De Pureza (1937) a Pureza (1940): José Lins do Rego e o cinema de Chianca de Garcia
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149950 |
Resumo: | O artigo contrasta o pouquíssimo estudado romance Pureza, de José Lins do Rego, publicado em 1937, com sua praticamente desconhecida adaptação para o cinema, três anos mais tarde, pela Cinédia, sob direção do português Chianca de Garcia. Busca-se assim iluminar alguns aspectos centrais da política cultural do Estado Novo, em particular o momento de transição entre o regionalismo na literatura e o novo ideal nacionalista da era Vargas. |
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De Pureza (1937) a Pureza (1940): José Lins do Rego e o cinema de Chianca de GarciaFrom “Pureza” (1937) to “Pureza” (1940): José Lins do Rego and the cinema of Chianca de GarciaJosé Lins do RegoChianca de GarciaEstado NovoNacionalismoO artigo contrasta o pouquíssimo estudado romance Pureza, de José Lins do Rego, publicado em 1937, com sua praticamente desconhecida adaptação para o cinema, três anos mais tarde, pela Cinédia, sob direção do português Chianca de Garcia. Busca-se assim iluminar alguns aspectos centrais da política cultural do Estado Novo, em particular o momento de transição entre o regionalismo na literatura e o novo ideal nacionalista da era Vargas.The article contrasts the little studied novel Pureza, by José Lins do Rego, published in 1937, with its practically unknown film adaptation three years later by Cinedia, under the direction of the Portuguese Chianca de Garcia. It aims to illuminate some central aspects of the cultural politics of the Estado Novo, in particular the transition from literary regionalism to new ideals of nationalism proposed i n t he Vargas era. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/14995010.11606/issn.2316-901X.v0i70p249-269Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 70 (2018); 249-269Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 70 (2018); 249-269Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 70 (2018); 249-269Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 70 (2018); 249-2692316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149950/146978https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149950/147175Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga-Pinto, César2018-12-20T16:16:14Zoai:revistas.usp.br:article/149950Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2018-12-20T16:16:14Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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O artigo contrasta o pouquíssimo estudado romance Pureza, de José Lins do Rego, publicado em 1937, com sua praticamente desconhecida adaptação para o cinema, três anos mais tarde, pela Cinédia, sob direção do português Chianca de Garcia. Busca-se assim iluminar alguns aspectos centrais da política cultural do Estado Novo, em particular o momento de transição entre o regionalismo na literatura e o novo ideal nacionalista da era Vargas. |
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