Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/260 |
Resumo: | Analisar a influência de diferentes músicas sobre o processo ensino-aprendizagem das compressões torácicas para discentes de enfermagem. Ensaio clínico duplo cego realizado durante aulas práticas de compressões torácicas durante simulação em laboratório. Participaram 43 discentes de graduação matriculados na disciplina de Saúde do Adulto com idade ≥18 anos. Foram coletados caracterização e registro das frequências de compressões/min nas três fases para os quatro grupos. Adotou-se p-valor ≤0,05. Não houve diferença estatisticamente significante entre as médias de compressões dos grupos - etapas pré-teste (p=0,111) e pós-teste (p=0,213) segundo o teste Kruskal Wallis. Os resultados comparados dessas etapas demonstraram diferença estatisticamente significante pelos testes Qui-quadrado (p=0,018) e t pareado (p=0,015) entre aqueles que realizaram (100-120comp./min.). Os diferentes conteúdos musicais propostos podem ser viabilizados como estratégia de apoio acessível ao docente no processo de ensino-aprendizagem da técnica de compressões torácicas nas manobras de ressuscitação para discentes em enfermagem. |
id |
IE-1_7df7fe44bebe6d7c91a7a2bef9e3385c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/260 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicasEnfermagemEducaçãoMassagem CardíacaAnalisar a influência de diferentes músicas sobre o processo ensino-aprendizagem das compressões torácicas para discentes de enfermagem. Ensaio clínico duplo cego realizado durante aulas práticas de compressões torácicas durante simulação em laboratório. Participaram 43 discentes de graduação matriculados na disciplina de Saúde do Adulto com idade ≥18 anos. Foram coletados caracterização e registro das frequências de compressões/min nas três fases para os quatro grupos. Adotou-se p-valor ≤0,05. Não houve diferença estatisticamente significante entre as médias de compressões dos grupos - etapas pré-teste (p=0,111) e pós-teste (p=0,213) segundo o teste Kruskal Wallis. Os resultados comparados dessas etapas demonstraram diferença estatisticamente significante pelos testes Qui-quadrado (p=0,018) e t pareado (p=0,015) entre aqueles que realizaram (100-120comp./min.). Os diferentes conteúdos musicais propostos podem ser viabilizados como estratégia de apoio acessível ao docente no processo de ensino-aprendizagem da técnica de compressões torácicas nas manobras de ressuscitação para discentes em enfermagem. Instituto ENFservic2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/26010.24276/rrecien2020.10.30.12-23Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 30 (2020); 12-232358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/260/264Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessArreguy-Sena, Cristina Silva Dutra, Herica Deleon de Melo, Laércio Ferreira Pinto, PauloCarnevale de Souza, Luciene Spindola, Thelma 2022-02-22T01:52:53Zoai:ojs2.recien.com.br:article/260Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-22T01:52:53Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas |
title |
Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas |
spellingShingle |
Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas Arreguy-Sena, Cristina Enfermagem Educação Massagem Cardíaca |
title_short |
Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas |
title_full |
Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas |
title_fullStr |
Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas |
title_full_unstemmed |
Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas |
title_sort |
Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas |
author |
Arreguy-Sena, Cristina |
author_facet |
Arreguy-Sena, Cristina Silva Dutra, Herica Deleon de Melo, Laércio Ferreira Pinto, Paulo Carnevale de Souza, Luciene Spindola, Thelma |
author_role |
author |
author2 |
Silva Dutra, Herica Deleon de Melo, Laércio Ferreira Pinto, Paulo Carnevale de Souza, Luciene Spindola, Thelma |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arreguy-Sena, Cristina Silva Dutra, Herica Deleon de Melo, Laércio Ferreira Pinto, Paulo Carnevale de Souza, Luciene Spindola, Thelma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação Massagem Cardíaca |
topic |
Enfermagem Educação Massagem Cardíaca |
description |
Analisar a influência de diferentes músicas sobre o processo ensino-aprendizagem das compressões torácicas para discentes de enfermagem. Ensaio clínico duplo cego realizado durante aulas práticas de compressões torácicas durante simulação em laboratório. Participaram 43 discentes de graduação matriculados na disciplina de Saúde do Adulto com idade ≥18 anos. Foram coletados caracterização e registro das frequências de compressões/min nas três fases para os quatro grupos. Adotou-se p-valor ≤0,05. Não houve diferença estatisticamente significante entre as médias de compressões dos grupos - etapas pré-teste (p=0,111) e pós-teste (p=0,213) segundo o teste Kruskal Wallis. Os resultados comparados dessas etapas demonstraram diferença estatisticamente significante pelos testes Qui-quadrado (p=0,018) e t pareado (p=0,015) entre aqueles que realizaram (100-120comp./min.). Os diferentes conteúdos musicais propostos podem ser viabilizados como estratégia de apoio acessível ao docente no processo de ensino-aprendizagem da técnica de compressões torácicas nas manobras de ressuscitação para discentes em enfermagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/260 10.24276/rrecien2020.10.30.12-23 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/260 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2020.10.30.12-23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/260/264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 30 (2020); 12-23 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1811812202984767488 |