Existe uma teoria do pós-modernismo periférico? A Tropicália e a crítica de arte de Mário Pedrosa dos anos 1960
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/173567 |
Resumo: | Após Caetano Veloso e Gilberto Gil se apresentarem no Festival de MPB, de 1967, evidenciou-se uma mudança na cultura brasileira. De 1966 a 1968, Mário Pedrosa delineava em suas colunas do Correio da Manhã o que entendia por pós-modernismo analisando as artes visuais contemporâneas. Apesar da contemporaneidade entre a Tropicália e Pedrosa, a análise dele não é usada para compreender a intervenção dos dois músicos na cultura brasileira dos anos 1960. Assim, reconstruiremos o conceito de Pedrosa para investigar a Tropicália enquanto uma manifestação do pós-modernismo na periferia. |
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Existe uma teoria do pós-modernismo periférico? A Tropicália e a crítica de arte de Mário Pedrosa dos anos 1960Is there a theory of peripheral postmodernism? Tropicália and the art criticism of Mário Pedrosa in the 1960sMário PedrosaPostmodernismcenter-peripheryTropicalismMário Pedrosapós-modernismocentro-periferiaTropicalismoApós Caetano Veloso e Gilberto Gil se apresentarem no Festival de MPB, de 1967, evidenciou-se uma mudança na cultura brasileira. De 1966 a 1968, Mário Pedrosa delineava em suas colunas do Correio da Manhã o que entendia por pós-modernismo analisando as artes visuais contemporâneas. Apesar da contemporaneidade entre a Tropicália e Pedrosa, a análise dele não é usada para compreender a intervenção dos dois músicos na cultura brasileira dos anos 1960. Assim, reconstruiremos o conceito de Pedrosa para investigar a Tropicália enquanto uma manifestação do pós-modernismo na periferia.After Caetano Veloso and Gilberto Gil performed at the 1967 MPB Festival, there was a change in Brazilian culture. From 1966 to 1968, Mário Pedrosa outlined in his Correio da Manhã columns what he understood by postmodernism by analyzing contemporary visual arts. Despite the contemporaneity between Tropicália and Pedrosa, his analysis is not used to understand the intervention of the two musicians in the Brazilian culture of the 1960s. Thus, we will reconstruct Pedrosa’s concept to investigate Tropicália as a manifestation of postmodernism in the periphery.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2020-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/17356710.11606/issn.2316-901X.v1i76p18-33Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 76 (2020); 18-33Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 76 (2020); 18-33Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 76 (2020); 18-33Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 76 (2020); 18-332316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/173567/162715Copyright (c) 2020 Revista do Instituto de Estudos Brasileiroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDi Carlo, Josnei2020-12-09T18:12:09Zoai:revistas.usp.br:article/173567Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2020-12-09T18:12:09Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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