Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arreguy-Sena, Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva Dutra, Herica, Deleon de Melo, Laércio, Ferreira Pinto, Paulo, Carnevale de Souza, Luciene, Spindola, Thelma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/260
Resumo: Analisar a influência de diferentes músicas sobre o processo ensino-aprendizagem das compressões torácicas para discentes de enfermagem. Ensaio clínico duplo cego realizado durante aulas práticas de compressões torácicas durante simulação em laboratório. Participaram 43 discentes de graduação matriculados na disciplina de Saúde do Adulto com idade ≥18 anos. Foram coletados caracterização e registro das frequências de compressões/min nas três fases para os quatro grupos. Adotou-se p-valor ≤0,05. Não houve diferença estatisticamente significante entre as médias de compressões dos grupos - etapas pré-teste (p=0,111) e pós-teste (p=0,213) segundo o teste Kruskal Wallis. Os resultados comparados dessas etapas demonstraram diferença estatisticamente significante pelos testes Qui-quadrado (p=0,018) e t pareado (p=0,015) entre aqueles que realizaram (100-120comp./min.). Os diferentes conteúdos musicais propostos podem ser viabilizados como estratégia de apoio acessível ao docente no processo de ensino-aprendizagem da técnica de compressões torácicas nas manobras de ressuscitação para discentes em enfermagem.
id IE-1_7df7fe44bebe6d7c91a7a2bef9e3385c
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/260
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicasEnfermagemEducaçãoMassagem CardíacaAnalisar a influência de diferentes músicas sobre o processo ensino-aprendizagem das compressões torácicas para discentes de enfermagem. Ensaio clínico duplo cego realizado durante aulas práticas de compressões torácicas durante simulação em laboratório. Participaram 43 discentes de graduação matriculados na disciplina de Saúde do Adulto com idade ≥18 anos. Foram coletados caracterização e registro das frequências de compressões/min nas três fases para os quatro grupos. Adotou-se p-valor ≤0,05. Não houve diferença estatisticamente significante entre as médias de compressões dos grupos - etapas pré-teste (p=0,111) e pós-teste (p=0,213) segundo o teste Kruskal Wallis. Os resultados comparados dessas etapas demonstraram diferença estatisticamente significante pelos testes Qui-quadrado (p=0,018) e t pareado (p=0,015) entre aqueles que realizaram (100-120comp./min.). Os diferentes conteúdos musicais propostos podem ser viabilizados como estratégia de apoio acessível ao docente no processo de ensino-aprendizagem da técnica de compressões torácicas nas manobras de ressuscitação para discentes em enfermagem. Instituto ENFservic2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/26010.24276/rrecien2020.10.30.12-23Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 30 (2020); 12-232358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/260/264Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessArreguy-Sena, Cristina Silva Dutra, Herica Deleon de Melo, Laércio Ferreira Pinto, PauloCarnevale de Souza, Luciene Spindola, Thelma 2022-02-22T01:52:53Zoai:ojs2.recien.com.br:article/260Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-22T01:52:53Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas
title Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas
spellingShingle Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas
Arreguy-Sena, Cristina
Enfermagem
Educação
Massagem Cardíaca
title_short Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas
title_full Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas
title_fullStr Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas
title_full_unstemmed Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas
title_sort Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas
author Arreguy-Sena, Cristina
author_facet Arreguy-Sena, Cristina
Silva Dutra, Herica
Deleon de Melo, Laércio
Ferreira Pinto, Paulo
Carnevale de Souza, Luciene
Spindola, Thelma
author_role author
author2 Silva Dutra, Herica
Deleon de Melo, Laércio
Ferreira Pinto, Paulo
Carnevale de Souza, Luciene
Spindola, Thelma
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arreguy-Sena, Cristina
Silva Dutra, Herica
Deleon de Melo, Laércio
Ferreira Pinto, Paulo
Carnevale de Souza, Luciene
Spindola, Thelma
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação
Massagem Cardíaca
topic Enfermagem
Educação
Massagem Cardíaca
description Analisar a influência de diferentes músicas sobre o processo ensino-aprendizagem das compressões torácicas para discentes de enfermagem. Ensaio clínico duplo cego realizado durante aulas práticas de compressões torácicas durante simulação em laboratório. Participaram 43 discentes de graduação matriculados na disciplina de Saúde do Adulto com idade ≥18 anos. Foram coletados caracterização e registro das frequências de compressões/min nas três fases para os quatro grupos. Adotou-se p-valor ≤0,05. Não houve diferença estatisticamente significante entre as médias de compressões dos grupos - etapas pré-teste (p=0,111) e pós-teste (p=0,213) segundo o teste Kruskal Wallis. Os resultados comparados dessas etapas demonstraram diferença estatisticamente significante pelos testes Qui-quadrado (p=0,018) e t pareado (p=0,015) entre aqueles que realizaram (100-120comp./min.). Os diferentes conteúdos musicais propostos podem ser viabilizados como estratégia de apoio acessível ao docente no processo de ensino-aprendizagem da técnica de compressões torácicas nas manobras de ressuscitação para discentes em enfermagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/260
10.24276/rrecien2020.10.30.12-23
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/260
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2020.10.30.12-23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/260/264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 30 (2020); 12-23
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812202984767488