Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/568 |
Resumo: | Compreender o fazer do Enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem. Estudo qualitativo a luz da perspectiva Fenomenológica, desenvolvido com dez enfermeiros docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Para coleta das informações utilizou-se a entrevista fenomenológica, no período de março a maio de 2017, após procedeu-se a análise hermenêutica. A reformulação do Projeto Pedagógico do Curso transformou a prática dos Enfermeiros-docentes da Instituição, provocou tensão na relação interpessoal com estudantes e colegas e exigiu o aprimoramento pedagógico dos docentes. A docência foi considerada como um fazer (work) que possui múltiplas tarefas, por isso eles precisam atender às necessidades do processo de ensino-aprendizagem, da pesquisa, da extensão e dos diferentes cargos que ocupam na Universidade. Descritores: Ensino, Educação em Enfermagem, Docentes. Making the nurse-professor in the nursing teaching-learning process Abstract: To understand the role of the Nurse-professor in the teaching-learning process of Nursing. Qualitative study in the light of the Phenomenological perspective, developed with ten nursing professors at at the Federal University of Pelotas Faculty of Nursing. To collect the information, a phenomenological interview was used, from March to May 2017. Data was analyzed through hermeneutic analysis. The reformulation of the Course's Pedagogical Project transformed practice of the Nurse-professors Institution, caused tension in the interpersonal relationship with students and colleagues and required the pedagogical improvement of the professors. Teaching was considered as a multiple tasks work, that requires to achieve the needs of the teaching-learning, research and extension processes besides the different positions that their occupy at the University. Descriptors: Teaching, Education Nursing, Faculty. Hacer del enfermero-profesor en el proceso de enseñanza-aprendizaje de enfermería Resumen: Comprender el papel de la Enfermera-profesora en el proceso de enseñanza-aprendizaje de Enfermería. Estudio cualitativo a la luz de la perspectiva Fenomenológica, desarrollado con diez profesores de enfermería de la Facultad de Enfermería de la Universidad Federal de Pelotas. Para la recolección de la información se utilizó una entrevista fenomenológica, de marzo a mayo de 2017, luego de la cual se realizó el análisis hermenéutico. La reformulación del Proyecto Pedagógico del Curso transformó la práctica de los Profesores-Enfermeros de la Institución, provocó tensión en la relación interpersonal con estudiantes y colegas y requirió el perfeccionamiento pedagógico de los profesores. La docencia fue considerada como un trabajo que tiene múltiples tareas, por lo que necesitan atender las necesidades del proceso de enseñanza-aprendizaje, la investigación, la extensión y los diferentes puestos que ocupan en la Universidad. Descriptores: Enseñanza, Educación en Enfermería, Docentes. |
id |
IE-1_ec4e36b92a27d3d0c44fda66bac8452e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/568 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagemCompreender o fazer do Enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem. Estudo qualitativo a luz da perspectiva Fenomenológica, desenvolvido com dez enfermeiros docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Para coleta das informações utilizou-se a entrevista fenomenológica, no período de março a maio de 2017, após procedeu-se a análise hermenêutica. A reformulação do Projeto Pedagógico do Curso transformou a prática dos Enfermeiros-docentes da Instituição, provocou tensão na relação interpessoal com estudantes e colegas e exigiu o aprimoramento pedagógico dos docentes. A docência foi considerada como um fazer (work) que possui múltiplas tarefas, por isso eles precisam atender às necessidades do processo de ensino-aprendizagem, da pesquisa, da extensão e dos diferentes cargos que ocupam na Universidade. Descritores: Ensino, Educação em Enfermagem, Docentes. Making the nurse-professor in the nursing teaching-learning process Abstract: To understand the role of the Nurse-professor in the teaching-learning process of Nursing. Qualitative study in the light of the Phenomenological perspective, developed with ten nursing professors at at the Federal University of Pelotas Faculty of Nursing. To collect the information, a phenomenological interview was used, from March to May 2017. Data was analyzed through hermeneutic analysis. The reformulation of the Course's Pedagogical Project transformed practice of the Nurse-professors Institution, caused tension in the interpersonal relationship with students and colleagues and required the pedagogical improvement of the professors. Teaching was considered as a multiple tasks work, that requires to achieve the needs of the teaching-learning, research and extension processes besides the different positions that their occupy at the University. Descriptors: Teaching, Education Nursing, Faculty. Hacer del enfermero-profesor en el proceso de enseñanza-aprendizaje de enfermería Resumen: Comprender el papel de la Enfermera-profesora en el proceso de enseñanza-aprendizaje de Enfermería. Estudio cualitativo a la luz de la perspectiva Fenomenológica, desarrollado con diez profesores de enfermería de la Facultad de Enfermería de la Universidad Federal de Pelotas. Para la recolección de la información se utilizó una entrevista fenomenológica, de marzo a mayo de 2017, luego de la cual se realizó el