Xul/Brasil: imaginários em diálogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
DOI: | 10.11606/issn.2316-901X.v0i53p53-68 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34684 |
Resumo: | Da assombrosa geração latino-americana das vanguardas históricas dos anos 1920, Xul Solar (Oscar Agustín Alejandro Schulz Solari, 1887-1963) foi o único artista que incorporou o Brasil em seu imaginário de forma sistemática. Suas pinturas, suas linguagens e sua biblioteca constituíram janelas abertas para a Terra Brasilis. Cinco décadas de intensa produção revelam um olhar, uma reflexão intelectual e mística voltada para o Brasil, assim como para o continente sul-americano. Este artigo tenta decifrar o "imaginário brasileiro" de Xul Solar e estabelece uma comparação quase que inevitável com Ismael Nery. O ensaio é resultado de uma pesquisa desenvolvida na biblioteca da Fundación Pan Klub, no Museu Xul Solar de Buenos Aires, em 2004. |
id |
IEB-1_51e61de0246fe1237b7bf5a07eef1b24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/34684 |
network_acronym_str |
IEB-1 |
network_name_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
spelling |
Xul/Brasil: imaginários em diálogo Xul/Brazil: repertoires in dialogue Xul SolarModernismoIsmael NeryArgentinaBrasilXul SolarModernismIsmael NeryArgentinaBrasil Da assombrosa geração latino-americana das vanguardas históricas dos anos 1920, Xul Solar (Oscar Agustín Alejandro Schulz Solari, 1887-1963) foi o único artista que incorporou o Brasil em seu imaginário de forma sistemática. Suas pinturas, suas linguagens e sua biblioteca constituíram janelas abertas para a Terra Brasilis. Cinco décadas de intensa produção revelam um olhar, uma reflexão intelectual e mística voltada para o Brasil, assim como para o continente sul-americano. Este artigo tenta decifrar o "imaginário brasileiro" de Xul Solar e estabelece uma comparação quase que inevitável com Ismael Nery. O ensaio é resultado de uma pesquisa desenvolvida na biblioteca da Fundación Pan Klub, no Museu Xul Solar de Buenos Aires, em 2004. Of the prodigious Latin-American generation of the historic avant-gardes of the 1920s, Xul Solar (Oscar Agustín Alejandro Schulz Solari, 1887-1963) was the only artist who incorporated Brazil into his repertoire in systematic form. His paintings, languages and library were open windows to Terra Brasilis. Five decades of intense production reveal an intellectual and mystical gaze and reflection very much trained on Brazil and the South-American continent in general. This article aims to decipher the "Brazilian mental repertoire" of Xul Solar and establish a near-inevitable comparison with Ismael Nery. The essay is the result of research conducted in the library of the Fundación Pan Klub at the Museu Xul Solar de Buenos Aires in 2004. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/3468410.11606/issn.2316-901X.v0i53p53-68Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 53 (2011); 53-68Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 53 (2011); 53-68Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 53 (2011); 53-68Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 53 (2011); 53-682316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34684/37422Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchwartz, Jorge2014-12-19T12:12:38Zoai:revistas.usp.br:article/34684Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2014-12-19T12:12:38Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Xul/Brasil: imaginários em diálogo Xul/Brazil: repertoires in dialogue |
title |
Xul/Brasil: imaginários em diálogo |
spellingShingle |
Xul/Brasil: imaginários em diálogo Xul/Brasil: imaginários em diálogo Schwartz, Jorge Xul Solar Modernismo Ismael Nery Argentina Brasil Xul Solar Modernism Ismael Nery Argentina Brasil Schwartz, Jorge Xul Solar Modernismo Ismael Nery Argentina Brasil Xul Solar Modernism Ismael Nery Argentina Brasil |
title_short |
Xul/Brasil: imaginários em diálogo |
title_full |
Xul/Brasil: imaginários em diálogo |
title_fullStr |
Xul/Brasil: imaginários em diálogo Xul/Brasil: imaginários em diálogo |
title_full_unstemmed |
Xul/Brasil: imaginários em diálogo Xul/Brasil: imaginários em diálogo |
title_sort |
Xul/Brasil: imaginários em diálogo |
author |
Schwartz, Jorge |
author_facet |
Schwartz, Jorge Schwartz, Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwartz, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Xul Solar Modernismo Ismael Nery Argentina Brasil Xul Solar Modernism Ismael Nery Argentina Brasil |
topic |
Xul Solar Modernismo Ismael Nery Argentina Brasil Xul Solar Modernism Ismael Nery Argentina Brasil |
description |
Da assombrosa geração latino-americana das vanguardas históricas dos anos 1920, Xul Solar (Oscar Agustín Alejandro Schulz Solari, 1887-1963) foi o único artista que incorporou o Brasil em seu imaginário de forma sistemática. Suas pinturas, suas linguagens e sua biblioteca constituíram janelas abertas para a Terra Brasilis. Cinco décadas de intensa produção revelam um olhar, uma reflexão intelectual e mística voltada para o Brasil, assim como para o continente sul-americano. Este artigo tenta decifrar o "imaginário brasileiro" de Xul Solar e estabelece uma comparação quase que inevitável com Ismael Nery. O ensaio é resultado de uma pesquisa desenvolvida na biblioteca da Fundación Pan Klub, no Museu Xul Solar de Buenos Aires, em 2004. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34684 10.11606/issn.2316-901X.v0i53p53-68 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34684 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v0i53p53-68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34684/37422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 53 (2011); 53-68 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 53 (2011); 53-68 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 53 (2011); 53-68 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 53 (2011); 53-68 2316-901X 0020-3874 reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) instacron:IEB |
instname_str |
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
instacron_str |
IEB |
institution |
IEB |
reponame_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
collection |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaieb@usp.br |
_version_ |
1822181278319902720 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v0i53p53-68 |