Perfil de usuários atendidos em um pronto atendimento de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Ivana Aparecida Mendes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tibães, Hanna Beatriz Bacelar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/644
Resumo: Descrever o perfil de usuários atendidos em um Pronto Atendimento. Trata-se de estudo quantitativo descritivo com dados secundários da Ficha de Atendimento Ambulatorial de pacientes obtidos no Programa Vivver Sistema Ltda, de junho a agosto de 2018, com 27.051 atendimentos. Foram coletadas variáveis sociodemográficas, classificação por bairro e classificação de risco, e realizada analisada descritiva no Software Microsoft Excel. Do total de atendimentos, 35% foram em julho, 55% dos usuários eram do sexo feminino, 24% tinham de 0 a 5 anos e 4,24% residiam na região onde encontra-se o serviço de saúde. A maioria dos usuários foi classificada como pouco urgente e 68% na clínica pediátrica. Existe a necessidade de adoção de ações e atividades educativas pelo Pronto Atendimento para orientar os usuários sobre o real papel desse serviço, contribuindo para o seu uso racional e melhorias na organização. Descritores: Acesso aos Serviços de Saúde, Atenção Primaria à Saúde, Serviços Médicos de Emergência, Uso de Serviços de Saúde.   Profile of users assisted in an emergency health care Abstract: Describe the profile of users served in an Emergency Room. This is a descriptive quantitative study with secondary data from the Outpatient Care Record of patients obtained from the Programa Vivver Sistema Ltda, from June to August 2018, with 27,051 consultations. Socio-demographic variables, classification by neighborhood and risk classification were collected, and descriptive analysis was performed using Microsoft Excel Software. Of the total number of visits, 35% were in July, 55% were female, 24% were from 0 to 5 years old and 4.24% lived in the region where the health service is located. Most users were classified as not very urgent, with 68% in the pediatric clinic. There is a need for the adoption of educational actions and activities by the Emergency Service to guide users about the real role of this service, contributing to its rational use and improvements in the organization. Descriptors: Health Services Accessibility, International Classification of Primary Care, Emergency Medical Services, Health Services.   Perfil de los usuarios atendidos en una emergencia de salud Resumen: Describir el perfil de los usuarios atendidos en una Sala de Emergencias. Se trata de un estudio cuantitativo descriptivo con datos secundarios del Registro de Atención Ambulatoria de pacientes obtenidos del Programa Vivver Sistema Ltda, de junio a agosto de 2018, con 27.051 consultas. Se recogieron variables sociodemográficas, clasificación por barrio y clasificación de riesgo, y se realizó un análisis descriptivo mediante el software Microsoft Excel. Del total de visitas, 35% fueron en julio, 55% mujeres, 24% de 0 a 5 años y 4.24% vivían en la región donde se ubica el servicio de salud. la mayoría de usuarios fueron clasificados como no muy urgente, con un 68% en la clínica pediátrica. Es necesaria la adopción de acciones y actividades educativas por parte del Servicio de Emergencias para orientar a los usuarios sobre el papel real de este servicio, contribuyendo a su uso racional y mejoras en la organización. Descriptores: Health Services Accessibility, Clasificación Internacional de la Atención Primaria, Servicios Médicos de Urgencia, Servicios de Salud.