análisis hermenéutico. La reformulación del Proyecto Pedagógico del Curso transformó la práctica de los Profesores-Enfermeros de la Institución, provocó tensión en la relación interpersonal con estudiantes y colegas y requirió el perfeccionamiento pedagógico de los profesores. La docencia fue considerada como un trabajo que tiene múltiples tareas, por lo que necesitan atender las necesidades del proceso de enseñanza-aprendizaje, la investigación, la extensión y los diferentes puestos que ocupan en la Universidad. Descriptores: Enseñanza, Educación en Enfermería, Docentes.Instituto ENFservic2022-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/56810.24276/rrecien2022.12.37.406-415Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 37 (2022); 406-4152358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/568/582Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Caroline Lemos Thofern, Maira Buss Viana, Neyla Carvallo Cecagno, Susana Biana, Camilla Benigno Cecagno, Diana2022-05-02T14:13:57Zoai:ojs2.recien.com.br:article/568Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-05-02T14:13:57Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem |
title |
Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem |
spellingShingle |
Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem Martins, Caroline Lemos |
title_short |
Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem |
title_full |
Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem |
title_fullStr |
Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem |
title_full_unstemmed |
Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem |
title_sort |
Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem |
author |
Martins, Caroline Lemos |
author_facet |
Martins, Caroline Lemos Thofern, Maira Buss Viana, Neyla Carvallo Cecagno, Susana Biana, Camilla Benigno Cecagno, Diana |
author_role |
author |
author2 |
Thofern, Maira Buss Viana, Neyla Carvallo Cecagno, Susana Biana, Camilla Benigno Cecagno, Diana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Caroline Lemos Thofern, Maira Buss Viana, Neyla Carvallo Cecagno, Susana Biana, Camilla Benigno Cecagno, Diana |
description |
Compreender o fazer do Enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem. Estudo qualitativo a luz da perspectiva Fenomenológica, desenvolvido com dez enfermeiros docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Para coleta das informações utilizou-se a entrevista fenomenológica, no período de março a maio de 2017, após procedeu-se a análise hermenêutica. A reformulação do Projeto Pedagógico do Curso transformou a prática dos Enfermeiros-docentes da Instituição, provocou tensão na relação interpessoal com estudantes e colegas e exigiu o aprimoramento pedagógico dos docentes. A docência foi considerada como um fazer (work) que possui múltiplas tarefas, por isso eles precisam atender às necessidades do processo de ensino-aprendizagem, da pesquisa, da extensão e dos diferentes cargos que ocupam na Universidade. Descritores: Ensino, Educação em Enfermagem, Docentes. Making the nurse-professor in the nursing teaching-learning process Abstract: To understand the role of the Nurse-professor in the teaching-learning process of Nursing. Qualitative study in the light of the Phenomenological perspective, developed with ten nursing professors at at the Federal University of Pelotas Faculty of Nursing. To collect the information, a phenomenological interview was used, from March to May 2017. Data was analyzed through hermeneutic analysis. The reformulation of the Course's Pedagogical Project transformed practice of the Nurse-professors Institution, caused tension in the interpersonal relationship with students and colleagues and required the pedagogical improvement of the professors. Teaching was considered as a multiple tasks work, that requires to achieve the needs of the teaching-learning, research and extension processes besides the different positions that their occupy at the University. Descriptors: Teaching, Education Nursing, Faculty. Hacer del enfermero-profesor en el proceso de enseñanza-aprendizaje de enfermería Resumen: Comprender el papel de la Enfermera-profesora en el proceso de enseñanza-aprendizaje de Enfermería. Estudio cualitativo a la luz de la perspectiva Fenomenológica, desarrollado con diez profesores de enfermería de la Facultad de Enfermería de la Universidad Federal de Pelotas. Para la recolección de la información se utilizó una entrevista fenomenológica, de marzo a mayo de 2017, luego de la cual se realizó el análisis hermenéutico. La reformulación del Proyecto Pedagógico del Curso transformó la práctica de los Profesores-Enfermeros de la Institución, provocó tensión en la relación interpersonal con estudiantes y colegas y requirió el perfeccionamiento pedagógico de los profesores. La docencia fue considerada como un trabajo que tiene múltiples tareas, por lo que necesitan atender las necesidades del proceso de enseñanza-aprendizaje, la investigación, la extensión y los diferentes puestos que ocupan en la Universidad. Descriptores: Enseñanza, Educación en Enfermería, Docentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/568 10.24276/rrecien2022.12.37.406-415 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/568 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2022.12.37.406-415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/568/582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 37 (2022); 406-415 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1811812204257738752 |