Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Caroline Lemos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Thofern, Maira Buss, Viana, Neyla Carvallo, Cecagno, Susana, Biana, Camilla Benigno, Cecagno, Diana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/568
Resumo: Compreender o fazer do Enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem. Estudo qualitativo a luz da perspectiva Fenomenológica, desenvolvido com dez enfermeiros docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Para coleta das informações utilizou-se a entrevista fenomenológica, no período de março a maio de 2017, após procedeu-se a análise hermenêutica. A reformulação do Projeto Pedagógico do Curso transformou a prática dos Enfermeiros-docentes da Instituição, provocou tensão na relação interpessoal com estudantes e colegas e exigiu o aprimoramento pedagógico dos docentes. A docência foi considerada como um fazer (work) que possui múltiplas tarefas, por isso eles precisam atender às necessidades do processo de ensino-aprendizagem, da pesquisa, da extensão e dos diferentes cargos que ocupam na Universidade. Descritores: Ensino, Educação em Enfermagem, Docentes.   Making the nurse-professor in the nursing teaching-learning process Abstract: To understand the role of the Nurse-professor in the teaching-learning process of Nursing. Qualitative study in the light of the Phenomenological perspective, developed with ten nursing professors at at the Federal University of Pelotas Faculty of Nursing. To collect the information, a phenomenological interview was used, from March to May 2017. Data was analyzed through hermeneutic analysis. The reformulation of the Course's Pedagogical Project transformed practice of the Nurse-professors Institution, caused tension in the interpersonal relationship with students and colleagues and required the pedagogical improvement of the professors. Teaching was considered as a multiple tasks work, that requires to achieve the needs of the teaching-learning, research and extension processes besides the different positions that their occupy at the University. Descriptors: Teaching, Education Nursing, Faculty.   Hacer del enfermero-profesor en el proceso de enseñanza-aprendizaje de enfermería Resumen: Comprender el papel de la Enfermera-profesora en el proceso de enseñanza-aprendizaje de Enfermería. Estudio cualitativo a la luz de la perspectiva Fenomenológica, desarrollado con diez profesores de enfermería de la Facultad de Enfermería de la Universidad Federal de Pelotas. Para la recolección de la información se utilizó una entrevista fenomenológica, de marzo a mayo de 2017, luego de la cual se realizó el análisis hermenéutico. La reformulación del Proyecto Pedagógico del Curso transformó la práctica de los Profesores-Enfermeros de la Institución, provocó tensión en la relación interpersonal con estudiantes y colegas y requirió el perfeccionamiento pedagógico de los profesores. La docencia fue considerada como un trabajo que tiene múltiples tareas, por lo que necesitan atender las necesidades del proceso de enseñanza-aprendizaje, la investigación, la extensión y los diferentes puestos que ocupan en la Universidad. Descriptores: Enseñanza, Educación en Enfermería, Docentes.
id IE-1_ec4e36b92a27d3d0c44fda66bac8452e
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/568
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagemCompreender o fazer do Enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem. Estudo qualitativo a luz da perspectiva Fenomenológica, desenvolvido com dez enfermeiros docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Para coleta das informações utilizou-se a entrevista fenomenológica, no período de março a maio de 2017, após procedeu-se a análise hermenêutica. A reformulação do Projeto Pedagógico do Curso transformou a prática dos Enfermeiros-docentes da Instituição, provocou tensão na relação interpessoal com estudantes e colegas e exigiu o aprimoramento pedagógico dos docentes. A docência foi considerada como um fazer (work) que possui múltiplas tarefas, por isso eles precisam atender às necessidades do processo de ensino-aprendizagem, da pesquisa, da extensão e dos diferentes cargos que ocupam na Universidade. Descritores: Ensino, Educação em Enfermagem, Docentes.   Making the nurse-professor in the nursing teaching-learning process Abstract: To understand the role of the Nurse-professor in the teaching-learning process of Nursing. Qualitative study in the light of the Phenomenological perspective, developed with ten nursing professors at at the Federal University of Pelotas Faculty of Nursing. To collect the information, a phenomenological interview was used, from March to May 2017. Data was analyzed through hermeneutic analysis. The reformulation of the Course's Pedagogical Project transformed practice of the Nurse-professors Institution, caused tension in the interpersonal relationship with students and colleagues and required the pedagogical improvement of the professors. Teaching was considered as a multiple tasks work, that requires to achieve the needs of the teaching-learning, research and extension processes besides the different positions that their occupy at the University. Descriptors: Teaching, Education Nursing, Faculty.   