Cartografia digital geo-histórica: mobilidade urbana de São Paulo de 1877 a 1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliva, Jaime Tadeu
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fonseca, Fernanda Padovesi, Dutenkefer, Eduardo, Zoboli, Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119677
Resumo: No campo de uma cartografia digital geo-histórica o artigo apresenta mapas inéditos sobre a mobilidade urbana da cidade de São Pau­lo, produzidos no âmbito de pesquisa coletiva, re­lativos ao período entre 1877 e 1930. Em termos de metodologias, o destaque é para a aplicação do georreferenciamento relativo de mapas históricos passando pela vetorização de alguns elementos escolhidos, para, a seguir, trabalhar com uma cartografia analítica transformacional. Esses mapas em sua diversidade de métodos de repre­sentação podem permitir novos olhares sobre a mobilidade da cidade de São Paulo e seus refle­xos no quadro interacional da cidade. Algo que se procurou fazer no artigo mobilizando também algumas referências teóricas para avaliar esse elemento-chave (o quadro interacional) para a constituição da cidade e de sua sociedade urba­na.
id IEB-1_6af17ec9d858800b7d53609263a4f14e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/119677
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Cartografia digital geo-histórica: mobilidade urbana de São Paulo de 1877 a 1930Geo-historical digital cartography: the urban mobility of São Paulo from 1877 to 1930Geo-historical digital cartography: the urban mobility of São Paulo from 1877 to 1930Geo-historicaldigital cartographygeoreferencing relativeurbanityurban mobilityGeo-históriacartografia digitalgeorreferenciamento relativourbanidademobilidade urbana.Geo-historicaldigital cartographygeoreferencing relativeurbanityurban mobilityNo campo de uma cartografia digital geo-histórica o artigo apresenta mapas inéditos sobre a mobilidade urbana da cidade de São Pau­lo, produzidos no âmbito de pesquisa coletiva, re­lativos ao período entre 1877 e 1930. Em termos de metodologias, o destaque é para a aplicação do georreferenciamento relativo de mapas históricos passando pela vetorização de alguns elementos escolhidos, para, a seguir, trabalhar com uma cartografia analítica transformacional. Esses mapas em sua diversidade de métodos de repre­sentação podem permitir novos olhares sobre a mobilidade da cidade de São Paulo e seus refle­xos no quadro interacional da cidade. Algo que se procurou fazer no artigo mobilizando também algumas referências teóricas para avaliar esse elemento-chave (o quadro interacional) para a constituição da cidade e de sua sociedade urba­na.In a geohistorical digital cartography field, this paper introduces unpublished charts about urban tra­vel in São Paulo city, once produced as part of col­lective research, related to the period after 1877 until 1930. In terms of methodology, it stands out the relative georeferencing of historical maps enforcement and vectorization of a few selected elements as well, to deal, subsequently, with an analytical and transformational cartography. Those charts, in its diversity of representation methods, may enable new perspectives about ur­ban travel in São Paulo city and its repercussions in city interactional framework. This article also sought to bring some theoretical references for assessing this key component – the city interna­tional framework – in favour of the town esta­blishment and its urban society.In a geohistorical digital cartography field, this paper introduces unpublished charts about urban tra­vel in São Paulo city, once produced as part of col­lective research, related to the period after 1877 until 1930. In terms of methodology, it stands out the relative georeferencing of historical maps enforcement and vectorization of a few selected elements as well, to deal, subsequently, with an analytical and transformational cartography. Those charts, in its diversity of representation methods, may enable new perspectives about ur­ban travel in São Paulo city and its repercussions in city interactional framework. This article also sought to bring some theoretical references for assessing this key component – the city interna­tional framework – in favour of the town esta­blishment and its urban society.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2016-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/11967710.11606/issn.2316-901X.v0i64p131-166Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 64 (2016); 131-166Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 64 (2016); 131-166Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 64 (2016); 131-166Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 64 (2016); 131-1662316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119677/116966Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliva, Jaime TadeuFonseca, Fernanda PadovesiDutenkefer, EduardoZoboli, Luciano2016-09-01T14:18:25Zoai:revistas.usp.br:article/119677Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2016-09-01T14:18:25Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia digital geo-histórica: mobilidade urbana de São Paulo de 1877 a 1930
Geo-historical digital cartography: the urban mobility of São Paulo from 1877 to 1930
Geo-historical digital cartography: the urban mobility of São Paulo from 1877 to 1930
title Cartografia digital geo-histórica: mobilidade urbana de São Paulo de 1877 a 1930
spellingShingle Cartografia digital geo-histórica: mobilidade urbana de São Paulo de 1877 a 1930
Oliva, Jaime Tadeu
Geo-historical
digital cartography
georeferencing relative
urbanity
urban mobility
Geo-história
cartografia digital
georreferenciamento relativo
urbanidade
mobilidade urbana.
Geo-historical
digital cartography
georeferencing relative
urbanity
urban mobility
title_short Cartografia digital geo-histórica: mobilidade urbana de São Paulo de 1877 a 1930
title_full Cartografia digital geo-histórica: mobilidade urbana de São Paulo de 1877 a 1930
title_fullStr Cartografia digital geo-histórica: mobilidade urbana de São Paulo de 1877 a 1930
title_full_unstemmed Cartografia digital geo-histórica: mobilidade urbana de São Paulo de 1877 a 1930
title_sort Cartografia digital geo-histórica: mobilidade urbana de São Paulo de 1877 a 1930
author Oliva, Jaime Tadeu
author_facet Oliva, Jaime Tadeu
Fonseca, Fernanda Padovesi
Dutenkefer, Eduardo
Zoboli, Luciano
author_role author
author2 Fonseca, Fernanda Padovesi
Dutenkefer, Eduardo
Zoboli, Luciano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliva, Jaime Tadeu
Fonseca, Fernanda Padovesi
Dutenkefer, Eduardo
Zoboli, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Geo-historical
digital cartography
georeferencing relative
urbanity
urban mobility
Geo-história
cartografia digital
georreferenciamento relativo
urbanidade
mobilidade urbana.
Geo-historical
digital cartography
georeferencing relative
urbanity
urban mobility
topic Geo-historical
digital cartography
georeferencing relative
urbanity
urban mobility
Geo-história
cartografia digital
georreferenciamento relativo
urbanidade
mobilidade urbana.
Geo-historical
digital cartography
georeferencing relative
urbanity
urban mobility
description No campo de uma cartografia digital geo-histórica o artigo apresenta mapas inéditos sobre a mobilidade urbana da cidade de São Pau­lo, produzidos no âmbito de pesquisa coletiva, re­lativos ao período entre 1877 e 1930. Em termos de metodologias, o destaque é para a aplicação do georreferenciamento relativo de mapas históricos passando pela vetorização de alguns elementos escolhidos, para, a seguir, trabalhar com uma cartografia analítica transformacional. Esses mapas em sua diversidade de métodos de repre­sentação podem permitir novos olhares sobre a mobilidade da cidade de São Paulo e seus refle­xos no quadro interacional da cidade. Algo que se procurou fazer no artigo mobilizando também algumas referências teóricas para avaliar esse elemento-chave (o quadro interacional) para a constituição da cidade e de sua sociedade urba­na.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119677
10.11606/issn.2316-901X.v0i64p131-166
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119677
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i64p131-166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119677/116966
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 64 (2016); 131-166
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 64 (2016); 131-166
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 64 (2016); 131-166
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 64 (2016); 131-166
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949711142453248