
Docentes
Estudantes
topic Infecções por Coronavirus
Tecnologias
Docentes
Estudantes
description Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por professores e alunos de uma universidade pública sobre a utilização das novas práticas educacionais durante a pandemia de Covid-19. Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em outubro de 2020 com 12 professores e 31 alunos. Informações coletadas através de enquete com quatro perguntas abertas elaborada no formulário digital Google forms e o link enviado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, dirigida a professores e alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Os participantes relataram que o processo de ensino/aprendizagem no modo remoto é simultaneamente desafiador, enriquecedor e exaustivo. A principal dificuldade elencada foi a falta de acesso a internet de qualidade. A utilização de metodologias e ferramentas digitais como o Google Forms, Kahoot, Padlet, tem efeito inovador na educação, já que aulas presenciais poderiam trazer sérias consequências a saúde de professores e alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/461
10.24276/rrecien2021.11.35.334-339
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/461
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2021.11.35.334-339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/461/464
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 35 (2021); 334-339
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1817061240658198528