Instrumento de ensino sistematizado para assistência de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spigolon, Dandara Novakowski
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maran, Edilaine, Teston, Elen Ferraz, Ribeiro, Denise das Neves, Costa, Maria Antônia Ramos, Pereira, Ana Carolina Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/665
Resumo: Realizar a construção e validação de conteúdo de um instrumento de ensino sistematizado para a assistência de enfermagem. Estudo metodológico e descritivo, realizado com docentes do curso de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Utilizou-se um questionário semiestruturado elaborado no Google Forms pelos pesquisadores. A análise quantitativa foi realizada por meio do cálculo da porcentagem de concordância interobservador e estatística descritiva, já a qualitativa se deu por meio de referenciais teóricos. O instrumento foi construído pelos pesquisadores e validado por juízes. Participaram 11 (68,75%) juízes na validação e todas as respostas obtiveram porcentagem de concordância interobservador superior a 90%. As sugestões dos juízes foram analisadas e inseridas, com vistas à utilização em todos os pontos da rede de atenção a saúde. O instrumento foi construído com validação de conteúdo e necessita de raciocínio crítico e reflexivo para a sua aplicabilidade durante as aulas práticas. Descritores: Cuidados de Enfermagem, Hospitais de Ensino, Processos de Enfermagem, Estudos de Validação.   Systematized teaching instrument for nursing care Abstract: Perform the construction and content validation of a systematic teaching instrument for nursing care. Methodological and descriptive study, carried out with professors of the nursing course of a Public Higher Education Institution. A semi-structured questionnaire prepared on Google Forms was used. The quantitative analysis was performed by calculating the percentage of interobserver agreement and descriptive statistics, while the qualitative analysis was done through theoretical references. The instrument was built by the researchers and validated by judges. Eleven (68.75%) judges participated in the validation and all answers obtained an interobserver agreement percentage greater than 90%. The judges' suggestions were analyzed and inserted, with a view to their use in all points of the health care network. The instrument was built with content validation and requires critical and reflective reasoning for its applicability during practical classes. Descriptors: Nursing Care, Hospitals Teaching, Nursing Process, Validation Studies.   Instrumento de enseñanza sistemática para la asistencia de enfermería Resumen: Realizar la construcción y validación de contenido de un instrumento didáctico sistemático para el cuidado de enfermería. Estudio metodológico y descriptivo, realizado con profesores de la carrera de enfermería de una Institución Pública de Educación Superior. Se utilizó un cuestionario semiestructurado elaborado en Google Forms. El análisis cuantitativo se realizó mediante el cálculo del porcentaje de concordancia interobservador y estadística descriptiva, mientras que el análisis cualitativo se realizó mediante referencias teóricas. El instrumento fue construido por los investigadores y validado por jueces. Once (68,75%) jueces participaron en la validación y todas las respuestas obtuvieron un porcentaje de acuerdo interobservador superior al 90%. Las sugerencias de los jueces fueron analizadas e insertadas, con miras a su uso en todos los puntos de la red asistencial. El instrumento fue construido con validación de contenido y requiere un razonamiento crítico y reflexivo para su aplicabilidad durante las clases prácticas. Descriptores: Atención de Enfermería, Hospitales de Enseñanza, Proceso de Enfermería, Estudios de Validación.
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