Sérgio Milliet: art criticism on Anita Malfatti
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/114883 |
Resumo: | A pintura de Anita Malfatti foi comentada por diversos escritores, destacando-se entre eles Mário de Andrade, amigo que sempre a defendeu no âmbito do modernismo no Brasil, em críticas publicadas ou em cartas. Além de Mário de Andrade e de Oswald de Andrade, outro escritor que avaliou a produção da artista foi Sérgio Milliet, figura muito significativa naquele contexto, tanto por ter contribuído com artigos para diversos jornais e revistas, quanto por ter viabilizado o contato dos artistas e escritores brasileiros com personalidades relevantes do ambiente cultural francês. Este artigo apresenta e discute a recepção crítica de Sérgio Milliet aos trabalhos de Anita Malfatti, através de comentários publicados em artigos e livros ou proferidos em cartas. O objetivo da discussão é verificar como as transformações na pintura da artista foram interpretadas pelo autor na década de 1920 e consecutivamente, quando houve uma preocupação maior em escrever uma história do modernismo no Brasil. |
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Sérgio Milliet: art criticism on Anita MalfattiSérgio Milliet: Críticas a Anita MalfattiSérgio Milliet: art criticism on Anita MalfattiCrítica de ArteSérgio MillietAnita MalfattiArte ModernaModernismoEscola de ParisArt CriticismSérgio MillietAnita MalfattiModern ArtModernismSchool of Paris.Art CriticismSérgio MillietAnita MalfattiModern ArtModernismSchool of Paris.A pintura de Anita Malfatti foi comentada por diversos escritores, destacando-se entre eles Mário de Andrade, amigo que sempre a defendeu no âmbito do modernismo no Brasil, em críticas publicadas ou em cartas. Além de Mário de Andrade e de Oswald de Andrade, outro escritor que avaliou a produção da artista foi Sérgio Milliet, figura muito significativa naquele contexto, tanto por ter contribuído com artigos para diversos jornais e revistas, quanto por ter viabilizado o contato dos artistas e escritores brasileiros com personalidades relevantes do ambiente cultural francês. Este artigo apresenta e discute a recepção crítica de Sérgio Milliet aos trabalhos de Anita Malfatti, através de comentários publicados em artigos e livros ou proferidos em cartas. O objetivo da discussão é verificar como as transformações na pintura da artista foram interpretadas pelo autor na década de 1920 e consecutivamente, quando houve uma preocupação maior em escrever uma história do modernismo no Brasil.Many authors have discussed Anita Malfatti’s paintings, notably Mário de Andrade, her close friend and art critic, who wrote about her relevance for the Brazilian Modern Art, through articles and letters. Besides Mário de Andrade and Oswald de Andrade, another important author of this period was Sérgio Milliet, who promoted the small group of Brazilian artists and writers in the Parisian cultural scene and wrote about them in many occasions. This essay presents and discusses Milliet’s art criticism on Anita Malfatti, in order to verify how the author interpreted the transformations in her art during the 1920’s, and subsequently, when Brazilian writers were concerned about presenting a history of Brazilian Modern Art.Many authors have discussed Anita Malfatti’s paintings, notably Mário de Andrade, her close friend and art critic, who wrote about her relevance for the Brazilian Modern Art, through articles and letters. Besides Mário de Andrade and Oswald de Andrade, another important author of this period was Sérgio Milliet, who promoted the small group of Brazilian artists and writers in the Parisian cultural scene and wrote about them in many occasions. This essay presents and discusses Milliet’s art criticism on Anita Malfatti, in order to verify how the author interpreted the transformations in her art during the 1920’s, and subsequently, when Brazilian writers were concerned about presenting a history of Brazilian Modern Art. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/11488310.11606/issn.2316-901X.v0i63p219-234Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 63 (2016); 219-234Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 63 (2016); 219-234Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 63 (2016); 219-234Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 63 (2016); 219-2342316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/114883/112608Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Renata Gomes2016-05-11T19:58:57Zoai:revistas.usp.br:article/114883Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2016-05-11T19:58:57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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