Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
DOI: | 10.24276/rrecien2022.12.40.161-166 |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/622 |
Resumo: | O Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT) é regulamentado pela Portaria Normativa nº 16 do Ministério da Defesa, publicada em 12 de abril de 2018. O objetivo deste artigo é descrever a atuação do enfermeiro como instrutor de APHT. Método: relato de experiência a partir da elaboração de um Currículo Mínimo para abranger as atividades recomendadas pela referida portaria. Para a realização do curso presencial foi proposto como pré-requisito, que o aluno fosse aprovado no Curso de Nivelamento para o APHT, sendo utilizada a estratégia de educação à distância. Resultados: foram matriculados 47 alunos para a realização do curso APHT, predominantemente prático, com duração de dez dias. Conclusão: a atuação de enfermeiros nas estratégias de ensino contribuiu para fortalecer os processos didático-pedagógicos desenvolvidos durante o curso, ao tempo que ressaltaram aspectos relacionados à qualidade e segurança do cuidado em cenários táticos. Descritores: Assistência Pré-Hospitalar, Enfermagem Militar, Ensino, Emergências em Desastres. Participation of the military nurse as an instructor of tactical pre-hospital care Abstract: Tactical Pre-Hospital Care (APHT) is regulated by normative ordinance No. 16 of the Ministry of Defense, published on April 12, 2018. The purpose of this article is to describe the role of nurses as an APHT instructor. Method: Experience report based on the preparation of a Minimum Curriculum to cover the following activities recommended by Ordinance 16. For the completion of the on-site course, it was proposed as a prerequisite that the student be approved in the APHT Leveling Course and was distance education strategy used. Results: 47 students were enrolled to take the APHT course, predominantly practical, lasting ten days. Conclusion: It is evident that the role of the nursing professional contributed to better team interaction and requires specific knowledge, factors that contribute to quality and safety of care and expansion of the scope of action. Descriptors: Pre-Hospital Care, Nursing, Teaching, Disaster Emergencies. Participación del enfermero militar como instructor de atención táctica prehospitalaria Resumen: La Atención Pre-Hospitalaria Táctica (APHT) está regulada por la ordenanza normativa No. 16 del Ministerio de Defensa, publicada el 12 de abril de 2018. El propósito de este artículo es describir el rol del enfermero como instructor de APHT. Método: Informe de experiencia basado en la preparación de un Currículo Mínimo para cubrir las siguientes actividades recomendadas por la Ordenanza 16. Para la finalización del curso presencial, se propuso como prerrequisito que el estudiante sea aprobado en el Curso de Nivelación APHT y sea estrategia de educación a distancia utilizada. Resultados: 47 estudiantes se inscribieron para realizar el curso APHT, predominantemente práctico, con una duración de diez días. Conclusión: Es evidente que el rol del profesional de enfermería contribuyó a una mejor interacción en equipo y requiere de conocimientos específicos, factores que contribuyen a la calidad y seguridad de la atención y ampliación del campo de acción. Descriptores: Atención Prehospitalaria, Enfermería, Docencia, Emergencias por Desastres. |
id |
IE-1_b806c8c763aeb5476ce7ef10af7be2e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/622 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
spelling |
Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar táticoAssistência Pré-HospitalarEnfermagem MilitarEnsinoEmergências em DesastresO Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT) é regulamentado pela Portaria Normativa nº 16 do Ministério da Defesa, publicada em 12 de abril de 2018. O objetivo deste artigo é descrever a atuação do enfermeiro como instrutor de APHT. Método: relato de experiência a partir da elaboração de um Currículo Mínimo para abranger as atividades recomendadas pela referida portaria. Para a realização do curso presencial foi proposto como pré-requisito, que o aluno fosse aprovado no Curso de Nivelamento para o APHT, sendo utilizada a estratégia de educação à distância. Resultados: foram matriculados 47 alunos para a realização do curso APHT, predominantemente prático, com duração de dez dias. Conclusão: a atuação de enfermeiros nas estratégias de ensino contribuiu para fortalecer os processos didático-pedagógicos desenvolvidos durante o curso, ao tempo que ressaltaram aspectos relacionados à qualidade e segurança do cuidado em cenários táticos. Descritores: Assistência Pré-Hospitalar, Enfermagem Militar, Ensino, Emergências em Desastres. Participation of the military nurse as an instructor of tactical pre-hospital care Abstract: Tactical Pre-Hospital Care (APHT) is regulated by normative ordinance No. 16 of the Ministry of Defense, published on April 12, 2018. The purpose of this article is to describe the role of nurses as an APHT instructor. Method: Experience report based on the preparation of a Minimum Curriculum to cover the following activities recommended by Ordinance 16. For the completion of the on-site course, it was proposed as a prerequisite that the student be approved in the APHT Leveling Course and was distance education strategy used. Results: 47 students were enrolled to take the APHT course, predominantly practical, lasting ten days. Conclusion: It is evident that the role of the nursing professional contributed to better team interaction and requires specific knowledge, factors that contribute to quality and safety of care and expansion of the scope of action. Descriptors: Pre-Hospital Care, Nursing, Teaching, Disaster Emergencies. Participación del enfermero militar como instructor de atención táctica prehospitalaria Resumen: La Atención Pre-Hospitalaria Táctica (APHT) está regulada por la ordenanza normativa No. 16 del Ministerio de Defensa, publicada el 12 de abril de 2018. El propósito de este artículo es describir el rol del enfermero como instructor de APHT. Método: Informe de experiencia basado en la preparación de un Currículo Mínimo para cubrir las siguientes actividades recomendadas por la Ordenanza 16. Para la finalización del curso presencial, se propuso como prerrequisito que el estudiante sea aprobado en el Curso de Nivelación APHT y sea estrategia de educación a distancia