Hacer del enfermero-profesor en el proceso de enseñanza-aprendizaje de enfermería Resumen: Comprender el papel de la Enfermera-profesora en el proceso de enseñanza-aprendizaje de Enfermería. Estudio cualitativo a la luz de la perspectiva Fenomenológica, desarrollado con diez profesores de enfermería de la Facultad de Enfermería de la Universidad Federal de Pelotas. Para la recolección de la información se utilizó una entrevista fenomenológica, de marzo a mayo de 2017, luego de la cual se realizó el análisis hermenéutico. La reformulación del Proyecto Pedagógico del Curso transformó la práctica de los Profesores-Enfermeros de la Institución, provocó tensión en la relación interpersonal con estudiantes y colegas y requirió el perfeccionamiento pedagógico de los profesores. La docencia fue considerada como un trabajo que tiene múltiples tareas, por lo que necesitan atender las necesidades del proceso de enseñanza-aprendizaje, la investigación, la extensión y los diferentes puestos que ocupan en la Universidad. Descriptores: Enseñanza, Educación en Enfermería, Docentes.Instituto ENFservic2022-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/56810.24276/rrecien2022.12.37.406-415Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 37 (2022); 406-4152358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/568/582Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Caroline Lemos Thofern, Maira Buss Viana, Neyla Carvallo Cecagno, Susana Biana, Camilla Benigno Cecagno, Diana2022-05-02T14:13:57Zoai:ojs2.recien.com.br:article/568Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-05-02T14:13:57Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem
title Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem
spellingShingle Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem
Martins, Caroline Lemos
title_short Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem
title_full Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem
title_fullStr Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem
title_full_unstemmed Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem
title_sort Fazer do enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem
author Martins, Caroline Lemos
author_facet Martins, Caroline Lemos
Thofern, Maira Buss
Viana, Neyla Carvallo
Cecagno, Susana
Biana, Camilla Benigno
Cecagno, Diana
author_role author
author2 Thofern, Maira Buss
Viana, Neyla Carvallo
Cecagno, Susana
Biana, Camilla Benigno
Cecagno, Diana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Caroline Lemos
Thofern, Maira Buss
Viana, Neyla Carvallo
Cecagno, Susana
Biana, Camilla Benigno
Cecagno, Diana
description Compreender o fazer do Enfermeiro-docente no processo ensino aprendizagem da enfermagem. Estudo qualitativo a luz da perspectiva Fenomenológica, desenvolvido com dez enfermeiros docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Para coleta das informações utilizou-se a entrevista fenomenológica, no período de março a maio de 2017, após procedeu-se a análise hermenêutica. A reformulação do Projeto Pedagógico do Curso transformou a prática dos Enfermeiros-docentes da Instituição, provocou tensão na relação interpessoal com estudantes e colegas e exigiu o aprimoramento pedagógico dos docentes. A docência foi considerada como um fazer (work) que possui múltiplas tarefas, por isso eles precisam atender às necessidades do processo de ensino-aprendizagem, da pesquisa, da extensão e dos diferentes cargos que ocupam na Universidade. Descritores: Ensino, Educação em Enfermagem, Docentes.   Making the nurse-professor in the nursing teaching-learning process Abstract: To understand the role of the Nurse-professor in the teaching-learning process of Nursing. Qualitative study in the light of the Phenomenological perspective, developed with ten nursing professors at at the Federal University of Pelotas Faculty of Nursing. To collect the information, a phenomenological interview was used, from March to May 2017. Data was analyzed through hermeneutic analysis. The reformulation of the Course's Pedagogical Project transformed practice of the Nurse-professors Institution, caused tension in the interpersonal relationship with students and colleagues and required the pedagogical improvement of the professors. Teaching was considered as a multiple tasks work, that requires to achieve the needs of the teaching-learning, research and extension processes besides the different positions that their occupy at the University. Descriptors: Teaching, Education Nursing, Faculty.   Hacer del enfermero-profesor en el proceso de enseñanza-aprendizaje de enfermería Resumen: Comprender el papel de la Enfermera-profesora en el proceso de enseñanza-aprendizaje de Enfermería. Estudio cualitativo a la luz de la perspectiva Fenomenológica, desarrollado con diez profesores de enfermería de la Facultad de Enfermería de la Universidad Federal de Pelotas. Para la recolección de la información se utilizó una entrevista fenomenológica, de marzo a mayo de 2017, luego de la cual se realizó el análisis hermenéutico. La reformulación del Proyecto Pedagógico del Curso transformó la práctica de los Profesores-Enfermeros de la Institución, provocó tensión en la relación interpersonal con estudiantes y colegas y requirió el perfeccionamiento pedagógico de los profesores. La docencia fue considerada como un trabajo que tiene múltiples tareas, por lo que necesitan atender las necesidades del proceso de enseñanza-aprendizaje, la investigación, la extensión y los diferentes puestos que ocupan en la Universidad. Descriptores: Enseñanza, Educación en Enfermería, Docentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/568
10.24276/rrecien2022.12.37.406-415
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/568
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2022.12.37.406-415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/568/582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 37 (2022); 406-415
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812204257738752