O canto da família: organização vocal nas Folias de Reis do Sudeste brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70290 |
Resumo: | Trata-se de uma análise etnomusicológica das Folias da região do Sudeste brasileiro. As Folias são compostas por grupos de músicos que fazem suas peregrinações de casa em casa na época de Natal, como forma de devoção aos Três Reis Magos. Na tentativa de compreender a lógica por trás das distribuições das vozes nestes conjuntos, concentramos a análise sobre o estilo que os foliões chamam de "toada velha", por ela ser a forma mais complexa do gênero encontrada na região pesquisada. Como percebemos que a organização vocal reflete noções normativas referentes à estrutura familiar entre as comunidades que participam da tradição, podemos ver a música como uma construção social, em que o grupo diz algo fundamental sobre a sua visão de mundo. |
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O canto da família: organização vocal nas Folias de Reis do Sudeste brasileiroFolia de Reisetnomusicologiaestrutura familiarcoesão social.Folia de Reisethnomusicologyfamily structuresocial cohesion.Trata-se de uma análise etnomusicológica das Folias da região do Sudeste brasileiro. As Folias são compostas por grupos de músicos que fazem suas peregrinações de casa em casa na época de Natal, como forma de devoção aos Três Reis Magos. Na tentativa de compreender a lógica por trás das distribuições das vozes nestes conjuntos, concentramos a análise sobre o estilo que os foliões chamam de "toada velha", por ela ser a forma mais complexa do gênero encontrada na região pesquisada. Como percebemos que a organização vocal reflete noções normativas referentes à estrutura familiar entre as comunidades que participam da tradição, podemos ver a música como uma construção social, em que o grupo diz algo fundamental sobre a sua visão de mundo.This is an ethnomusicological analysis of the Folia de Reis in the Southeastern region of Brazil. The Folias are made up of a group of musicians that roam from house to house during the Christmas season, as a form of devotion to the three Wise Men. In an attempt to understanding the logic behind the distribution of the voices whithin the song style, I concentrated the analysis on the style the musicians call "old tune", for it is the most complex form found in the region of the research project. Since I noted that the vocal organization reflects normative notions regarding family structure among the communities that participate in the tradition, we can view the music as a social construction, in which the group says something fundamental about its own worldview.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros1988-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7029010.11606/issn.2316-901X.v0i29p111-124Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 29 (1988); 111-124Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 29 (1988); 111-124Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 29 (1988); 111-124Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 29 (1988); 111-1242316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70290/73019Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessReily, Suzel Ana2014-02-03T16:30:53Zoai:revistas.usp.br:article/70290Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2014-02-03T16:30:53Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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Trata-se de uma análise etnomusicológica das Folias da região do Sudeste brasileiro. As Folias são compostas por grupos de músicos que fazem suas peregrinações de casa em casa na época de Natal, como forma de devoção aos Três Reis Magos. Na tentativa de compreender a lógica por trás das distribuições das vozes nestes conjuntos, concentramos a análise sobre o estilo que os foliões chamam de "toada velha", por ela ser a forma mais complexa do gênero encontrada na região pesquisada. Como percebemos que a organização vocal reflete noções normativas referentes à estrutura familiar entre as comunidades que participam da tradição, podemos ver a música como uma construção social, em que o grupo diz algo fundamental sobre a sua visão de mundo. |
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