Saúde mental dos estudantes de enfermagem durante a pandemia COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Odete
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Novais, Rui, Martins, Fátima, Braga, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/486
Resumo: A suspensão das atividades letivas presenciais provocou uma disrupção no normal funcionamento das instituições de ensino superior. Com o objetivo de explorar e descrever as implicações da suspensão do estágio, durante a pandemia COVID-19, na saúde mental dos estudantes de enfermagem desenvolveu-se um estudo qualitativo. Os dados foram recolhidos durante os meses de abril e maio de 2020, com recurso a um questionário construído na plataforma Google docs®. Os dados foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo de Bardin. A pandemia COVID-19 teve um impacto negativo na saúde mental dos estudantes. Diversas emoções e sentimentos foram experienciados durante a primeira vaga. Perspetivar o futuro pressupõe (re)organizar metas pessoais e responder às inquietações profissionais. O acompanhamento e apoio emocional nestas situações são fundamentais para os estudantes ultrapassarem as emoções potenciadoras de elevados níveis de ansiedade. Descritores: COVID-19, Suspensão da Formação na Prática Clínica, Enfermagem, Saúde Mental.   Mental health of nursing students during the COVID-19 pandemic Abstract: The suspension of face-to-face teaching activities caused a disruption in the normal functioning of higher education institutions. A qualitative study was developed with the purpose of exploring and describing the implications of the suspension of the internship during the COVID-19 pandemic on the nursing students' mental health. Data were collected during the months of April and May 2020, using a questionnaire built in the Google docs® platform. Data were analyzed using Bardin's content analysis technique. The COVID-19 pandemic had a negative impact on the students' mental health. Several emotions and feelings were experienced during the first wave. Looking to the future presupposes (re)organizing personal goals and responding to professional concerns. The monitoring and emotional support in these situations are essential for students to overcome the emotions that lead to high levels of anxiety. Descriptors: COVID-19, Suspension of Clinical Practice Training, Nursing, Mental Health.   Salud mental de los estudiantes de enfermería durante la pandemia de COVID-19 Resumen: La suspensión de las actividades de enseñanza presencial provocó un trastorno en el funcionamiento normal de las instituciones de enseñanza superior. Se desarrolló un estudio cualitativo con el propósito de explorar y describir las implicaciones de la suspensión de las prácticas durante la pandemia de COVID-19 en la salud mental de los estudiantes de enfermería. Los datos se recogieron durante los meses de abril y mayo de 2020, mediante un cuestionario construido en la plataforma Google docs®. Los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido de Bardin. La pandemia de COVID-19 tuvo un impacto negativo en la salud mental de los estudiantes. Durante la primera ola se sentiran varias emociones y sentimientos. Mirar al futuro presupone (re)organizar los objetivos personales y responder a las preocupaciones profesionales. El seguimiento y el apoyo emocional en estas situaciones son esenciales para que los alumnos superen las emociones que conducen a altos niveles de ansiedad. Descriptores: COVID-19, Suspensión de la Formación en la Práctica Clínica, Enfermería, Salud Mental.
id IE-1_d386602c5f51225cb6030c94bd5be6d3
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/486
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Saúde mental dos estudantes de enfermagem durante a pandemia COVID-19COVID-19Suspensão da Formação na Prática ClínicaEnfermagemSaúde MentalA suspensão das atividades letivas presenciais provocou uma disrupção no normal funcionamento das instituições de ensino superior. Com o objetivo de explorar e descrever as implicações da suspensão do estágio, durante a pandemia COVID-19, na saúde mental dos estudantes de enfermagem desenvolveu-se um estudo qualitativo. Os dados foram recolhidos durante os meses de abril e maio de 2020, com recurso a um questionário construído na plataforma Google docs®. Os dados foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo de Bardin. A pandemia COVID-19 teve um impacto negativo na saúde mental dos estudantes. Diversas emoções e sentimentos foram experienciados durante a primeira vaga. Perspetivar o futuro pressupõe (re)organizar metas pessoais e responder às inquietações profissionais. O acompanhamento e apoio emocional nestas situações são fundamentais para os estudantes ultrapassarem as emoções potenciadoras de elevados níveis de ansiedade. Descritores: COVID-19, Suspensão da Formação na Prática Clínica, Enfermagem, Saúde Mental.   Mental health of nursing students during the COVID-19 pandemic Abstract: The suspension of face-to-face teaching activities caused a disruption in the normal functioning of higher education institutions. A qualitative study was developed with the purpose of exploring and describing the implications of the suspension of the internship during the COVID-19 pandemic on the nursing students' mental health. Data were collected during the months of April and May 2020, using a questionnaire built in the Google docs® platform. Data were analyzed using Bardin's content analysis technique. The COVID-19 pandemic had a negative impact on the students' mental health. Several emotions and feelings were experienced during the first wave. Looking to the future presupposes (re)organizing personal goals and responding to professional concerns. The monitoring and emotional support in these situations are essential for students to overcome the emotions that lead to high levels of anxiety. Descriptors: COVID-19, Suspension of Clinical Practice Training, Nursing, Mental Health.   