Culturas populares e novos contextos de performance no Brasil contemporâneo: o caso do Festival de Folclore de Olímpia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/161909 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma reflexão acerca do papel dos festivais de folclore no mundo contemporâneo. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada no contexto do Festival do Folclore de Olímpia – FEFOL – (São Paulo) e junto ao Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte), os festivais de folclore serão compreendidos como novos contextos de performance para as práticas dos grupos performativos das culturas populares brasileiras. A reflexão empreendida terá como suporte teórico os conceitos discutidos por Wenger (2012) e Turino (2008). |
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Culturas populares e novos contextos de performance no Brasil contemporâneo: o caso do Festival de Folclore de OlímpiaPopular cultures and new performance contexts in contemporary Brazil the case of Folklore Festival of Olímpia: the case of Folklore Festival of OlímpiaEthnomusicologycommunities of practicefolklore festivalsnew performance contextsEtnomusicologiacomunidades de práticafestivais de folclorenovos contextos de performanceEste trabalho propõe uma reflexão acerca do papel dos festivais de folclore no mundo contemporâneo. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada no contexto do Festival do Folclore de Olímpia – FEFOL – (São Paulo) e junto ao Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte), os festivais de folclore serão compreendidos como novos contextos de performance para as práticas dos grupos performativos das culturas populares brasileiras. A reflexão empreendida terá como suporte teórico os conceitos discutidos por Wenger (2012) e Turino (2008).This paper reflects on the role of folklore festivals in the contemporary world. Based on ethnographic research carried out in the context of the Folklore Festival of Olímpia – FEFOL – (São Paulo/Brazil) and with Pastoril Dona Joaquina de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte/Brazil), folklore festivals will be understood as new contexts of performance for the practices of the performative groups of Brazilian popular cultures. The reflection is based on Wenger (2012) and Turino (2008).Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2019-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/16190910.11606/issn.2316-901X.v0i73p100-122Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 73 (2019); 100-122Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 73 (2019); 100-122Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 73 (2019); 100-122Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 73 (2019); 100-1222316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/161909/155854Copyright (c) 2019 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Estêvão Amaro dos2019-09-06T10:03:53Zoai:revistas.usp.br:article/161909Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2019-09-06T10:03:53Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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