Um oásis num sistema poluído: rock e mediações cosmopolitas no Recife dos anos 1970 e 1980
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/169198 |
Resumo: | Neste artigo, utilizamos depoimentos de agentes pioneiros na criação de festivais e lojas especializadas em rock em Pernambuco para reconstruir os fragmentos de uma rede de sociabilidade em torno desse gênero musical nos anos 1970. Todos fazem referência a experiências marcantes vivenciadas na casa de Humberto Brito, distribuidor informal de lançamentos importados raros na cidade. Utilizando a noção de “mediação cosmopolita”, elaborada a partir das contribuições de Latour (2012), Silverstone (2002) e Robbins (1992), tentamos compreender de que maneira se desenvolve a constituição de determinado gosto e de um modo específico de se relacionar com a música naquele contexto. |
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Um oásis num sistema poluído: rock e mediações cosmopolitas no Recife dos anos 1970 e 1980An oasis in a polluted system: rock and cosmopolitan mediations in the 1970’s and the 1980’s in ReciferockRecifeMediationMediaçãorockRecifeNeste artigo, utilizamos depoimentos de agentes pioneiros na criação de festivais e lojas especializadas em rock em Pernambuco para reconstruir os fragmentos de uma rede de sociabilidade em torno desse gênero musical nos anos 1970. Todos fazem referência a experiências marcantes vivenciadas na casa de Humberto Brito, distribuidor informal de lançamentos importados raros na cidade. Utilizando a noção de “mediação cosmopolita”, elaborada a partir das contribuições de Latour (2012), Silverstone (2002) e Robbins (1992), tentamos compreender de que maneira se desenvolve a constituição de determinado gosto e de um modo específico de se relacionar com a música naquele contexto.In this article, we analyse interviews with pioneering agents in the creation of rock’nroll festivals and music stores in Pernambuco in order to reconstruct the fragments of a sociability network related to this musical genre, in the 1970s. They all refer to remarkable situatons experienced at Humberto Brito’s house, an informal distributor of rare imported Long-plays in Recife. We use the category “cosmopolitan mediation”, elaborated from the contributions of Latour (2012), Silverstone (2002) and Robbins (1992) in order to understand how a certain taste and a specific way of relating to music are structured in that context.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2020-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/16919810.11606/issn.2316-901X.v1i75p110-128Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 110-128Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 110-128Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 110-128Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 110-1282316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/169198/160410Copyright (c) 2020 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Amilcar AlmeidaFerreira, Daniela Maria2020-04-29T17:08:15Zoai:revistas.usp.br:article/169198Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2020-04-29T17:08:15Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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