Salud mental de los estudiantes de enfermería durante la pandemia de COVID-19 Resumen: La suspensión de las actividades de enseñanza presencial provocó un trastorno en el funcionamiento normal de las instituciones de enseñanza superior. Se desarrolló un estudio cualitativo con el propósito de explorar y describir las implicaciones de la suspensión de las prácticas durante la pandemia de COVID-19 en la salud mental de los estudiantes de enfermería. Los datos se recogieron durante los meses de abril y mayo de 2020, mediante un cuestionario construido en la plataforma Google docs®. Los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido de Bardin. La pandemia de COVID-19 tuvo un impacto negativo en la salud mental de los estudiantes. Durante la primera ola se sentiran varias emociones y sentimientos. Mirar al futuro presupone (re)organizar los objetivos personales y responder a las preocupaciones profesionales. El seguimiento y el apoyo emocional en estas situaciones son esenciales para que los alumnos superen las emociones que conducen a altos niveles de ansiedad. Descriptores: COVID-19, Suspensión de la Formación en la Práctica Clínica, Enfermería, Salud Mental.Instituto ENFservic2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/48610.24276/rrecien2021.11.36.3-11Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 36 (2021); 03-112358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/486/505Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Odete Novais, Rui Martins, Fátima Braga, Fátima 2022-02-27T03:38:56Zoai:ojs2.recien.com.br:article/486Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-27T03:38:56Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Saúde mental dos estudantes de enfermagem durante a pandemia COVID-19
title Saúde mental dos estudantes de enfermagem durante a pandemia COVID-19
spellingShingle Saúde mental dos estudantes de enfermagem durante a pandemia COVID-19
Araújo, Odete
COVID-19
Suspensão da Formação na Prática Clínica
Enfermagem
Saúde Mental
title_short Saúde mental dos estudantes de enfermagem durante a pandemia COVID-19
title_full Saúde mental dos estudantes de enfermagem durante a pandemia COVID-19
title_fullStr Saúde mental dos estudantes de enfermagem durante a pandemia COVID-19
title_full_unstemmed Saúde mental dos estudantes de enfermagem durante a pandemia COVID-19
title_sort Saúde mental dos estudantes de enfermagem durante a pandemia COVID-19
author Araújo, Odete
author_facet Araújo, Odete
Novais, Rui
Martins, Fátima
Braga, Fátima
author_role author
author2 Novais, Rui
Martins, Fátima
Braga, Fátima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Odete
Novais, Rui
Martins, Fátima
Braga, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Suspensão da Formação na Prática Clínica
Enfermagem
Saúde Mental
topic COVID-19
Suspensão da Formação na Prática Clínica
Enfermagem
Saúde Mental
description A suspensão das atividades letivas presenciais provocou uma disrupção no normal funcionamento das instituições de ensino superior. Com o objetivo de explorar e descrever as implicações da suspensão do estágio, durante a pandemia COVID-19, na saúde mental dos estudantes de enfermagem desenvolveu-se um estudo qualitativo. Os dados foram recolhidos durante os meses de abril e maio de 2020, com recurso a um questionário construído na plataforma Google docs®. Os dados foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo de Bardin. A pandemia COVID-19 teve um impacto negativo na saúde mental dos estudantes. Diversas emoções e sentimentos foram experienciados durante a primeira vaga. Perspetivar o futuro pressupõe (re)organizar metas pessoais e responder às inquietações profissionais. O acompanhamento e apoio emocional nestas situações são fundamentais para os estudantes ultrapassarem as emoções potenciadoras de elevados níveis de ansiedade. Descritores: COVID-19, Suspensão da Formação na Prática Clínica, Enfermagem, Saúde Mental.   Mental health of nursing students during the COVID-19 pandemic Abstract: The suspension of face-to-face teaching activities caused a disruption in the normal functioning of higher education institutions. A qualitative study was developed with the purpose of exploring and describing the implications of the suspension of the internship during the COVID-19 pandemic on the nursing students' mental health. Data were collected during the months of April and May 2020, using a questionnaire built in the Google docs® platform. Data were analyzed using Bardin's content analysis technique. The COVID-19 pandemic had a negative impact on the students' mental health. Several emotions and feelings were experienced during the first wave. Looking to the future presupposes (re)organizing personal goals and responding to professional concerns. The monitoring and emotional support in these situations are essential for students to overcome the emotions that lead to high levels of anxiety. Descriptors: COVID-19, Suspension of Clinical Practice Training, Nursing, Mental Health.   Salud mental de los estudiantes de enfermería durante la pandemia de COVID-19 Resumen: La suspensión de las actividades de enseñanza presencial provocó un trastorno en el funcionamiento normal de las instituciones de enseñanza superior. Se desarrolló un estudio cualitativo con el propósito de explorar y describir las implicaciones de la suspensión de las prácticas durante la pandemia de COVID-19 en la salud mental de los estudiantes de enfermería. Los datos se recogieron durante los meses de abril y mayo de 2020, mediante un cuestionario construido en la plataforma Google docs®. Los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido de Bardin. La pandemia de COVID-19 tuvo un impacto negativo en la salud mental de los estudiantes. Durante la primera ola se sentiran varias emociones y sentimientos. Mirar al futuro presupone (re)organizar los objetivos personales y responder a las preocupaciones profesionales. El seguimiento y el apoyo emocional en estas situaciones son esenciales para que los alumnos superen las emociones que conducen a altos niveles de ansiedad. Descriptores: COVID-19, Suspensión de la Formación en la Práctica Clínica, Enfermería, Salud Mental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/486
10.24276/rrecien2021.11.36.3-11
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/486
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2021.11.36.3-11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/486/505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 36 (2021); 03-11
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812203835162624