Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/283 |
Resumo: | Relatar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem na elaboração de ferramenta virtual no processo de ensino e aprendizagem do dimensionamento de pessoal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discente de enfermagem de uma instituição de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A atividade proposta pelos pesquisadores do grupo foi de elaborar um instrumento que avaliasse o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre o dimensionamento de pessoal. As experiências exitosas dos discentes de enfermagem foram compartilhadas em alguns momentos como levantamento bibliográfico nas bases de dados; estruturação da ferramenta audiovisual baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. O momento proporcionou a oportunidade em dialogar e refletir sobre a mudança do processo de ensino e aprendizagem, com a inserção das metodologias ativas. |
id |
IE-1_e4a5bf61d68bac6815da91bafd731880 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/283 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagemDimensionamentoEnfermagemEnsinoRelatar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem na elaboração de ferramenta virtual no processo de ensino e aprendizagem do dimensionamento de pessoal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discente de enfermagem de uma instituição de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A atividade proposta pelos pesquisadores do grupo foi de elaborar um instrumento que avaliasse o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre o dimensionamento de pessoal. As experiências exitosas dos discentes de enfermagem foram compartilhadas em alguns momentos como levantamento bibliográfico nas bases de dados; estruturação da ferramenta audiovisual baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. O momento proporcionou a oportunidade em dialogar e refletir sobre a mudança do processo de ensino e aprendizagem, com a inserção das metodologias ativas.Instituto ENFservic2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/28310.24276/rrecien2020.10.30.245-250Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 30 (2020); 245-2502358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/283/287Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes da Silva Rodrigues, Kazia Lena Martinele Aparecida de Lucena, Erlivânia Mandu Pereira, Vanessa Vieira do Nascimento, Jackson Jhonatan Fonseca de Araújo, NatáliaVirgulino Pereira, Paula Clivelânia Sousa Farias Costa, Nadja Raquel deAlves da Fonsêca, Luiza de Marilac Souza Neto, Vinicius Lino de 2022-02-22T01:52:53Zoai:ojs2.recien.com.br:article/283Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-22T01:52:53Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem |
title |
Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem Lopes da Silva Rodrigues, Kazia Lena Martinele Dimensionamento Enfermagem Ensino |
title_short |
Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem |
title_full |
Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem |
title_sort |
Metodologia ativa: experiência exitosa de estudantes de enfermagem |
author |
Lopes da Silva Rodrigues, Kazia Lena Martinele |
author_facet |
Lopes da Silva Rodrigues, Kazia Lena Martinele Aparecida de Lucena, Erlivânia Mandu Pereira, Vanessa Vieira do Nascimento, Jackson Jhonatan Fonseca de Araújo, Natália Virgulino Pereira, Paula Clivelânia Sousa Farias Costa, Nadja Raquel de Alves da Fonsêca, Luiza de Marilac Souza Neto, Vinicius Lino de |
author_role |
author |
author2 |
Aparecida de Lucena, Erlivânia Mandu Pereira, Vanessa Vieira do Nascimento, Jackson Jhonatan Fonseca de Araújo, Natália Virgulino Pereira, Paula Clivelânia Sousa Farias Costa, Nadja Raquel de Alves da Fonsêca, Luiza de Marilac Souza Neto, Vinicius Lino de |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes da Silva Rodrigues, Kazia Lena Martinele Aparecida de Lucena, Erlivânia Mandu Pereira, Vanessa Vieira do Nascimento, Jackson Jhonatan Fonseca de Araújo, Natália Virgulino Pereira, Paula Clivelânia Sousa Farias Costa, Nadja Raquel de Alves da Fonsêca, Luiza de Marilac Souza Neto, Vinicius Lino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dimensionamento Enfermagem Ensino |
topic |
Dimensionamento Enfermagem Ensino |
description |
Relatar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem na elaboração de ferramenta virtual no processo de ensino e aprendizagem do dimensionamento de pessoal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discente de enfermagem de uma instituição de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A atividade proposta pelos pesquisadores do grupo foi de elaborar um instrumento que avaliasse o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre o dimensionamento de pessoal. As experiências exitosas dos discentes de enfermagem foram compartilhadas em alguns momentos como levantamento bibliográfico nas bases de dados; estruturação da ferramenta audiovisual baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. O momento proporcionou a oportunidade em dialogar e refletir sobre a mudança do processo de ensino e aprendizagem, com a inserção das metodologias ativas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/283 10.24276/rrecien2020.10.30.245-250 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/283 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2020.10.30.245-250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/283/287 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 30 (2020); 245-250 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1811812203016224768 |