Abordagem do relacionamento interpessoal nos currículos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrilho, Camila de Araújo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Magda Fabiana do Amaral Pereira, Silveira, Lia Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/736
Resumo: Objetivou-se investigar como o relacionamento interpessoal está sendo trabalhado nos currículos dos cursos de graduação em enfermagem. Pesquisa de caráter descritivo, documental e bibliográfico, na qual se buscou acessar os Projetos Políticos Pedagógicos e programas de disciplinas de universidades do estado do Ceará, Brasil. Coletaram-se os documentos das seis universidades com cursos de graduação em enfermagem, durante o primeiro semestre de 2019. A partir da leitura dos documentos, elaborou-se quadro com os principais critérios que nortearam a análise: disciplinas que abordam o tema e respectivas cargas-horárias; quantidade de conteúdos relacionados nas ementas; semestres a que pertencem; e principais referências bibliográficas utilizadas. A análise dos currículos motivou o entendimento de que a discussão do relacionamento interpessoal do enfermeiro se mostrou praticamente ausente ou de forma incipiente na análise dos currículos. Descritores:  Enfermagem, Relações Interpessoais, Currículo, Papel do Profissional de Enfermagem.   Approach to interpersonal relationships in nursing curricula Abstract: The objective was to investigate how interpersonal relationships are being worked on in the curricula of undergraduate nursing courses. Descriptive, documentary and bibliographic research, in which we sought to access the Pedagogical Political Projects and disciplines programs from universities in the state of Ceará, Brazil. Documents were collected from the six universities with undergraduate nursing courses, during the period of the first semester of 2019. From the reading of the documents, a table was elaborated with the main criteria that guided the analysis: disciplines that address the theme and respective workloads; number of related contents in the menus; semesters to which they belong; and main bibliographic references used. The analysis of the curricula motivated the understanding that the discussion of the nurse's interpersonal relationship proved to be practically absent or incipient in the analysis of the curricula. Descriptors: Nursing, Interpersonal Relations, Curriculum, Nurse's Role.   Abordaje de las relaciones interpersonales en los currículos de enfermería Resumen: El objetivo fue investigar cómo se trabaja en las relaciones interpersonales en los planes de estudio de los cursos de pregrado en enfermería. Investigación descriptiva, documental y bibliográfica, en la que se buscó acceder a los Proyectos Político Pedagógicos y programas de disciplinas de universidades del estado de Ceará, Brasil. Se recolectaron documentos de las seis universidades con cursos de pregrado en enfermería, durante el primer semestre de 2019. A partir de la lectura de los documentos, se elaboró tabla con principales criterios que guiaron el análisis: disciplinas que abordan la temática y respectivas cargas de trabajo; número de contenidos relacionados en los menús; semestres a los que pertenecen; y principales referencias bibliográficas utilizadas. El análisis de los currículos motivó el entendimiento de que la discusión de la relación interpersonal del enfermero resultó prácticamente ausente o incipiente en el análisis de los currículos. Descriptores: Enfermería, Relaciones Interpersonales, Curriculum, Rol de la Enfermera.
id IE-1_96b8f5e5deb1e59ffb99f28dedb07020
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/736
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Abordagem do relacionamento interpessoal nos currículos de enfermagemEnfermagemRelações InterpessoaisCurrículoPapel do Profissional de EnfermagemObjetivou-se investigar como o relacionamento interpessoal está sendo trabalhado nos currículos dos cursos de graduação em enfermagem. Pesquisa de caráter descritivo, documental e bibliográfico, na qual se buscou acessar os Projetos Políticos Pedagógicos e programas de disciplinas de universidades do estado do Ceará, Brasil. Coletaram-se os documentos das seis universidades com cursos de graduação em enfermagem, durante o primeiro semestre de 2019. A partir da leitura dos documentos, elaborou-se quadro com os principais critérios que nortearam a análise: disciplinas que abordam o tema e respectivas cargas-horárias; quantidade de conteúdos relacionados nas ementas; semestres a que pertencem; e principais referências bibliográficas utilizadas. A análise dos currículos motivou o entendimento de que a discussão do relacionamento interpessoal do enfermeiro se mostrou praticamente ausente ou de forma incipiente na análise dos currículos. Descritores:  Enfermagem, Relações Interpessoais, Currículo, Papel do Profissional de Enfermagem.   Approach to interpersonal relationships in nursing curricula Abstract: The objective was to investigate how interpersonal relationships are being worked on in the curricula of undergraduate nursing courses. Descriptive, documentary and bibliographic research, in which we sought to access the Pedagogical Political Projects and disciplines programs from universities in the state of Ceará, Brazil. Documents were collected from the six universities with undergraduate nursing courses, during the period of the first semester of 2019. From the reading of the documents, a table was elaborated with the main criteria that guided the analysis: disciplines that address the theme and respective workloads; number of related contents in the menus; semesters to which they belong; and main bibliographic references used. The analysis of the curricula motivated the understanding that the discussion of the nurse's interpersonal relationship proved to be practically absent or incipient in the analysis of the curricula. Descriptors: Nursing, Interpersonal Relations, Curriculum, Nurse's Role.   