A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberto da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tobias, Juliano da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/125167
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer a revisão bibliográfica de alguns dos estudos clássicos sobre as relações raciais no Brasil. A revisão engloba o período do início dos anos 30 do século XX até os trabalhos mais recentes, que têm em comum o fato de caracterizarem a discriminação racial como fator importante para a manutenção das desigualdades raciais, reunindo argumentos que fundamentam as reflexões quanto à necessidade da adoção de políticas de ação afirmativa no Brasil, bem como os argumentos que consideram que a pobreza e a desigualdade são os fatores principais que contribuem para a marginalização do negro. Passar a limpo tais teorias e conceitos constitui contribuição significativa para dar efetividade às Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
id IEB-1_3cc8eabc71bf7f5ea7ac28e5de06928a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/125167
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no BrasilEducation for the ethno-racial relations and the studies about racism in BrazilEducation for the ethno-racial relations and the studies about racism in BrazilRacismorelações étnico- raciaiseducação.Racismethno-racial relationseducation.Urban productiondatamethodsources.Racismethno-racial relationseducation.Urban productiondatamethodsources.Este artigo tem como objetivo fazer a revisão bibliográfica de alguns dos estudos clássicos sobre as relações raciais no Brasil. A revisão engloba o período do início dos anos 30 do século XX até os trabalhos mais recentes, que têm em comum o fato de caracterizarem a discriminação racial como fator importante para a manutenção das desigualdades raciais, reunindo argumentos que fundamentam as reflexões quanto à necessidade da adoção de políticas de ação afirmativa no Brasil, bem como os argumentos que consideram que a pobreza e a desigualdade são os fatores principais que contribuem para a marginalização do negro. Passar a limpo tais teorias e conceitos constitui contribuição significativa para dar efetividade às Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.The article aims to make a literature review of some of the major studies on race relations in Brazil. The review comprises early 30’s (20th century) through current one and have in common the fact they regard racial discrimination as an important aspect for the maintenance of racial inequalities, gathering arguments which support the reflections as to the need of the adoption of the affirmative action policies in Brazil, as well as the ones who regards that the poverty and the inequality are the main aspects that contribute to the black people exclusion. Review such theories and concepts makes up a significant contribution to the effectiveness of the National curriculum guidelines for the racial and ethnic relations education.  The article aims to make a literature review of some of the major studies on race relations in Brazil. The review comprises early 30’s (20th century) through current one and have in common the fact they regard racial discrimination as an important aspect for the maintenance of racial inequalities, gathering arguments which support the reflections as to the need of the adoption of the affirmative action policies in Brazil, as well as the ones who regards that the poverty and the inequality are the main aspects that contribute to the black people exclusion. Review such theories and concepts makes up a significant contribution to the effectiveness of the National curriculum guidelines for the racial and ethnic relations education.  Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/12516710.11606/issn.2316-901X.v0i65p177-199Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 65 (2016); 177-199Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 65 (2016); 177-199Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 65 (2016); 177-199Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 65 (2016); 177-1992316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/125167/122266Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roberto daTobias, Juliano da Silva2017-01-06T13:18:09Zoai:revistas.usp.br:article/125167Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2017-01-06T13:18:09Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no Brasil
Education for the ethno-racial relations and the studies about racism in Brazil
Education for the ethno-racial relations and the studies about racism in Brazil
title A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no Brasil
spellingShingle A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no Brasil
Silva, Roberto da
Racismo
relações étnico- raciais
educação.
Racism
ethno-racial relations
education.Urban production
data
method
sources.
Racism
ethno-racial relations
education.Urban production
data
method
sources.
title_short A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no Brasil
title_full A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no Brasil
title_fullStr A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no Brasil
title_full_unstemmed A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no Brasil
title_sort A educação para as relações étnico-raciais e os estudos sobre racismo no Brasil
author Silva, Roberto da
author_facet Silva, Roberto da
Tobias, Juliano da Silva
author_role author
author2 Tobias, Juliano da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roberto da
Tobias, Juliano da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo
relações étnico- raciais
educação.
Racism
ethno-racial relations
education.Urban production
data
method
sources.
Racism
ethno-racial relations
education.Urban production
data
method
sources.
topic Racismo
relações étnico- raciais
educação.
Racism
ethno-racial relations
education.Urban production
data
method
sources.
Racism
ethno-racial relations
education.Urban production
data
method
sources.
description Este artigo tem como objetivo fazer a revisão bibliográfica de alguns dos estudos clássicos sobre as relações raciais no Brasil. A revisão engloba o período do início dos anos 30 do século XX até os trabalhos mais recentes, que têm em comum o fato de caracterizarem a discriminação racial como fator importante para a manutenção das desigualdades raciais, reunindo argumentos que fundamentam as reflexões quanto à necessidade da adoção de políticas de ação afirmativa no Brasil, bem como os argumentos que consideram que a pobreza e a desigualdade são os fatores principais que contribuem para a marginalização do negro. Passar a limpo tais teorias e conceitos constitui contribuição significativa para dar efetividade às Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/125167
10.11606/issn.2316-901X.v0i65p177-199
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/125167
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i65p177-199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/125167/122266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 65 (2016); 177-199
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 65 (2016); 177-199
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 65 (2016); 177-199
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 65 (2016); 177-199
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949711161327616