utilizada. Resultados: 47 estudiantes se inscribieron para realizar el curso APHT, predominantemente práctico, con una duración de diez días. Conclusión: Es evidente que el rol del profesional de enfermería contribuyó a una mejor interacción en equipo y requiere de conocimientos específicos, factores que contribuyen a la calidad y seguridad de la atención y ampliación del campo de acción. Descriptores: Atención Prehospitalaria, Enfermería, Docencia, Emergencias por Desastres.Instituto ENFservic2022-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/62210.24276/rrecien2022.12.40.161-166Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 40 (2022); 161-1662358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/622/717Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessHaberland, Débora Fernanda Guilherme, Fábio José de Almeida Queiroga, Maria Mônica de Vasconcelos Oliveira, Alexandre Barbosa de 2022-12-22T10:44:16Zoai:ojs2.recien.com.br:article/622Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-12-22T10:44:16Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático |
title |
Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático |
spellingShingle |
Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático Haberland, Débora Fernanda Assistência Pré-Hospitalar Enfermagem Militar Ensino Emergências em Desastres Haberland, Débora Fernanda Assistência Pré-Hospitalar Enfermagem Militar Ensino Emergências em Desastres |
title_short |
Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático |
title_full |
Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático |
title_fullStr |
Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático |
title_full_unstemmed |
Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático |
title_sort |
Participação do enfermeiro militar como instrutor de atendimento pré-hospitalar tático |
author |
Haberland, Débora Fernanda |
author_facet |
Haberland, Débora Fernanda Haberland, Débora Fernanda Guilherme, Fábio José de Almeida Queiroga, Maria Mônica de Vasconcelos Oliveira, Alexandre Barbosa de Guilherme, Fábio José de Almeida Queiroga, Maria Mônica de Vasconcelos Oliveira, Alexandre Barbosa de |
author_role |
author |
author2 |
Guilherme, Fábio José de Almeida Queiroga, Maria Mônica de Vasconcelos Oliveira, Alexandre Barbosa de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haberland, Débora Fernanda Guilherme, Fábio José de Almeida Queiroga, Maria Mônica de Vasconcelos Oliveira, Alexandre Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência Pré-Hospitalar Enfermagem Militar Ensino Emergências em Desastres |
topic |
Assistência Pré-Hospitalar Enfermagem Militar Ensino Emergências em Desastres |
description |
O Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT) é regulamentado pela Portaria Normativa nº 16 do Ministério da Defesa, publicada em 12 de abril de 2018. O objetivo deste artigo é descrever a atuação do enfermeiro como instrutor de APHT. Método: relato de experiência a partir da elaboração de um Currículo Mínimo para abranger as atividades recomendadas pela referida portaria. Para a realização do curso presencial foi proposto como pré-requisito, que o aluno fosse aprovado no Curso de Nivelamento para o APHT, sendo utilizada a estratégia de educação à distância. Resultados: foram matriculados 47 alunos para a realização do curso APHT, predominantemente prático, com duração de dez dias. Conclusão: a atuação de enfermeiros nas estratégias de ensino contribuiu para fortalecer os processos didático-pedagógicos desenvolvidos durante o curso, ao tempo que ressaltaram aspectos relacionados à qualidade e segurança do cuidado em cenários táticos. Descritores: Assistência Pré-Hospitalar, Enfermagem Militar, Ensino, Emergências em Desastres. Participation of the military nurse as an instructor of tactical pre-hospital care Abstract: Tactical Pre-Hospital Care (APHT) is regulated by normative ordinance No. 16 of the Ministry of Defense, published on April 12, 2018. The purpose of this article is to describe the role of nurses as an APHT instructor. Method: Experience report based on the preparation of a Minimum Curriculum to cover the following activities recommended by Ordinance 16. For the completion of the on-site course, it was proposed as a prerequisite that the student be approved in the APHT Leveling Course and was distance education strategy used. Results: 47 students were enrolled to take the APHT course, predominantly practical, lasting ten days. Conclusion: It is evident that the role of the nursing professional contributed to better team interaction and requires specific knowledge, factors that contribute to quality and safety of care and expansion of the scope of action. Descriptors: Pre-Hospital Care, Nursing, Teaching, Disaster Emergencies. Participación del enfermero militar como instructor de atención táctica prehospitalaria Resumen: La Atención Pre-Hospitalaria Táctica (APHT) está regulada por la ordenanza normativa No. 16 del Ministerio de Defensa, publicada el 12 de abril de 2018. El propósito de este artículo es describir el rol del enfermero como instructor de APHT. Método: Informe de experiencia basado en la preparación de un Currículo Mínimo para cubrir las siguientes actividades recomendadas por la Ordenanza 16. Para la finalización del curso presencial, se propuso como prerrequisito que el estudiante sea aprobado en el Curso de Nivelación APHT y sea estrategia de educación a distancia utilizada. Resultados: 47 estudiantes se inscribieron para realizar el curso APHT, predominantemente práctico, con una duración de diez días. Conclusión: Es evidente que el rol del profesional de enfermería contribuyó a una mejor interacción en equipo y requiere de conocimientos específicos, factores que contribuyen a la calidad y seguridad de la atención y ampliación del campo de acción. Descriptores: Atención Prehospitalaria, Enfermería, Docencia, Emergencias por Desastres. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/622 10.24276/rrecien2022.12.40.161-166 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/622 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2022.12.40.161-166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/622/717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 40 (2022); 161-166 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1822183172805230592 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24276/rrecien2022.12.40.161-166 |