Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/818 |
Resumo: | Identificar as estratégias supervisivas influenciadoras na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem em ensino clínico. O estudo foi realizado segundo o protocolo de scooping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Os critérios de inclusão foram definidos pela mnemónica “PCC”, (população, conceito, contexto), segundo as recomendações do JBI para as revisões scoping review. Foram considerados estudos primários quantitativos e/ou qualitativos escritos em inglês, espanhol e português, publicados nos 5 anos anteriores ao presente estudo. As estratégias supervisivas como a simulação, análise de casos, elaboração de jornais de aprendizagem, sessões de supervisão com reflexão e discussão da prática, discussão de casos clínicos e workshops, contribuíram para uma tomada de decisão assertiva pelos estudantes de enfermagem. Identificaram-se as estratégias supervisivas que facilitam a tomada de decisão dos estudantes de enfermagem. Descritores: Tomada de Decisão, Estudantes de Enfermagem, Ensino, Estágio Clínico. Supervisory strategies for nursing students in clinical education Abstract: To identify the supervisory strategies that influence the decision-making of nursing students in clinical teaching. The study was carried out according to the scooping review protocol based on the principles recommended by the Joanna Briggs Institute. The inclusion criteria were defined by the mnemonic "PCC" (population, concept, context), according to the JBI recommendations for scoping reviews. Primary quantitative and/or qualitative studies written in English, Spanish and Portuguese and published in the 5 years prior to the present study were considered. Supervisory strategies such as simulation, case analysis, preparation of learning journals, supervision sessions with reflection and discussion of practice, discussion of clinical cases and workshops, contributed to assertive decision-making by nursing students. The supervisory strategies that facilitate decision-making by nursing students were identified. Descriptors: Decision-Making, Nursing Students, Teaching, Clinical Internship. Estrategias de supervisión para estudiantes de enfermería en educación clínica Resumen: Identificar las estrategias de supervisión que influyen en la toma de decisiones de los estudiantes de enfermería en la enseñanza clínica. El estudio se llevó a cabo según el protocolo de revisión por muestreo basado en los principios recomendados por el Instituto Joanna Briggs. Los criterios de inclusión se definieron mediante la nemotecnia "PCC" (población, concepto, contexto), de acuerdo con las recomendaciones del JBI para las revisiones de alcance. Se consideraron estudios primarios cuantitativos y/o cualitativos escritos en inglés, español y portugués y publicados en los 5 años anteriores al presente estudio. Las estrategias de supervisión como la simulación, el análisis de casos, la elaboración de diarios de aprendizaje, las sesiones de supervisión con reflexión y discusión de la práctica, la discusión de casos clínicos y los talleres contribuyeron a la toma de decisiones asertivas por parte de los estudiantes de enfermería. Se identificaron estrategias de supervisión que facilitan la toma de decisiones por parte de los estudiantes de enfermería. Descriptores: Toma de Decisiones, Estudiantes de Enfermería, Enseñanza, Prácticas Clínicas. |
id |
IE-1_0da2ad951f400a02342b24b2db22a6e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/818 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínicoTomada de DecisãoEstudantes de EnfermagemEnsinoEstágio ClínicoIdentificar as estratégias supervisivas influenciadoras na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem em ensino clínico. O estudo foi realizado segundo o protocolo de scooping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Os critérios de inclusão foram definidos pela mnemónica “PCC”, (população, conceito, contexto), segundo as recomendações do JBI para as revisões scoping review. Foram considerados estudos primários quantitativos e/ou qualitativos escritos em inglês, espanhol e português, publicados nos 5 anos anteriores ao presente estudo. As estratégias supervisivas como a simulação, análise de casos, elaboração de jornais de aprendizagem, sessões de supervisão com reflexão e discussão da prática, discussão de casos clínicos e workshops, contribuíram para uma tomada de decisão assertiva pelos estudantes de enfermagem. Identificaram-se as estratégias supervisivas que facilitam a tomada de decisão dos estudantes de enfermagem. Descritores: Tomada de Decisão, Estudantes de Enfermagem, Ensino, Estágio Clínico. Supervisory strategies for nursing students in clinical education Abstract: To identify the supervisory strategies that influence the decision-making of nursing students in clinical teaching. The study was carried out according to the scooping review protocol based on the principles recommended by the Joanna Briggs Institute. The inclusion criteria were defined by the mnemonic "PCC" (population, concept, context), according to the JBI recommendations for scoping reviews. Primary quantitative and/or qualitative studies written in English, Spanish and Portuguese and published in the 5 years prior to the present study were considered. Supervisory strategies such as simulation, case analysis, preparation of learning journals, supervision sessions with reflection and discussion of practice, discussion of clinical cases and workshops, contributed to assertive decision-making by nursing students. The supervisory strategies that facilitate decision-making by nursing students were identified. Descriptors: Decision-Making, Nursing Students, Teaching, Clinical Internship. Estrategias de supervisión para estudiantes de enfermería en educación clínica Resumen: Identificar las estrategias de supervisión que influyen en la toma de decisiones de los estudiantes de enfermería en la enseñanza clínica. El estudio se llevó a cabo según el protocolo de revisión por muestreo basado en los principios recomendados por el Instituto Joanna Briggs. Los criterios de inclusión se definieron mediante la nemotecnia "PCC" (población, concepto, contexto), de acuerdo con las recomendaciones del JBI para las revisiones de alcance. Se consideraron estudios primarios cuantitativos y/o cualitativos escritos en inglés, español y portugués y publicados en los 5 años anteriores al presente estudio. Las estrategias de supervisión como la simulación, el análisis de casos, la elaboración de diarios de aprendizaje, las sesiones de supervisión