Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giron, Luís Antônio
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73445
Resumo: A obra de Pixinguinha é uma das mais representativas para a música popular brasileira do século XX. No âmbito da arte da improvisação contrapontística e da qualidade de composições (duas, mil), é a mais importnte. Desenvolvo neste texto a idéia de que Pixinguinha é um caso único na história da MPB, em que um instrumentista popular, atinge a condição de maestro, arranjador e compositor, além de criar um estilo da execução. Não deixa, portanto, de ser espantoso o fato de el não ter deixado seguidores e de não haver criado uma escola. Para entender o fenômeno, o associo a vida do músico a sua obra, sem postular a precedência de um sobre outra.
id IEB-1_76ae86dfc00c7aaacafa9810e12d11d5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/73445
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Pixinguinha, Quintessência da Música Popular BrasileiraPixinguinha, the Brazilian Popular Music QuintessenceHistória da música brasileiraChoroInfluência do jazzImprovisaçãoContrapontoRio de JaneiroCarnavalExpansão da música popular brasileira no exteriorVilla-LobosDongaSinhôOito BatutasBrazilian Popular Music HistoryChoroJazz influenceImprovisationSpontaneous counterpointRio de JaneiroCarnivalexpansion of brazilianMusic abroadVilla-LobosDongaSinhôoito Batutas.A obra de Pixinguinha é uma das mais representativas para a música popular brasileira do século XX. No âmbito da arte da improvisação contrapontística e da qualidade de composições (duas, mil), é a mais importnte. Desenvolvo neste texto a idéia de que Pixinguinha é um caso único na história da MPB, em que um instrumentista popular, atinge a condição de maestro, arranjador e compositor, além de criar um estilo da execução. Não deixa, portanto, de ser espantoso o fato de el não ter deixado seguidores e de não haver criado uma escola. Para entender o fenômeno, o associo a vida do músico a sua obra, sem postular a precedência de um sobre outra.The work of the composer, arranger and composer Pixinguinha is one of the most important to the brazilian popular music progress during this century. The Pixinguinha´s quality of contrapunctual imprivisation and his productivity (2.000 titles) place him on the top of the popular music tradition. Pixinguinha ocupies a single place in the MPB history: a popular instrumentist who reached the status of conductor, arranger and composer, besides the invention of a style of improvisation. It is amazing Pixinguinha didn´st let followers or disciples. He didn´s even create a school. The purpose of the article is to understand his fact by linking life and work, and vice versa.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros1997-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7344510.11606/issn.2316-901X.v0i42p43-57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 42 (1997); 43-57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 42 (1997); 43-57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 42 (1997); 43-57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 42 (1997); 43-572316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73445/77175Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiron, Luís Antônio2015-06-16T11:26:43Zoai:revistas.usp.br:article/73445Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-06-16T11:26:43Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira
Pixinguinha, the Brazilian Popular Music Quintessence
title Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira
spellingShingle Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira
Giron, Luís Antônio
História da música brasileira
Choro
Influência do jazz
Improvisação
Contraponto
Rio de Janeiro
Carnaval
Expansão da música popular brasileira no exterior
Villa-Lobos
Donga
Sinhô
Oito Batutas
Brazilian Popular Music History
Choro
Jazz influence
Improvisation
Spontaneous counterpoint
Rio de Janeiro
Carnival
expansion of brazilian
Music abroad
Villa-Lobos
Donga
Sinhô
oito Batutas.
title_short Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira
title_full Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira
title_fullStr Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira
title_full_unstemmed Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira
title_sort Pixinguinha, Quintessência da Música Popular Brasileira
author Giron, Luís Antônio
author_facet Giron, Luís Antônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giron, Luís Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv História da música brasileira
Choro
Influência do jazz
Improvisação
Contraponto
Rio de Janeiro
Carnaval
Expansão da música popular brasileira no exterior
Villa-Lobos
Donga
Sinhô
Oito Batutas
Brazilian Popular Music History
Choro
Jazz influence
Improvisation
Spontaneous counterpoint
Rio de Janeiro
Carnival
expansion of brazilian
Music abroad
Villa-Lobos
Donga
Sinhô
oito Batutas.
topic História da música brasileira
Choro
Influência do jazz
Improvisação
Contraponto
Rio de Janeiro
Carnaval
Expansão da música popular brasileira no exterior
Villa-Lobos
Donga
Sinhô
Oito Batutas
Brazilian Popular Music History
Choro
Jazz influence
Improvisation
Spontaneous counterpoint
Rio de Janeiro
Carnival
expansion of brazilian
Music abroad
Villa-Lobos
Donga
Sinhô
oito Batutas.
description A obra de Pixinguinha é uma das mais representativas para a música popular brasileira do século XX. No âmbito da arte da improvisação contrapontística e da qualidade de composições (duas, mil), é a mais importnte. Desenvolvo neste texto a idéia de que Pixinguinha é um caso único na história da MPB, em que um instrumentista popular, atinge a condição de maestro, arranjador e compositor, além de criar um estilo da execução. Não deixa, portanto, de ser espantoso o fato de el não ter deixado seguidores e de não haver criado uma escola. Para entender o fenômeno, o associo a vida do músico a sua obra, sem postular a precedência de um sobre outra.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73445
10.11606/issn.2316-901X.v0i42p43-57
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73445
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i42p43-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73445/77175
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 42 (1997); 43-57
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 42 (1997); 43-57
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 42 (1997); 43-57
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 42 (1997); 43-57
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949710356021248