Negacionismo e educação: implicações e desafios à formação de professores na pós-graduação stricto sensu
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/215447 |
Resumo: | Neste texto se discute o lugar da pós-graduação stricto sensu frente aos rebatimentos do discurso negacionista na educação e na formação de professores para o fortalecimento da defesa de um projeto educacional socialmente referenciado, de caráter emancipatório. Optamos por um ensaio teórico com suporte em evidências da leitura (BELL, 2008). A pós-graduação stricto sensu em educação, como espaço de produção de conhecimento, tem o desafio de produzir algo acessível e disseminado em espaços educacionais e em todas as esferas da vida social. |
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Negacionismo e educação: implicações e desafios à formação de professores na pós-graduação stricto sensuDenialism and education: implications and challenges for teacher training in stricto sensu graduate programsNegationismEducationPostgraduate studiesTeacher trainingNegacionismoEducaçãoPós-graduaçãoFormação de professoresNeste texto se discute o lugar da pós-graduação stricto sensu frente aos rebatimentos do discurso negacionista na educação e na formação de professores para o fortalecimento da defesa de um projeto educacional socialmente referenciado, de caráter emancipatório. Optamos por um ensaio teórico com suporte em evidências da leitura (BELL, 2008). A pós-graduação stricto sensu em educação, como espaço de produção de conhecimento, tem o desafio de produzir algo acessível e disseminado em espaços educacionais e em todas as esferas da vida social.This text discusses the place of stricto sensu graduate studies, in view of the repercussions of the denialist discourse in education and teacher training, in order to strengthen the defense of a socially referenced educational project, with an emancipatory character. We opted for a theoretical essay based on “reading evidence” (BELL, 2008). The stricto sensu postgraduate course in education, as a space for the production of knowledge, has the challenge of producing something accessible and disseminated in educational spaces and in all spheres of social life.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2023-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/21544710.11606/issn.2316-901X.v1i85p19-36Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 85 (2023); 19-36Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 85 (2023); 19-36Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 85 (2023); 19-36Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 85 (2023); 19-362316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/215447/197534Copyright (c) 2023 Revista do Instituto de Estudos Brasileiroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPessoa, Amanda Raquel Rodrigues Farias, Isabel Maria Sabino de 2023-08-31T14:55:12Zoai:revistas.usp.br:article/215447Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2023-08-31T14:55:12Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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