id IE-1_8e8a8bc347307b39bb15c6accd30d3f8
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/644
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Perfil de usuários atendidos em um pronto atendimento de saúdeAcesso aos Serviços de SaúdeAtenção Primaria à SaúdeServiços Médicos de EmergênciaUso de Serviços de SaúdeDescrever o perfil de usuários atendidos em um Pronto Atendimento. Trata-se de estudo quantitativo descritivo com dados secundários da Ficha de Atendimento Ambulatorial de pacientes obtidos no Programa Vivver Sistema Ltda, de junho a agosto de 2018, com 27.051 atendimentos. Foram coletadas variáveis sociodemográficas, classificação por bairro e classificação de risco, e realizada analisada descritiva no Software Microsoft Excel. Do total de atendimentos, 35% foram em julho, 55% dos usuários eram do sexo feminino, 24% tinham de 0 a 5 anos e 4,24% residiam na região onde encontra-se o serviço de saúde. A maioria dos usuários foi classificada como pouco urgente e 68% na clínica pediátrica. Existe a necessidade de adoção de ações e atividades educativas pelo Pronto Atendimento para orientar os usuários sobre o real papel desse serviço, contribuindo para o seu uso racional e melhorias na organização. Descritores: Acesso aos Serviços de Saúde, Atenção Primaria à Saúde, Serviços Médicos de Emergência, Uso de Serviços de Saúde.   Profile of users assisted in an emergency health care Abstract: Describe the profile of users served in an Emergency Room. This is a descriptive quantitative study with secondary data from the Outpatient Care Record of patients obtained from the Programa Vivver Sistema Ltda, from June to August 2018, with 27,051 consultations. Socio-demographic variables, classification by neighborhood and risk classification were collected, and descriptive analysis was performed using Microsoft Excel Software. Of the total number of visits, 35% were in July, 55% were female, 24% were from 0 to 5 years old and 4.24% lived in the region where the health service is located. Most users were classified as not very urgent, with 68% in the pediatric clinic. There is a need for the adoption of educational actions and activities by the Emergency Service to guide users about the real role of this service, contributing to its rational use and improvements in the organization. Descriptors: Health Services Accessibility, International Classification of Primary Care, Emergency Medical Services, Health Services.   Perfil de los usuarios atendidos en una emergencia de salud Resumen: Describir el perfil de los usuarios atendidos en una Sala de Emergencias. Se trata de un estudio cuantitativo descriptivo con datos secundarios del Registro de Atención Ambulatoria de pacientes obtenidos del Programa Vivver Sistema Ltda, de junio a agosto de 2018, con 27.051 consultas. Se recogieron variables sociodemográficas, clasificación por barrio y clasificación de riesgo, y se realizó un análisis descriptivo mediante el software Microsoft Excel. Del total de visitas, 35% fueron en julio, 55% mujeres, 24% de 0 a 5 años y 4.24% vivían en la región donde se ubica el servicio de salud. la mayoría de usuarios fueron clasificados como no muy urgente, con un 68% en la clínica pediátrica. Es necesaria la adopción de acciones y actividades educativas por parte del Servicio de Emergencias para orientar a los usuarios sobre el papel real de este servicio, contribuyendo a su uso racional y mejoras en la organización. Descriptores: Health Services Accessibility, Clasificación Internacional de la Atención Primaria, Servicios Médicos de Urgencia, Servicios de Salud.Instituto ENFservic2022-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/64410.24276/rrecien2022.12.38.157-164Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 38 (2022); 157-1642358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/644/653Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessVeloso, Ivana Aparecida Mendes Tibães, Hanna Beatriz Bacelar 2022-07-13T13:45:44Zoai:ojs2.recien.com.br:article/644Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-07-13T13:45:44Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de usuários atendidos em um pronto atendimento de saúde
title Perfil de usuários atendidos em um pronto atendimento de saúde
spellingShingle Perfil de usuários atendidos em um pronto atendimento de saúde
Veloso, Ivana Aparecida Mendes
Acesso aos Serviços de Saúde
Atenção Primaria à Saúde
Serviços Médicos de Emergência
Uso de Serviços de Saúde
title_short Perfil de usuários atendidos em um pronto atendimento de saúde
