Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sílvia da Costa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pinto, Vanda Maria Pereira, Seara, Maria de Lurdes Pereira dos Santos, Gomes, Luísa Margarida Real Mesquita, Clemente, Fernando André Moreno, Santos, Maria Júlia Envagelista, Moura, Cristina Maria Medeiros Guedes Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/818
Resumo: Identificar as estratégias supervisivas influenciadoras na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem em ensino clínico. O estudo foi realizado segundo o protocolo de scooping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Os critérios de inclusão foram definidos pela mnemónica “PCC”, (população, conceito, contexto), segundo as recomendações do JBI para as revisões scoping review. Foram considerados estudos primários quantitativos e/ou qualitativos escritos em inglês, espanhol e português, publicados nos 5 anos anteriores ao presente estudo. As estratégias supervisivas como a simulação, análise de casos, elaboração de jornais de aprendizagem, sessões de supervisão com reflexão e discussão da prática, discussão de casos clínicos e workshops, contribuíram para uma tomada de decisão assertiva pelos estudantes de enfermagem. Identificaram-se as estratégias supervisivas que facilitam a tomada de decisão dos estudantes de enfermagem. Descritores: Tomada de Decisão, Estudantes de Enfermagem, Ensino, Estágio Clínico.   Supervisory strategies for nursing students in clinical education Abstract: To identify the supervisory strategies that influence the decision-making of nursing students in clinical teaching. The study was carried out according to the scooping review protocol based on the principles recommended by the Joanna Briggs Institute. The inclusion criteria were defined by the mnemonic "PCC" (population, concept, context), according to the JBI recommendations for scoping reviews. Primary quantitative and/or qualitative studies written in English, Spanish and Portuguese and published in the 5 years prior to the present study were considered. Supervisory strategies such as simulation, case analysis, preparation of learning journals, supervision sessions with reflection and discussion of practice, discussion of clinical cases and workshops, contributed to assertive decision-making by nursing students. The supervisory strategies that facilitate decision-making by nursing students were identified. Descriptors: Decision-Making, Nursing Students, Teaching, Clinical Internship.   Estrategias de supervisión para estudiantes de enfermería en educación clínica Resumen: Identificar las estrategias de supervisión que influyen en la toma de decisiones de los estudiantes de enfermería en la enseñanza clínica. El estudio se llevó a cabo según el protocolo de revisión por muestreo basado en los principios recomendados por el Instituto Joanna Briggs. Los criterios de inclusión se definieron mediante la nemotecnia "PCC" (población, concepto, contexto), de acuerdo con las recomendaciones del JBI para las revisiones de alcance. Se consideraron estudios primarios cuantitativos y/o cualitativos escritos en inglés, español y portugués y publicados en los 5 años anteriores al presente estudio. Las estrategias de supervisión como la simulación, el análisis de casos, la elaboración de diarios de aprendizaje, las sesiones de supervisión con reflexión y discusión de la práctica, la discusión de casos clínicos y los talleres contribuyeron a la toma de decisiones asertivas por parte de los estudiantes de enfermería. Se identificaron estrategias de supervisión que facilitan la toma de decisiones por parte de los estudiantes de enfermería. Descriptores: Toma de Decisiones, Estudiantes de Enfermería, Enseñanza, Prácticas Clínicas.
