Sérgio Milliet: art criticism on Anita Malfatti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Renata Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/114883
Resumo: A pintura de Anita Malfatti foi co­mentada por diversos escritores, destacando-se entre eles Mário de Andrade, amigo que sempre a defendeu no âmbito do modernismo no Bra­sil, em críticas publicadas ou em cartas. Além de Mário de Andrade e de Oswald de Andrade, outro escritor que avaliou a produção da artis­ta foi Sérgio Milliet, figura muito significativa naquele contexto, tanto por ter contribuído com artigos para diversos jornais e revistas, quanto por ter viabilizado o contato dos artis­tas e escritores brasileiros com personalidades relevantes do ambiente cultural francês. Este artigo apresenta e discute a recepção crítica de Sérgio Milliet aos trabalhos de Anita Malfatti, através de comentários publicados em artigos e livros ou proferidos em cartas. O objetivo da discussão é verificar como as transformações na pintura da artista foram interpretadas pelo autor na década de 1920 e consecutivamente, quando houve uma preocupação maior em escrever uma história do modernismo no Brasil.
id IEB-1_37682a0da10c7a7e2fe2e6f10841fd6a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/114883
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Sérgio Milliet: art criticism on Anita MalfattiSérgio Milliet: Críticas a Anita MalfattiSérgio Milliet: art criticism on Anita MalfattiCrítica de ArteSérgio MillietAnita MalfattiArte ModernaModernismoEscola de ParisArt Cri­ticismSérgio MillietAnita MalfattiModern ArtModernismSchool of Paris.Art Cri­ticismSérgio MillietAnita MalfattiModern ArtModernismSchool of Paris.A pintura de Anita Malfatti foi co­mentada por diversos escritores, destacando-se entre eles Mário de Andrade, amigo que sempre a defendeu no âmbito do modernismo no Bra­sil, em críticas publicadas ou em cartas. Além de Mário de Andrade e de Oswald de Andrade, outro escritor que avaliou a produção da artis­ta foi Sérgio Milliet, figura muito significativa naquele contexto, tanto por ter contribuído com artigos para diversos jornais e revistas, quanto por ter viabilizado o contato dos artis­tas e escritores brasileiros com personalidades relevantes do ambiente cultural francês. Este artigo apresenta e discute a recepção crítica de Sérgio Milliet aos trabalhos de Anita Malfatti, através de comentários publicados em artigos e livros ou proferidos em cartas. O objetivo da discussão é verificar como as transformações na pintura da artista foram interpretadas pelo autor na década de 1920 e consecutivamente, quando houve uma preocupação maior em escrever uma história do modernismo no Brasil.Many authors have discussed Anita Malfatti’s paintings, notably Mário de Andra­de, her close friend and art critic, who wrote about her relevance for the Brazilian Modern Art, through articles and letters. Besides Má­rio de Andrade and Oswald de Andrade, ano­ther important author of this period was Sér­gio Milliet, who promoted the small group of Brazilian artists and writers in the Parisian cultural scene and wrote about them in many occasions. This essay presents and discusses Milliet’s art criticism on Anita Malfatti, in or­der to verify how the author interpreted the transformations in her art during the 1920’s, and subsequently, when Brazilian writers were concerned about presenting a history of Bra­zilian Modern Art.Many authors have discussed Anita Malfatti’s paintings, notably Mário de Andra­de, her close friend and art critic, who wrote about her relevance for the Brazilian Modern Art, through articles and letters. Besides Má­rio de Andrade and Oswald de Andrade, ano­ther important author of this period was Sér­gio Milliet, who promoted the small group of Brazilian artists and writers in the Parisian cultural scene and wrote about them in many occasions. This essay presents and discusses Milliet’s art criticism on Anita Malfatti, in or­der to verify how the author interpreted the transformations in her art during the 1920’s, and subsequently, when Brazilian writers were concerned about presenting a history of Bra­zilian Modern Art. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/11488310.11606/issn.2316-901X.v0i63p219-234Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 63 (2016); 219-234Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 63 (2016); 219-234Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 63 (2016); 219-234Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 63 (2016); 219-2342316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/114883/112608Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Renata Gomes2016-05-11T19:58:57Zoai:revistas.usp.br:article/114883Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2016-05-11T19:58:57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sérgio Milliet: art criticism on Anita Malfatti
Sérgio Milliet: Críticas a Anita Malfatti
Sérgio Milliet: art criticism on Anita Malfatti
title Sérgio Milliet: art criticism on Anita Malfatti
spellingShingle Sérgio Milliet: art criticism on Anita Malfatti
Cardoso, Renata Gomes
Crítica de Arte
Sérgio Milliet
Anita Malfatti
Arte Moderna
Modernismo
Escola de Paris
Art Cri­ticism
Sérgio Milliet
Anita Malfatti
Modern Art
Modernism
School of Paris.
Art Cri­ticism
Sérgio Milliet
Anita Malfatti
Modern Art
Modernism
School of Paris.
title_short Sérgio Milliet: art criticism on Anita Malfatti
title_full Sérgio Milliet: art criticism on Anita Malfatti
title_fullStr Sérgio Milliet: art criticism on Anita Malfatti
title_full_unstemmed Sérgio Milliet: art criticism on Anita Malfatti
title_sort Sérgio Milliet: art criticism on Anita Malfatti
author Cardoso, Renata Gomes
author_facet Cardoso, Renata Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Renata Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica de Arte
Sérgio Milliet
Anita Malfatti
Arte Moderna
Modernismo
Escola de Paris
Art Cri­ticism
Sérgio Milliet
Anita Malfatti
Modern Art
Modernism
School of Paris.
Art Cri­ticism
Sérgio Milliet
Anita Malfatti
Modern Art
Modernism
School of Paris.
topic Crítica de Arte
Sérgio Milliet
Anita Malfatti
Arte Moderna
Modernismo
Escola de Paris
Art Cri­ticism
Sérgio Milliet
Anita Malfatti
Modern Art
Modernism
School of Paris.
Art Cri­ticism
Sérgio Milliet
Anita Malfatti
Modern Art
Modernism
School of Paris.
description A pintura de Anita Malfatti foi co­mentada por diversos escritores, destacando-se entre eles Mário de Andrade, amigo que sempre a defendeu no âmbito do modernismo no Bra­sil, em críticas publicadas ou em cartas. Além de Mário de Andrade e de Oswald de Andrade, outro escritor que avaliou a produção da artis­ta foi Sérgio Milliet, figura muito significativa naquele contexto, tanto por ter contribuído com artigos para diversos jornais e revistas, quanto por ter viabilizado o contato dos artis­tas e escritores brasileiros com personalidades relevantes do ambiente cultural francês. Este artigo apresenta e discute a recepção crítica de Sérgio Milliet aos trabalhos de Anita Malfatti, através de comentários publicados em artigos e livros ou proferidos em cartas. O objetivo da discussão é verificar como as transformações na pintura da artista foram interpretadas pelo autor na década de 1920 e consecutivamente, quando houve uma preocupação maior em escrever uma história do modernismo no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/114883
10.11606/issn.2316-901X.v0i63p219-234
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/114883
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i63p219-234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/114883/112608
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 63 (2016); 219-234
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 63 (2016); 219-234
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 63 (2016); 219-234
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 63 (2016); 219-234
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949711097364480