Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73445 |
Resumo: | A obra de Pixinguinha é uma das mais representativas para a música popular brasileira do século XX. No âmbito da arte da improvisação contrapontística e da qualidade de composições (duas, mil), é a mais importnte. Desenvolvo neste texto a idéia de que Pixinguinha é um caso único na história da MPB, em que um instrumentista popular, atinge a condição de maestro, arranjador e compositor, além de criar um estilo da execução. Não deixa, portanto, de ser espantoso o fato de el não ter deixado seguidores e de não haver criado uma escola. Para entender o fenômeno, o associo a vida do músico a sua obra, sem postular a precedência de um sobre outra. |
id |
IEB-1_76ae86dfc00c7aaacafa9810e12d11d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/73445 |
network_acronym_str |
IEB-1 |
network_name_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository_id_str |
|
spelling |
Pixinguinha, Quintessência da Música Popular BrasileiraPixinguinha, the Brazilian Popular Music QuintessenceHistória da música brasileiraChoroInfluência do jazzImprovisaçãoContrapontoRio de JaneiroCarnavalExpansão da música popular brasileira no exteriorVilla-LobosDongaSinhôOito BatutasBrazilian Popular Music HistoryChoroJazz influenceImprovisationSpontaneous counterpointRio de JaneiroCarnivalexpansion of brazilianMusic abroadVilla-LobosDongaSinhôoito Batutas.A obra de Pixinguinha é uma das mais representativas para a música popular brasileira do século XX. No âmbito da arte da improvisação contrapontística e da qualidade de composições (duas, mil), é a mais importnte. Desenvolvo neste texto a idéia de que Pixinguinha é um caso único na história da MPB, em que um instrumentista popular, atinge a condição de maestro, arranjador e compositor, além de criar um estilo da execução. Não deixa, portanto, de ser espantoso o fato de el não ter deixado seguidores e de não haver criado uma escola. Para entender o fenômeno, o associo a vida do músico a sua obra, sem postular a precedência de um sobre outra.The work of the composer, arranger and composer Pixinguinha is one of the most important to the brazilian popular music progress during this century. The Pixinguinha´s quality of contrapunctual imprivisation and his productivity (2.000 titles) place him on the top of the popular music tradition. Pixinguinha ocupies a single place in the MPB history: a popular instrumentist who reached the status of conductor, arranger and composer, besides the invention of a style of improvisation. It is amazing Pixinguinha didn´st let followers or disciples. He didn´s even create a school. The purpose of the article is to understand his fact by linking life and work, and vice versa.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros1997-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7344510.11606/issn.2316-901X.v0i42p43-57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 42 (1997); 43-57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 42 (1997); 43-57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 42 (1997); 43-57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 42 (1997); 43-572316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73445/77175Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiron, Luís Antônio2015-06-16T11:26:43Zoai:revistas.usp.br:article/73445Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-06-16T11:26:43Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira Pixinguinha, the Brazilian Popular Music Quintessence |
title |
Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira |
spellingShingle |
Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira Giron, Luís Antônio História da música brasileira Choro Influência do jazz Improvisação Contraponto Rio de Janeiro Carnaval Expansão da música popular brasileira no exterior Villa-Lobos Donga Sinhô Oito Batutas Brazilian Popular Music History Choro Jazz influence Improvisation Spontaneous counterpoint Rio de Janeiro Carnival expansion of brazilian Music abroad Villa-Lobos Donga Sinhô oito Batutas. |
title_short |
Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira |
title_full |
Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira |
title_fullStr |
Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira |
title_full_unstemmed |
Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira |
title_sort |
Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira |
author |
Giron, Luís Antônio |
author_facet |
Giron, Luís Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giron, Luís Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da música brasileira Choro Influência do jazz Improvisação Contraponto Rio de Janeiro Carnaval Expansão da música popular brasileira no exterior Villa-Lobos Donga Sinhô Oito Batutas Brazilian Popular Music History Choro Jazz influence Improvisation Spontaneous counterpoint Rio de Janeiro Carnival expansion of brazilian Music abroad Villa-Lobos Donga Sinhô oito Batutas. |
topic |
História da música brasileira Choro Influência do jazz Improvisação Contraponto Rio de Janeiro Carnaval Expansão da música popular brasileira no exterior Villa-Lobos Donga Sinhô Oito Batutas Brazilian Popular Music History Choro Jazz influence Improvisation Spontaneous counterpoint Rio de Janeiro Carnival expansion of brazilian Music abroad Villa-Lobos Donga Sinhô oito Batutas. |
description |
A obra de Pixinguinha é uma das mais representativas para a música popular brasileira do século XX. No âmbito da arte da improvisação contrapontística e da qualidade de composições (duas, mil), é a mais importnte. Desenvolvo neste texto a idéia de que Pixinguinha é um caso único na história da MPB, em que um instrumentista popular, atinge a condição de maestro, arranjador e compositor, além de criar um estilo da execução. Não deixa, portanto, de ser espantoso o fato de el não ter deixado seguidores e de não haver criado uma escola. Para entender o fenômeno, o associo a vida do músico a sua obra, sem postular a precedência de um sobre outra. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73445 10.11606/issn.2316-901X.v0i42p43-57 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73445 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v0i42p43-57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73445/77175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 42 (1997); 43-57 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 42 (1997); 43-57 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 42 (1997); 43-57 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 42 (1997); 43-57 2316-901X 0020-3874 reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) instacron:IEB |
instname_str |
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
instacron_str |
IEB |
institution |
IEB |
reponame_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
collection |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaieb@usp.br |
_version_ |
1798949710356021248 |