id IE-1_0da2ad951f400a02342b24b2db22a6e4
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/818
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínicoTomada de DecisãoEstudantes de EnfermagemEnsinoEstágio ClínicoIdentificar as estratégias supervisivas influenciadoras na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem em ensino clínico. O estudo foi realizado segundo o protocolo de scooping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Os critérios de inclusão foram definidos pela mnemónica “PCC”, (população, conceito, contexto), segundo as recomendações do JBI para as revisões scoping review. Foram considerados estudos primários quantitativos e/ou qualitativos escritos em inglês, espanhol e português, publicados nos 5 anos anteriores ao presente estudo. As estratégias supervisivas como a simulação, análise de casos, elaboração de jornais de aprendizagem, sessões de supervisão com reflexão e discussão da prática, discussão de casos clínicos e workshops, contribuíram para uma tomada de decisão assertiva pelos estudantes de enfermagem. Identificaram-se as estratégias supervisivas que facilitam a tomada de decisão dos estudantes de enfermagem. Descritores: Tomada de Decisão, Estudantes de Enfermagem, Ensino, Estágio Clínico.   Supervisory strategies for nursing students in clinical education Abstract: To identify the supervisory strategies that influence the decision-making of nursing students in clinical teaching. The study was carried out according to the scooping review protocol based on the principles recommended by the Joanna Briggs Institute. The inclusion criteria were defined by the mnemonic "PCC" (population, concept, context), according to the JBI recommendations for scoping reviews. Primary quantitative and/or qualitative studies written in English, Spanish and Portuguese and published in the 5 years prior to the present study were considered. Supervisory strategies such as simulation, case analysis, preparation of learning journals, supervision sessions with reflection and discussion of practice, discussion of clinical cases and workshops, contributed to assertive decision-making by nursing students. The supervisory strategies that facilitate decision-making by nursing students were identified. Descriptors: Decision-Making, Nursing Students, Teaching, Clinical Internship.   Estrategias de supervisión para estudiantes de enfermería en educación clínica Resumen: Identificar las estrategias de supervisión que influyen en la toma de decisiones de los estudiantes de enfermería en la enseñanza clínica. El estudio se llevó a cabo según el protocolo de revisión por muestreo basado en los principios recomendados por el Instituto Joanna Briggs. Los criterios de inclusión se definieron mediante la nemotecnia "PCC" (población, concepto, contexto), de acuerdo con las recomendaciones del JBI para las revisiones de alcance. Se consideraron estudios primarios cuantitativos y/o cualitativos escritos en inglés, español y portugués y publicados en los 5 años anteriores al presente estudio. Las estrategias de supervisión como la simulación, el análisis de casos, la elaboración de diarios de aprendizaje, las sesiones de supervisión con reflexión y discusión de la práctica, la discusión de casos clínicos y los talleres contribuyeron a la toma de decisiones asertivas por parte de los estudiantes de enfermería. Se identificaron estrategias de supervisión que facilitan la toma de decisiones por parte de los estudiantes de enfermería. Descriptores: Toma de Decisiones, Estudiantes de Enfermería, Enseñanza, Prácticas Clínicas.Instituto ENFservic2024-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/81810.24276/rrecien2024.14.42.2837Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 14 n. 42 (2024): Publicação Contínua 2024; 28-372358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/818/838https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Sílvia da CostaPinto, Vanda Maria PereiraSeara, Maria de Lurdes Pereira dos SantosGomes, Luísa Margarida Real MesquitaClemente, Fernando André MorenoSantos, Maria Júlia EnvagelistaMoura, Cristina Maria Medeiros Guedes Ferreira de2024-01-22T11:26:05Zoai:ojs2.recien.com.br:article/818Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2024-01-22T11:26:05Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico
title Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico
spellingShingle Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico
Fernandes, Sílvia da Costa
Tomada de Decisão
Estudantes de Enfermagem
Ensino
Estágio Clínico
title_short Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico
title_full Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico
title_fullStr Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico
title_full_unstemmed Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico
