Não adesão ao tratamento de HIV/AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brambilla de Almeida, Douglas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santana Dantas, Priscila de, Santos Maia, Luiz Faustino dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/531
Resumo: O objetivo deste trabalho é apontar os principais fatores que estão relacionados ao processo de não adesão à terapia retroantiviral e mostrar a importância do enfermeiro no processo de adesão ao mesmo tratamento, para a inibição do vírus causador do HIV/AIDS e melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença HIV/AIDS. Trata-se de um estudo descritivo, baseado na revisão tradicional da literatura, realizado nas bases de dados LILACS, SCIELO e BDENF através dos descritores: não adesão ao tratamento de HIV, enfermagem na adesão à TARV e HIV em outubro de 2019. Foram selecionados no estudo os artigos disponibilizados em língua portuguesa e publicados entre os anos de 2010 a 2019 e alisados os principais fatores associados ao processo de não adesão à TARV e a importância da enfermagem no processo de adesão à TARV. É fundamental que a enfermagem exerça um papel indispensável no processo facilitador da adesão ao tratamento dos portadores de HIV/AIDS, escutando o paciente, identificando os principais fatores de interferência na adesão do paciente à TARV, garantindo uma melhor qualidade de vida e uma maior sobrevida aos portadores de HIV/AIDS.
id IE-1_c1adbba292c3acbd4219799ea5adc617
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/531
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Não adesão ao tratamento de HIV/AIDSNão Adesão ao TratamentoHIV/AIDSEnfermagemO objetivo deste trabalho é apontar os principais fatores que estão relacionados ao processo de não adesão à terapia retroantiviral e mostrar a importância do enfermeiro no processo de adesão ao mesmo tratamento, para a inibição do vírus causador do HIV/AIDS e melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença HIV/AIDS. Trata-se de um estudo descritivo, baseado na revisão tradicional da literatura, realizado nas bases de dados LILACS, SCIELO e BDENF através dos descritores: não adesão ao tratamento de HIV, enfermagem na adesão à TARV e HIV em outubro de 2019. Foram selecionados no estudo os artigos disponibilizados em língua portuguesa e publicados entre os anos de 2010 a 2019 e alisados os principais fatores associados ao processo de não adesão à TARV e a importância da enfermagem no processo de adesão à TARV. É fundamental que a enfermagem exerça um papel indispensável no processo facilitador da adesão ao tratamento dos portadores de HIV/AIDS, escutando o paciente, identificando os principais fatores de interferência na adesão do paciente à TARV, garantindo uma melhor qualidade de vida e uma maior sobrevida aos portadores de HIV/AIDS.Instituto ENFservic2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/53110.24276/rrecien2021.11.36.483-489Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 36 (2021); 483-4892358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/531/550Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess Brambilla de Almeida, Douglas Santana Dantas, Priscila deSantos Maia, Luiz Faustino dos 2022-02-27T03:38:56Zoai:ojs2.recien.com.br:article/531Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-27T03:38:56Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Não adesão ao tratamento de HIV/AIDS
title Não adesão ao tratamento de HIV/AIDS
spellingShingle Não adesão ao tratamento de HIV/AIDS
Brambilla de Almeida, Douglas
Não Adesão ao Tratamento
HIV/AIDS
Enfermagem
title_short Não adesão ao tratamento de HIV/AIDS
title_full Não adesão ao tratamento de HIV/AIDS
title_fullStr Não adesão ao tratamento de HIV/AIDS
title_full_unstemmed Não adesão ao tratamento de HIV/AIDS
title_sort Não adesão ao tratamento de HIV/AIDS
author Brambilla de Almeida, Douglas
author_facet Brambilla de Almeida, Douglas
Santana Dantas, Priscila de
Santos Maia, Luiz Faustino dos
author_role author
author2 Santana Dantas, Priscila de
Santos Maia, Luiz Faustino dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brambilla de Almeida, Douglas
Santana Dantas, Priscila de
Santos Maia, Luiz Faustino dos
dc.subject.por.fl_str_mv Não Adesão ao Tratamento
HIV/AIDS
Enfermagem
topic Não Adesão ao Tratamento
HIV/AIDS
Enfermagem
description O objetivo deste trabalho é apontar os principais fatores que estão relacionados ao processo de não adesão à terapia retroantiviral e mostrar a importância do enfermeiro no processo de adesão ao mesmo tratamento, para a inibição do vírus causador do HIV/AIDS e melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença HIV/AIDS. Trata-se de um estudo descritivo, baseado na revisão tradicional da literatura, realizado nas bases de dados LILACS, SCIELO e BDENF através dos descritores: não adesão ao tratamento de HIV, enfermagem na adesão à TARV e HIV em outubro de 2019. Foram selecionados no estudo os artigos disponibilizados em língua portuguesa e publicados entre os anos de 2010 a 2019 e alisados os principais fatores associados ao processo de não adesão à TARV e a importância da enfermagem no processo de adesão à TARV. É fundamental que a enfermagem exerça um papel indispensável no processo facilitador da adesão ao tratamento dos portadores de HIV/AIDS, escutando o paciente, identificando os principais fatores de interferência na adesão do paciente à TARV, garantindo uma melhor qualidade de vida e uma maior sobrevida aos portadores de HIV/AIDS.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/531
10.24276/rrecien2021.11.36.483-489
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/531
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2021.11.36.483-489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/531/550
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 36 (2021); 483-489
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812204184338432