title_full Perfil de usuários atendidos em um pronto atendimento de saúde
title_fullStr Perfil de usuários atendidos em um pronto atendimento de saúde
title_full_unstemmed Perfil de usuários atendidos em um pronto atendimento de saúde
title_sort Perfil de usuários atendidos em um pronto atendimento de saúde
author Veloso, Ivana Aparecida Mendes
author_facet Veloso, Ivana Aparecida Mendes
Tibães, Hanna Beatriz Bacelar
author_role author
author2 Tibães, Hanna Beatriz Bacelar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Ivana Aparecida Mendes
Tibães, Hanna Beatriz Bacelar
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso aos Serviços de Saúde
Atenção Primaria à Saúde
Serviços Médicos de Emergência
Uso de Serviços de Saúde
topic Acesso aos Serviços de Saúde
Atenção Primaria à Saúde
Serviços Médicos de Emergência
Uso de Serviços de Saúde
description Descrever o perfil de usuários atendidos em um Pronto Atendimento. Trata-se de estudo quantitativo descritivo com dados secundários da Ficha de Atendimento Ambulatorial de pacientes obtidos no Programa Vivver Sistema Ltda, de junho a agosto de 2018, com 27.051 atendimentos. Foram coletadas variáveis sociodemográficas, classificação por bairro e classificação de risco, e realizada analisada descritiva no Software Microsoft Excel. Do total de atendimentos, 35% foram em julho, 55% dos usuários eram do sexo feminino, 24% tinham de 0 a 5 anos e 4,24% residiam na região onde encontra-se o serviço de saúde. A maioria dos usuários foi classificada como pouco urgente e 68% na clínica pediátrica. Existe a necessidade de adoção de ações e atividades educativas pelo Pronto Atendimento para orientar os usuários sobre o real papel desse serviço, contribuindo para o seu uso racional e melhorias na organização. Descritores: Acesso aos Serviços de Saúde, Atenção Primaria à Saúde, Serviços Médicos de Emergência, Uso de Serviços de Saúde.   Profile of users assisted in an emergency health care Abstract: Describe the profile of users served in an Emergency Room. This is a descriptive quantitative study with secondary data from the Outpatient Care Record of patients obtained from the Programa Vivver Sistema Ltda, from June to August 2018, with 27,051 consultations. Socio-demographic variables, classification by neighborhood and risk classification were collected, and descriptive analysis was performed using Microsoft Excel Software. Of the total number of visits, 35% were in July, 55% were female, 24% were from 0 to 5 years old and 4.24% lived in the region where the health service is located. Most users were classified as not very urgent, with 68% in the pediatric clinic. There is a need for the adoption of educational actions and activities by the Emergency Service to guide users about the real role of this service, contributing to its rational use and improvements in the organization. Descriptors: Health Services Accessibility, International Classification of Primary Care, Emergency Medical Services, Health Services.   Perfil de los usuarios atendidos en una emergencia de salud Resumen: Describir el perfil de los usuarios atendidos en una Sala de Emergencias. Se trata de un estudio cuantitativo descriptivo con datos secundarios del Registro de Atención Ambulatoria de pacientes obtenidos del Programa Vivver Sistema Ltda, de junio a agosto de 2018, con 27.051 consultas. Se recogieron variables sociodemográficas, clasificación por barrio y clasificación de riesgo, y se realizó un análisis descriptivo mediante el software Microsoft Excel. Del total de visitas, 35% fueron en julio, 55% mujeres, 24% de 0 a 5 años y 4.24% vivían en la región donde se ubica el servicio de salud. la mayoría de usuarios fueron clasificados como no muy urgente, con un 68% en la clínica pediátrica. Es necesaria la adopción de acciones y actividades educativas por parte del Servicio de Emergencias para orientar a los usuarios sobre el papel real de este servicio, contribuyendo a su uso racional y mejoras en la organización. Descriptores: Health Services Accessibility, Clasificación Internacional de la Atención Primaria, Servicios Médicos de Urgencia, Servicios de Salud.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/644
10.24276/rrecien2022.12.38.157-164
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/644
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2022.12.38.157-164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/644/653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 38 (2022); 157-164
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812204762103808