title_sort Estratégias supervisivas dos estudant es de enfermagem em ensino clínico
author Fernandes, Sílvia da Costa
author_facet Fernandes, Sílvia da Costa
Pinto, Vanda Maria Pereira
Seara, Maria de Lurdes Pereira dos Santos
Gomes, Luísa Margarida Real Mesquita
Clemente, Fernando André Moreno
Santos, Maria Júlia Envagelista
Moura, Cristina Maria Medeiros Guedes Ferreira de
author_role author
author2 Pinto, Vanda Maria Pereira
Seara, Maria de Lurdes Pereira dos Santos
Gomes, Luísa Margarida Real Mesquita
Clemente, Fernando André Moreno
Santos, Maria Júlia Envagelista
Moura, Cristina Maria Medeiros Guedes Ferreira de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sílvia da Costa
Pinto, Vanda Maria Pereira
Seara, Maria de Lurdes Pereira dos Santos
Gomes, Luísa Margarida Real Mesquita
Clemente, Fernando André Moreno
Santos, Maria Júlia Envagelista
Moura, Cristina Maria Medeiros Guedes Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Tomada de Decisão
Estudantes de Enfermagem
Ensino
Estágio Clínico
topic Tomada de Decisão
Estudantes de Enfermagem
Ensino
Estágio Clínico
description Identificar as estratégias supervisivas influenciadoras na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem em ensino clínico. O estudo foi realizado segundo o protocolo de scooping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Os critérios de inclusão foram definidos pela mnemónica “PCC”, (população, conceito, contexto), segundo as recomendações do JBI para as revisões scoping review. Foram considerados estudos primários quantitativos e/ou qualitativos escritos em inglês, espanhol e português, publicados nos 5 anos anteriores ao presente estudo. As estratégias supervisivas como a simulação, análise de casos, elaboração de jornais de aprendizagem, sessões de supervisão com reflexão e discussão da prática, discussão de casos clínicos e workshops, contribuíram para uma tomada de decisão assertiva pelos estudantes de enfermagem. Identificaram-se as estratégias supervisivas que facilitam a tomada de decisão dos estudantes de enfermagem. Descritores: Tomada de Decisão, Estudantes de Enfermagem, Ensino, Estágio Clínico.   Supervisory strategies for nursing students in clinical education Abstract: To identify the supervisory strategies that influence the decision-making of nursing students in clinical teaching. The study was carried out according to the scooping review protocol based on the principles recommended by the Joanna Briggs Institute. The inclusion criteria were defined by the mnemonic "PCC" (population, concept, context), according to the JBI recommendations for scoping reviews. Primary quantitative and/or qualitative studies written in English, Spanish and Portuguese and published in the 5 years prior to the present study were considered. Supervisory strategies such as simulation, case analysis, preparation of learning journals, supervision sessions with reflection and discussion of practice, discussion of clinical cases and workshops, contributed to assertive decision-making by nursing students. The supervisory strategies that facilitate decision-making by nursing students were identified. Descriptors: Decision-Making, Nursing Students, Teaching, Clinical Internship.   Estrategias de supervisión para estudiantes de enfermería en educación clínica Resumen: Identificar las estrategias de supervisión que influyen en la toma de decisiones de los estudiantes de enfermería en la enseñanza clínica. El estudio se llevó a cabo según el protocolo de revisión por muestreo basado en los principios recomendados por el Instituto Joanna Briggs. Los criterios de inclusión se definieron mediante la nemotecnia "PCC" (población, concepto, contexto), de acuerdo con las recomendaciones del JBI para las revisiones de alcance. Se consideraron estudios primarios cuantitativos y/o cualitativos escritos en inglés, español y portugués y publicados en los 5 años anteriores al presente estudio. Las estrategias de supervisión como la simulación, el análisis de casos, la elaboración de diarios de aprendizaje, las sesiones de supervisión con reflexión y discusión de la práctica, la discusión de casos clínicos y los talleres contribuyeron a la toma de decisiones asertivas por parte de los estudiantes de enfermería. Se identificaron estrategias de supervisión que facilitan la toma de decisiones por parte de los estudiantes de enfermería. Descriptores: Toma de Decisiones, Estudiantes de Enfermería, Enseñanza, Prácticas Clínicas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/818
10.24276/rrecien2024.14.42.2837
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/818
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2024.14.42.2837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/818/838
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 14 n. 42 (2024): Publicação Contínua 2024; 28-37
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812205690093568