Mindfulness e meditação para alívio do estresse: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Brenda Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade, Priscila Cristina da Silva Thiengo de, Ferreira, Janaína Mengal Gomes Fabri, Vieira, Rosana Fidelis Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
DOI: 10.24276/rrecien2023.13.41.768-779
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/793
Resumo: O mindfulness e a meditação tem sido apontado como ferramentas capazes de melhorar a capacidade de concentração dos seus praticantes, no entanto, sua aplicabilidade em ambientes universitários ainda é pouco estudada. Sendo assim, o estudo objetiva descrever o conteúdo abordado nas produções científicas sobre as práticas de mindfulness e meditação por graduandos. Revisão integrativa da literatura utilizando as seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências e Saúde (LILACS), National Library of Medicine (MEDLINE), Base de Dados de Enfermagem (BDENF - Enfermagem), Modelos de Saúde e Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas nas Américas (MOSAICO) e Index Psicologia – Periódicos técnico científicos. Foram localizados 11 artigos que atendiam aos critérios de inclusão, sendo 7 deles em inglês e 4 em português, e foi utilizado o sistema de classificação de evidências para construção de uma tabela. O uso das terapias integrativas mindfulness e meditação se revelaram opções acessíveis, práticas e eficientes no controle aos altos níveis de estresse vivenciados pelos estudantes universitários. Os estudos analisados trazem resultados promissores, em que o uso das práticas acarreta uma queda significativa do estresse percebido. Descritores: Mindfulness, Meditação, Estresse, Estudantes Universitários.
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