Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes da Silva Rodrigues, Kazia Lena Martinele
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aparecida de Lucena, Erlivânia, Mandu Pereira, Vanessa, Vieira do Nascimento, Jackson Jhonatan, Fonseca de Araújo, Natália, Virgulino Pereira, Paula Clivelânia, Sousa Farias Costa, Nadja Raquel de, Alves da Fonsêca, Luiza de Marilac, Souza Neto, Vinicius Lino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/283
Resumo: Relatar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem na elaboração de ferramenta virtual no processo de ensino e aprendizagem do dimensionamento de pessoal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discente de enfermagem de uma instituição de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A atividade proposta pelos pesquisadores do grupo foi de elaborar um instrumento que avaliasse o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre o dimensionamento de pessoal. As experiências exitosas dos discentes de enfermagem foram compartilhadas em alguns momentos como levantamento bibliográfico nas bases de dados; estruturação da ferramenta audiovisual baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. O momento proporcionou a oportunidade em dialogar e refletir sobre a mudança do processo de ensino e aprendizagem, com a inserção das metodologias ativas.
id IE-1_e4a5bf61d68bac6815da91bafd731880
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/283
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagemDimensionamentoEnfermagemEnsinoRelatar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem na elaboração de ferramenta virtual no processo de ensino e aprendizagem do dimensionamento de pessoal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discente de enfermagem de uma instituição de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A atividade proposta pelos pesquisadores do grupo foi de elaborar um instrumento que avaliasse o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre o dimensionamento de pessoal. As experiências exitosas dos discentes de enfermagem foram compartilhadas em alguns momentos como levantamento bibliográfico nas bases de dados; estruturação da ferramenta audiovisual baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. O momento proporcionou a oportunidade em dialogar e refletir sobre a mudança do processo de ensino e aprendizagem, com a inserção das metodologias ativas.Instituto ENFservic2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/28310.24276/rrecien2020.10.30.245-250Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 30 (2020); 245-2502358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/283/287Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes da Silva Rodrigues, Kazia Lena Martinele Aparecida de Lucena, Erlivânia Mandu Pereira, Vanessa Vieira do Nascimento, Jackson Jhonatan Fonseca de Araújo, NatáliaVirgulino Pereira, Paula Clivelânia Sousa Farias Costa, Nadja Raquel deAlves da Fonsêca, Luiza de Marilac Souza Neto, Vinicius Lino de 2022-02-22T01:52:53Zoai:ojs2.recien.com.br:article/283Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-22T01:52:53Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem
title Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem
spellingShingle Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem
Lopes da Silva Rodrigues, Kazia Lena Martinele
Dimensionamento
Enfermagem
Ensino
title_short Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem
title_full Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem
title_fullStr Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem
title_sort Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem
author Lopes da Silva Rodrigues, Kazia Lena Martinele
author_facet Lopes da Silva Rodrigues, Kazia Lena Martinele
Aparecida de Lucena, Erlivânia
Mandu Pereira, Vanessa
Vieira do Nascimento, Jackson Jhonatan
Fonseca de Araújo, Natália
Virgulino Pereira, Paula Clivelânia
Sousa Farias Costa, Nadja Raquel de
Alves da Fonsêca, Luiza de Marilac
Souza Neto, Vinicius Lino de
author_role author
author2 Aparecida de Lucena, Erlivânia
Mandu Pereira, Vanessa
Vieira do Nascimento, Jackson Jhonatan
Fonseca de Araújo, Natália
Virgulino Pereira, Paula Clivelânia
Sousa Farias Costa, Nadja Raquel de
Alves da Fonsêca, Luiza de Marilac
Souza Neto, Vinicius Lino de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes da Silva Rodrigues, Kazia Lena Martinele
Aparecida de Lucena, Erlivânia
Mandu Pereira, Vanessa
Vieira do Nascimento, Jackson Jhonatan
Fonseca de Araújo, Natália
Virgulino Pereira, Paula Clivelânia
Sousa Farias Costa, Nadja Raquel de
Alves da Fonsêca, Luiza de Marilac
Souza Neto, Vinicius Lino de
dc.subject.por.fl_str_mv Dimensionamento
Enfermagem
Ensino
topic Dimensionamento
Enfermagem
Ensino
description Relatar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem na elaboração de ferramenta virtual no processo de ensino e aprendizagem do dimensionamento de pessoal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discente de enfermagem de uma instituição de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A atividade proposta pelos pesquisadores do grupo foi de elaborar um instrumento que avaliasse o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre o dimensionamento de pessoal. As experiências exitosas dos discentes de enfermagem foram compartilhadas em alguns momentos como levantamento bibliográfico nas bases de dados; estruturação da ferramenta audiovisual baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. O momento proporcionou a oportunidade em dialogar e refletir sobre a mudança do processo de ensino e aprendizagem, com a inserção das metodologias ativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/283
10.24276/rrecien2020.10.30.245-250
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/283
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2020.10.30.245-250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/283/287
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 30 (2020); 245-250
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812203016224768