con reflexión y discusión de la práctica, la discusión de casos clínicos y los talleres contribuyeron a la toma de decisiones asertivas por parte de los estudiantes de enfermería. Se identificaron estrategias de supervisión que facilitan la toma de decisiones por parte de los estudiantes de enfermería. Descriptores: Toma de Decisiones, Estudiantes de Enfermería, Enseñanza, Prácticas Clínicas.Instituto ENFservic2024-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/81810.24276/rrecien2024.14.42.2837Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 14 n. 42 (2024): Publicação Contínua 2024; 28-372358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/818/838https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Sílvia da CostaPinto, Vanda Maria PereiraSeara, Maria de Lurdes Pereira dos SantosGomes, Luísa Margarida Real MesquitaClemente, Fernando André MorenoSantos, Maria Júlia EnvagelistaMoura, Cristina Maria Medeiros Guedes Ferreira de2024-01-22T11:26:05Zoai:ojs2.recien.com.br:article/818Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2024-01-22T11:26:05Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico |
title |
Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico |
spellingShingle |
Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico Fernandes, Sílvia da Costa Tomada de Decisão Estudantes de Enfermagem Ensino Estágio Clínico |
title_short |
Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico |
title_full |
Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico |
title_fullStr |
Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico |
title_full_unstemmed |
Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico |
title_sort |
Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico |
author |
Fernandes, Sílvia da Costa |
author_facet |
Fernandes, Sílvia da Costa Pinto, Vanda Maria Pereira Seara, Maria de Lurdes Pereira dos Santos Gomes, Luísa Margarida Real Mesquita Clemente, Fernando André Moreno Santos, Maria Júlia Envagelista Moura, Cristina Maria Medeiros Guedes Ferreira de |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Vanda Maria Pereira Seara, Maria de Lurdes Pereira dos Santos Gomes, Luísa Margarida Real Mesquita Clemente, Fernando André Moreno Santos, Maria Júlia Envagelista Moura, Cristina Maria Medeiros Guedes Ferreira de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Sílvia da Costa Pinto, Vanda Maria Pereira Seara, Maria de Lurdes Pereira dos Santos Gomes, Luísa Margarida Real Mesquita Clemente, Fernando André Moreno Santos, Maria Júlia Envagelista Moura, Cristina Maria Medeiros Guedes Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tomada de Decisão Estudantes de Enfermagem Ensino Estágio Clínico |
topic |
Tomada de Decisão Estudantes de Enfermagem Ensino Estágio Clínico |
description |
Identificar as estratégias supervisivas influenciadoras na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem em ensino clínico. O estudo foi realizado segundo o protocolo de scooping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Os critérios de inclusão foram definidos pela mnemónica “PCC”, (população, conceito, contexto), segundo as recomendações do JBI para as revisões scoping review. Foram considerados estudos primários quantitativos e/ou qualitativos escritos em inglês, espanhol e português, publicados nos 5 anos anteriores ao presente estudo. As estratégias supervisivas como a simulação, análise de casos, elaboração de jornais de aprendizagem, sessões de supervisão com reflexão e discussão da prática, discussão de casos clínicos e workshops, contribuíram para uma tomada de decisão assertiva pelos estudantes de enfermagem. Identificaram-se as estratégias supervisivas que facilitam a tomada de decisão dos estudantes de enfermagem. Descritores: Tomada de Decisão, Estudantes de Enfermagem, Ensino, Estágio Clínico. Supervisory strategies for nursing students in clinical education Abstract: To identify the supervisory strategies that influence the decision-making of nursing students in clinical teaching. The study was carried out according to the scooping review protocol based on the principles recommended by the Joanna Briggs Institute. The inclusion criteria were defined by the mnemonic "PCC" (population, concept, context), according to the JBI recommendations for scoping reviews. Primary quantitative and/or qualitative studies written in English, Spanish and Portuguese and published in the 5 years prior to the present study were considered. Supervisory strategies such as simulation, case analysis, preparation of learning journals, supervision sessions with reflection and discussion of practice, discussion of clinical cases and workshops, contributed to assertive decision-making by nursing students. The supervisory strategies that facilitate decision-making by nursing students were identified. Descriptors: Decision-Making, Nursing Students, Teaching, Clinical Internship. Estrategias de supervisión para estudiantes de enfermería en educación clínica Resumen: Identificar las estrategias de supervisión que influyen en la toma de decisiones de los estudiantes de enfermería en la enseñanza clínica. El estudio se llevó a cabo según el protocolo de revisión por muestreo basado en los principios recomendados por el Instituto Joanna Briggs. Los criterios de inclusión se definieron mediante la nemotecnia "PCC" (población, concepto, contexto), de acuerdo con las recomendaciones del JBI para las revisiones de alcance. Se consideraron estudios primarios cuantitativos y/o cualitativos escritos en inglés, español y portugués y publicados en los 5 años anteriores al presente estudio. Las estrategias de supervisión como la simulación, el análisis de casos, la elaboración de diarios de aprendizaje, las sesiones de supervisión con reflexión y discusión de la práctica, la discusión de casos clínicos y los talleres contribuyeron a la toma de decisiones asertivas por parte de los estudiantes de enfermería. Se identificaron estrategias de supervisión que facilitan la toma de decisiones por parte de los estudiantes de enfermería. Descriptores: Toma de Decisiones, Estudiantes de Enfermería, Enseñanza, Prácticas Clínicas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/818 10.24276/rrecien2024.14.42.2837 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/818 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2024.14.42.2837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/818/838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 14 n. 42 (2024): Publicação Contínua 2024; 28-37 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1811812205690093568 |