Abordaje de las relaciones interpersonales en los currículos de enfermería Resumen: El objetivo fue investigar cómo se trabaja en las relaciones interpersonales en los planes de estudio de los cursos de pregrado en enfermería. Investigación descriptiva, documental y bibliográfica, en la que se buscó acceder a los Proyectos Político Pedagógicos y programas de disciplinas de universidades del estado de Ceará, Brasil. Se recolectaron documentos de las seis universidades con cursos de pregrado en enfermería, durante el primer semestre de 2019. A partir de la lectura de los documentos, se elaboró tabla con principales criterios que guiaron el análisis: disciplinas que abordan la temática y respectivas cargas de trabajo; número de contenidos relacionados en los menús; semestres a los que pertenecen; y principales referencias bibliográficas utilizadas. El análisis de los currículos motivó el entendimiento de que la discusión de la relación interpersonal del enfermero resultó prácticamente ausente o incipiente en el análisis de los currículos. Descriptores: Enfermería, Relaciones Interpersonales, Curriculum, Rol de la Enfermera.Instituto ENFservic2023-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/73610.24276/rrecien2023.13.41.261-269Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 13 n. 41 (2023); 261-2692358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/736/762Copyright (c) 2023 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarrilho, Camila de AraújoLima, Magda Fabiana do Amaral Pereira Silveira, Lia Carneiro 2023-12-28T22:57:46Zoai:ojs2.recien.com.br:article/736Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2023-12-28T22:57:46Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem do relacionamento interpessoal nos currículos de enfermagem
title Abordagem do relacionamento interpessoal nos currículos de enfermagem
spellingShingle Abordagem do relacionamento interpessoal nos currículos de enfermagem
Carrilho, Camila de Araújo
Enfermagem
Relações Interpessoais
Currículo
Papel do Profissional de Enfermagem
title_short Abordagem do relacionamento interpessoal nos currículos de enfermagem
title_full Abordagem do relacionamento interpessoal nos currículos de enfermagem
title_fullStr Abordagem do relacionamento interpessoal nos currículos de enfermagem
title_full_unstemmed Abordagem do relacionamento interpessoal nos currículos de enfermagem
title_sort Abordagem do relacionamento interpessoal nos currículos de enfermagem
author Carrilho, Camila de Araújo
author_facet Carrilho, Camila de Araújo
Lima, Magda Fabiana do Amaral Pereira
Silveira, Lia Carneiro
author_role author
author2 Lima, Magda Fabiana do Amaral Pereira
Silveira, Lia Carneiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrilho, Camila de Araújo
Lima, Magda Fabiana do Amaral Pereira
Silveira, Lia Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Relações Interpessoais
Currículo
Papel do Profissional de Enfermagem
topic Enfermagem
Relações Interpessoais
Currículo
Papel do Profissional de Enfermagem
description Objetivou-se investigar como o relacionamento interpessoal está sendo trabalhado nos currículos dos cursos de graduação em enfermagem. Pesquisa de caráter descritivo, documental e bibliográfico, na qual se buscou acessar os Projetos Políticos Pedagógicos e programas de disciplinas de universidades do estado do Ceará, Brasil. Coletaram-se os documentos das seis universidades com cursos de graduação em enfermagem, durante o primeiro semestre de 2019. A partir da leitura dos documentos, elaborou-se quadro com os principais critérios que nortearam a análise: disciplinas que abordam o tema e respectivas cargas-horárias; quantidade de conteúdos relacionados nas ementas; semestres a que pertencem; e principais referências bibliográficas utilizadas. A análise dos currículos motivou o entendimento de que a discussão do relacionamento interpessoal do enfermeiro se mostrou praticamente ausente ou de forma incipiente na análise dos currículos. Descritores:  Enfermagem, Relações Interpessoais, Currículo, Papel do Profissional de Enfermagem.   Approach to interpersonal relationships in nursing curricula Abstract: The objective was to investigate how interpersonal relationships are being worked on in the curricula of undergraduate nursing courses. Descriptive, documentary and bibliographic research, in which we sought to access the Pedagogical Political Projects and disciplines programs from universities in the state of Ceará, Brazil. Documents were collected from the six universities with undergraduate nursing courses, during the period of the first semester of 2019. From the reading of the documents, a table was elaborated with the main criteria that guided the analysis: disciplines that address the theme and respective workloads; number of related contents in the menus; semesters to which they belong; and main bibliographic references used. The analysis of the curricula motivated the understanding that the discussion of the nurse's interpersonal relationship proved to be practically absent or incipient in the analysis of the curricula. Descriptors: Nursing, Interpersonal Relations, Curriculum, Nurse's Role.   Abordaje de las relaciones interpersonales en los currículos de enfermería Resumen: El objetivo fue investigar cómo se trabaja en las relaciones interpersonales en los planes de estudio de los cursos de pregrado en enfermería. Investigación descriptiva, documental y bibliográfica, en la que se buscó acceder a los Proyectos Político Pedagógicos y programas de disciplinas de universidades del estado de Ceará, Brasil. Se recolectaron documentos de las seis universidades con cursos de pregrado en enfermería, durante el primer semestre de 2019. A partir de la lectura de los documentos, se elaboró tabla con principales criterios que guiaron el análisis: disciplinas que abordan la temática y respectivas cargas de trabajo; número de contenidos relacionados en los menús; semestres a los que pertenecen; y principales referencias bibliográficas utilizadas. El análisis de los currículos motivó el entendimiento de que la discusión de la relación interpersonal del enfermero resultó prácticamente ausente o incipiente en el análisis de los currículos. Descriptores: Enfermería, Relaciones Interpersonales, Curriculum, Rol de la Enfermera.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/736
10.24276/rrecien2023.13.41.261-269
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/736
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2023.13.41.261-269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/736/762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 13 n. 41 (2023); 261-269
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812205351403520