A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/131 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo descrever a experiência vivenciada por estudantes que desenvolveram a Unidade de Prática Profissional na Área de Cuidado à Criança hospitalizada e que atenderam casos sugestivos de violência na infância. Como método optou-se pelo relato de experiência vivenciado por estudantes do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília/SP - FAMEMA, que cursaram a terceira série, a qual utiliza a problematização como método de ensino. O referido curso adota o currículo integrado e orientado por competência na abordagem dialógica, que favorece a articulação entre a prática e a teoria. Este estudo a partir de situações reais de aprendizagem possibilitou ao estudante refletir sobre a prática vivenciada e cuidar de forma ampliada no cenário real, por buscar fundamentar as ações de proteção à criança vítima de maus tratos, bem como compreender o contexto do qual estava inserida. |
id |
IE-1_cac2249bd495ece98912b96c0f0c5a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/131 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiênciaSaúde da CriançaViolência DomésticaEnfermagem PediátricaEste estudo teve como objetivo descrever a experiência vivenciada por estudantes que desenvolveram a Unidade de Prática Profissional na Área de Cuidado à Criança hospitalizada e que atenderam casos sugestivos de violência na infância. Como método optou-se pelo relato de experiência vivenciado por estudantes do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília/SP - FAMEMA, que cursaram a terceira série, a qual utiliza a problematização como método de ensino. O referido curso adota o currículo integrado e orientado por competência na abordagem dialógica, que favorece a articulação entre a prática e a teoria. Este estudo a partir de situações reais de aprendizagem possibilitou ao estudante refletir sobre a prática vivenciada e cuidar de forma ampliada no cenário real, por buscar fundamentar as ações de proteção à criança vítima de maus tratos, bem como compreender o contexto do qual estava inserida.Instituto ENFservic2017-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/13110.24276/rrecien2358-3088.2017.7.20.13-21Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 7 n. 20 (2017); 13-212358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/131/134Copyright (c) 2017 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessCerântola Siqueira, Fernanda Paula Siqueira Junior, Antonio Carlos Cruz Faccioli, Stela Rocha Camargo, Marília Ribeiro da Simões Pereira, Ana Carolina Silva, Ana Paula da Silveira Coelho, Carine Yukari Cheno, Maysa 2022-02-13T14:45:22Zoai:ojs2.recien.com.br:article/131Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-13T14:45:22Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência |
title |
A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência |
spellingShingle |
A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência Cerântola Siqueira, Fernanda Paula Saúde da Criança Violência Doméstica Enfermagem Pediátrica |
title_short |
A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência |
title_full |
A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência |
title_fullStr |
A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência |
title_sort |
A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência |
author |
Cerântola Siqueira, Fernanda Paula |
author_facet |
Cerântola Siqueira, Fernanda Paula Siqueira Junior, Antonio Carlos Cruz Faccioli, Stela Rocha Camargo, Marília Ribeiro da Simões Pereira, Ana Carolina Silva, Ana Paula da Silveira Coelho, Carine Yukari Cheno, Maysa |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira Junior, Antonio Carlos Cruz Faccioli, Stela Rocha Camargo, Marília Ribeiro da Simões Pereira, Ana Carolina Silva, Ana Paula da Silveira Coelho, Carine Yukari Cheno, Maysa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerântola Siqueira, Fernanda Paula Siqueira Junior, Antonio Carlos Cruz Faccioli, Stela Rocha Camargo, Marília Ribeiro da Simões Pereira, Ana Carolina Silva, Ana Paula da Silveira Coelho, Carine Yukari Cheno, Maysa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde da Criança Violência Doméstica Enfermagem Pediátrica |
topic |
Saúde da Criança Violência Doméstica Enfermagem Pediátrica |
description |
Este estudo teve como objetivo descrever a experiência vivenciada por estudantes que desenvolveram a Unidade de Prática Profissional na Área de Cuidado à Criança hospitalizada e que atenderam casos sugestivos de violência na infância. Como método optou-se pelo relato de experiência vivenciado por estudantes do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília/SP - FAMEMA, que cursaram a terceira série, a qual utiliza a problematização como método de ensino. O referido curso adota o currículo integrado e orientado por competência na abordagem dialógica, que favorece a articulação entre a prática e a teoria. Este estudo a partir de situações reais de aprendizagem possibilitou ao estudante refletir sobre a prática vivenciada e cuidar de forma ampliada no cenário real, por buscar fundamentar as ações de proteção à criança vítima de maus tratos, bem como compreender o contexto do qual estava inserida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/131 10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.20.13-21 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/131 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.20.13-21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/131/134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 7 n. 20 (2017); 13-21 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1811812202547511296 |