Validação de cartilha educativa para familiares de pacientes em UTI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Caroline Alves da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moura, Sandra Regina Silva de, Lima, Elisson Bezerra de, Oliveira, Michele Alves de, Costa, Felipe Jhonanta Ferreira da, Silva, Heloise Agnes Gomes Batista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/809
Resumo: Criar e validar uma cartilha educativa com orientações para auxiliar os familiares antes das visitas realizadas na UTI de um hospital escola. Estudo qualitativo com abordagem análise de conteúdo, realizado com profissionais de UTI.  Para validação foi utilizado o método Delphi, utilizando especialistas da área. Para avaliação das respostas foi utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Foi utilizado ainda o Índice de Validade do Conteúdo. Observa-se entre os especialistas grau de concordância total acima de 70% e apenas 3% de discordância, o que reforça que a cartilha ajudará no processo de comunicação e relação da equipe, familiares e pacientes, achado corroborado pelo IVC global da Cartilha que foi de 0,96. A cartilha se apresenta como uma metodologia de fácil aplicação e baixo custo, possibilitando uma melhor comunicação entre os familiares e profissionais da UTI. Descritores: Educação em Saúde, Humanização da Assistência, Unidades de Terapia Intensiva.   Validation of an educational booklet for family members of ICU patients Abstract: To create and validate an educational booklet with guidelines to help family members before visits to the ICU of a teaching hospital. Qualitative study with a content analysis approach, carried out with ICU professionals. For validation, the Delphi method was used, using specialists in the area. To evaluate the responses, the Collective Subject Discourse (DCS) method was used. The Content Validity Index was also used. A degree of total agreement above 70% and only 3% of disagreement was observed among specialists, which reinforces that the booklet will help in the process of communication and relationship between the team, family members and patients, a finding corroborated by the global CVI of the Booklet which was 0.96. The booklet presents itself as an easy-to-apply and low-cost methodology, enabling better communication between family members and ICU professionals. Descriptors: Health Education, Humanization of Care, Intensive Care Units.   Validación de una cartilla educativa para familiares de pacientes de UCI Resumen: Crear y validar una cartilla educativa con lineamientos para ayudar a los familiares antes de las visitas a la UTI de un hospital escuela. Estudio cualitativo con enfoque de análisis de contenido, realizado con profesionales de UCI. Para la validación se utilizó el método Delphi, utilizando especialistas en el área. Para evaluar las respuestas se utilizó el método del Discurso del Sujeto Colectivo (DCS). También se utilizó el Índice de Validez de Contenido. Se observó un grado de acuerdo total superior al 70% y solo un 3% de desacuerdo entre los especialistas, lo que refuerza que la cartilla ayudará en el proceso de comunicación y relación entre el equipo, familiares y pacientes, hallazgo corroborado por el global CVI del cuadernillo que fue de 0,96. La cartilla se presenta como una metodología de fácil aplicación y bajo costo, posibilitando una mejor comunicación entre los familiares y los profesionales de la UTI. Descriptores: Educación en Salud, Humanización de la Asistencia, Unidades de Cuidados Intensivos.
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