A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerântola Siqueira, Fernanda Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Siqueira Junior, Antonio Carlos, Cruz Faccioli, Stela, Rocha Camargo, Marília Ribeiro da, Simões Pereira, Ana Carolina, Silva, Ana Paula da, Silveira Coelho, Carine, Yukari Cheno, Maysa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/131
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever a experiência vivenciada por estudantes que desenvolveram a Unidade de Prática Profissional na Área de Cuidado à Criança hospitalizada e que atenderam casos sugestivos de violência na infância. Como método optou-se pelo relato de experiência vivenciado por estudantes do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília/SP - FAMEMA, que cursaram a terceira série, a qual utiliza a problematização como método de ensino. O referido curso adota o currículo integrado e orientado por competência na abordagem dialógica, que favorece a articulação entre a prática e a teoria. Este estudo a partir de situações reais de aprendizagem possibilitou ao estudante refletir sobre a prática vivenciada e cuidar de forma ampliada no cenário real, por buscar fundamentar as ações de proteção à criança vítima de maus tratos, bem como compreender o contexto do qual estava inserida.
id IE-1_cac2249bd495ece98912b96c0f0c5a1c
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/131
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiênciaSaúde da CriançaViolência DomésticaEnfermagem PediátricaEste estudo teve como objetivo descrever a experiência vivenciada por estudantes que desenvolveram a Unidade de Prática Profissional na Área de Cuidado à Criança hospitalizada e que atenderam casos sugestivos de violência na infância. Como método optou-se pelo relato de experiência vivenciado por estudantes do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília/SP - FAMEMA, que cursaram a terceira série, a qual utiliza a problematização como método de ensino. O referido curso adota o currículo integrado e orientado por competência na abordagem dialógica, que favorece a articulação entre a prática e a teoria. Este estudo a partir de situações reais de aprendizagem possibilitou ao estudante refletir sobre a prática vivenciada e cuidar de forma ampliada no cenário real, por buscar fundamentar as ações de proteção à criança vítima de maus tratos, bem como compreender o contexto do qual estava inserida.Instituto ENFservic2017-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/13110.24276/rrecien2358-3088.2017.7.20.13-21Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 7 n. 20 (2017); 13-212358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/131/134Copyright (c) 2017 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessCerântola Siqueira, Fernanda Paula Siqueira Junior, Antonio Carlos Cruz Faccioli, Stela Rocha Camargo, Marília Ribeiro da Simões Pereira, Ana Carolina Silva, Ana Paula da Silveira Coelho, Carine Yukari Cheno, Maysa 2022-02-13T14:45:22Zoai:ojs2.recien.com.br:article/131Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-13T14:45:22Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência
title A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência
spellingShingle A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência
Cerântola Siqueira, Fernanda Paula
Saúde da Criança
Violência Doméstica
Enfermagem Pediátrica
title_short A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência
title_full A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência
title_fullStr A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência
title_full_unstemmed A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência
title_sort A problematização como estratégia de ensino sobre a violência na infância: relato de experiência
author Cerântola Siqueira, Fernanda Paula
author_facet Cerântola Siqueira, Fernanda Paula
Siqueira Junior, Antonio Carlos
Cruz Faccioli, Stela
Rocha Camargo, Marília Ribeiro da
Simões Pereira, Ana Carolina
Silva, Ana Paula da
Silveira Coelho, Carine
Yukari Cheno, Maysa
author_role author
author2 Siqueira Junior, Antonio Carlos
Cruz Faccioli, Stela
Rocha Camargo, Marília Ribeiro da
Simões Pereira, Ana Carolina
Silva, Ana Paula da
Silveira Coelho, Carine
Yukari Cheno, Maysa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerântola Siqueira, Fernanda Paula
Siqueira Junior, Antonio Carlos
Cruz Faccioli, Stela
Rocha Camargo, Marília Ribeiro da
Simões Pereira, Ana Carolina
Silva, Ana Paula da
Silveira Coelho, Carine
Yukari Cheno, Maysa
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da Criança
Violência Doméstica
Enfermagem Pediátrica
topic Saúde da Criança
Violência Doméstica
Enfermagem Pediátrica
description Este estudo teve como objetivo descrever a experiência vivenciada por estudantes que desenvolveram a Unidade de Prática Profissional na Área de Cuidado à Criança hospitalizada e que atenderam casos sugestivos de violência na infância. Como método optou-se pelo relato de experiência vivenciado por estudantes do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília/SP - FAMEMA, que cursaram a terceira série, a qual utiliza a problematização como método de ensino. O referido curso adota o currículo integrado e orientado por competência na abordagem dialógica, que favorece a articulação entre a prática e a teoria. Este estudo a partir de situações reais de aprendizagem possibilitou ao estudante refletir sobre a prática vivenciada e cuidar de forma ampliada no cenário real, por buscar fundamentar as ações de proteção à criança vítima de maus tratos, bem como compreender o contexto do qual estava inserida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/131
10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.20.13-21
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/131
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2358-3088.2017.7.20.13-21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/131/134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 7 n. 20 (2017); 13-21
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812202547511296