Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/461 |
Resumo: | Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por professores e alunos de uma universidade pública sobre a utilização das novas práticas educacionais durante a pandemia de Covid-19. Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em outubro de 2020 com 12 professores e 31 alunos. Informações coletadas através de enquete com quatro perguntas abertas elaborada no formulário digital Google forms e o link enviado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, dirigida a professores e alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Os participantes relataram que o processo de ensino/aprendizagem no modo remoto é simultaneamente desafiador, enriquecedor e exaustivo. A principal dificuldade elencada foi a falta de acesso a internet de qualidade. A utilização de metodologias e ferramentas digitais como o Google Forms, Kahoot, Padlet, tem efeito inovador na educação, já que aulas presenciais poderiam trazer sérias consequências a saúde de professores e alunos. |
id |
IE-1_05e6f5ccaa1269715ea1ea6af0078a85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/461 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiênciaInfecções por CoronavirusTecnologiasDocentesEstudantesObjetivou-se relatar a experiência vivenciada por professores e alunos de uma universidade pública sobre a utilização das novas práticas educacionais durante a pandemia de Covid-19. Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em outubro de 2020 com 12 professores e 31 alunos. Informações coletadas através de enquete com quatro perguntas abertas elaborada no formulário digital Google forms e o link enviado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, dirigida a professores e alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Os participantes relataram que o processo de ensino/aprendizagem no modo remoto é simultaneamente desafiador, enriquecedor e exaustivo. A principal dificuldade elencada foi a falta de acesso a internet de qualidade. A utilização de metodologias e ferramentas digitais como o Google Forms, Kahoot, Padlet, tem efeito inovador na educação, já que aulas presenciais poderiam trazer sérias consequências a saúde de professores e alunos. Instituto ENFservic2021-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/46110.24276/rrecien2021.11.35.334-339Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 35 (2021); 334-3392358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/461/464Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessStabnow Santos , Floriacy Gomes Cândido , Paula GabrielleMoura Stabnow Santos , Romila Martins de Siqueira Santos , Lívia Fernanda Santos Neto , Marcelino Pereira de Jesus Costa , Ana Cristina 2022-12-03T12:37:12Zoai:ojs2.recien.com.br:article/461Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-12-03T12:37:12Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência |
title |
Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência |
spellingShingle |
Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência Stabnow Santos , Floriacy Infecções por Coronavirus Tecnologias Docentes Estudantes |
title_short |
Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência |
title_full |
Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência |
title_fullStr |
Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência |
title_sort |
Práticas educacionais na pandemia de COVID-19: um relato de experiência |
author |
Stabnow Santos , Floriacy |
author_facet |
Stabnow Santos , Floriacy Gomes Cândido , Paula Gabrielle Moura Stabnow Santos , Romila Martins de Siqueira Santos , Lívia Fernanda Santos Neto , Marcelino Pereira de Jesus Costa , Ana Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Gomes Cândido , Paula Gabrielle Moura Stabnow Santos , Romila Martins de Siqueira Santos , Lívia Fernanda Santos Neto , Marcelino Pereira de Jesus Costa , Ana Cristina |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stabnow Santos , Floriacy Gomes Cândido , Paula Gabrielle Moura Stabnow Santos , Romila Martins de Siqueira Santos , Lívia Fernanda Santos Neto , Marcelino Pereira de Jesus Costa , Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infecções por Coronavirus Tecnologias Docentes Estudantes |
topic |
Infecções por Coronavirus Tecnologias Docentes Estudantes |
description |
Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por professores e alunos de uma universidade pública sobre a utilização das novas práticas educacionais durante a pandemia de Covid-19. Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em outubro de 2020 com 12 professores e 31 alunos. Informações coletadas através de enquete com quatro perguntas abertas elaborada no formulário digital Google forms e o link enviado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, dirigida a professores e alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Os participantes relataram que o processo de ensino/aprendizagem no modo remoto é simultaneamente desafiador, enriquecedor e exaustivo. A principal dificuldade elencada foi a falta de acesso a internet de qualidade. A utilização de metodologias e ferramentas digitais como o Google Forms, Kahoot, Padlet, tem efeito inovador na educação, já que aulas presenciais poderiam trazer sérias consequências a saúde de professores e alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/461 10.24276/rrecien2021.11.35.334-339 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/461 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2021.11.35.334-339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/461/464 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 35 (2021); 334-339 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1817061240658198528 |