Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/341 |
Resumo: | Relatar a vivência docente e discente e suas percepções sobre o ensino remoto na enfermagem frente à pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato de experiência a respeito do ensino remoto emergencial, experienciado por discentes e docentes do curso superior de enfermagem em meio a pandemia pela COVID-19. A forma de adesão das aulas remotas deu-se mediante a plataformas digitais de acesso on-line com a criação de ambientes de sala de aula por chamadas de vídeo em tempo real. A modalidade de ensino remoto trouxe consigo aspectos positivos bem como desafios importantes acerca do processo de aprendizagem em enfermagem. A experiência com o ensino remoto em meio a pandemia do COVID-19 tem demonstrado inúmeros desafios para formação do enfermeiro, porém é considerada uma alternativa temporária de caráter emergencial eficaz para minimização de danos sociais e educacionais no período crítico atual. |
id |
IE-1_6b08713f80c9e8c8349cfedd9a40c012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/341 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da COVID-19Educação em EnfermagemEnfermagemEnsinoPandemiasRelatar a vivência docente e discente e suas percepções sobre o ensino remoto na enfermagem frente à pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato de experiência a respeito do ensino remoto emergencial, experienciado por discentes e docentes do curso superior de enfermagem em meio a pandemia pela COVID-19. A forma de adesão das aulas remotas deu-se mediante a plataformas digitais de acesso on-line com a criação de ambientes de sala de aula por chamadas de vídeo em tempo real. A modalidade de ensino remoto trouxe consigo aspectos positivos bem como desafios importantes acerca do processo de aprendizagem em enfermagem. A experiência com o ensino remoto em meio a pandemia do COVID-19 tem demonstrado inúmeros desafios para formação do enfermeiro, porém é considerada uma alternativa temporária de caráter emergencial eficaz para minimização de danos sociais e educacionais no período crítico atual.Instituto ENFservic2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/34110.24276/rrecien2020.10.32.358-366Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 32 (2020); 358-3662358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/341/345Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Nóbrega, Igor de Batista Ferreira Filho, José AderivaldoCabral da Cunha, Maria Luísa Gomes Medeiros, Tamires Paula Amado Monteiro Leal, Cláudia Quézia Clemente dos Santos, Renata Castro Marcolino, Emanuella de 2022-02-23T01:58:07Zoai:ojs2.recien.com.br:article/341Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-23T01:58:07Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da COVID-19 |
title |
Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da COVID-19 |
spellingShingle |
Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da COVID-19 Sousa Nóbrega, Igor de Educação em Enfermagem Enfermagem Ensino Pandemias |
title_short |
Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da COVID-19 |
title_full |
Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da COVID-19 |
title_fullStr |
Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da COVID-19 |
title_sort |
Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da COVID-19 |
author |
Sousa Nóbrega, Igor de |
author_facet |
Sousa Nóbrega, Igor de Batista Ferreira Filho, José Aderivaldo Cabral da Cunha, Maria Luísa Gomes Medeiros, Tamires Paula Amado Monteiro Leal, Cláudia Quézia Clemente dos Santos, Renata Castro Marcolino, Emanuella de |
author_role |
author |
author2 |
Batista Ferreira Filho, José Aderivaldo Cabral da Cunha, Maria Luísa Gomes Medeiros, Tamires Paula Amado Monteiro Leal, Cláudia Quézia Clemente dos Santos, Renata Castro Marcolino, Emanuella de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Nóbrega, Igor de Batista Ferreira Filho, José Aderivaldo Cabral da Cunha, Maria Luísa Gomes Medeiros, Tamires Paula Amado Monteiro Leal, Cláudia Quézia Clemente dos Santos, Renata Castro Marcolino, Emanuella de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Enfermagem Ensino Pandemias |
topic |
Educação em Enfermagem Enfermagem Ensino Pandemias |
description |
Relatar a vivência docente e discente e suas percepções sobre o ensino remoto na enfermagem frente à pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato de experiência a respeito do ensino remoto emergencial, experienciado por discentes e docentes do curso superior de enfermagem em meio a pandemia pela COVID-19. A forma de adesão das aulas remotas deu-se mediante a plataformas digitais de acesso on-line com a criação de ambientes de sala de aula por chamadas de vídeo em tempo real. A modalidade de ensino remoto trouxe consigo aspectos positivos bem como desafios importantes acerca do processo de aprendizagem em enfermagem. A experiência com o ensino remoto em meio a pandemia do COVID-19 tem demonstrado inúmeros desafios para formação do enfermeiro, porém é considerada uma alternativa temporária de caráter emergencial eficaz para minimização de danos sociais e educacionais no período crítico atual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/341 10.24276/rrecien2020.10.32.358-366 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/341 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2020.10.32.358-366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/341/345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 32 (2020); 358-366 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1811812203359109120 |