A questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
DOI: | 10.11606/issn.2316-901X.v0i63p86-102 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/114863 |
Resumo: | O presente estudo aborda a atividade musical de artistas paraenses da primeira metade do século XX, centrado na reflexão sobre os sentidos de “popular” ensejados na repercussão da atuação intelectual e artística desses sujeitos. As pistas investigadas no trabalho foram coletadas em periódicos, registros memorialísticos e ensaios de folcloristas, dentro do recorte cronológico selecionado. Os dados indicam a conformação de dois campos de atuação musical nesse período, em que se inseriram músicos-folcloristas e músicos populares profissionais. O texto analisa a invocação de diferentes sentidos nas criações destes músicos, no contexto amazônico, em torno de classificações como música folclórica, música popular e música artística. |
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A questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XXThe matter of the popular, concerning the music of Paraense Amazonia in the first half of the 20th CenturyThe matter of the popular, concerning the music of Paraense Amazonia in the first half of the 20th CenturyAmazônia paraensemúsica popularfolcloremercado de entretenimentoParaense Amazoniapopular musicfolkloreshow businessParaense Amazoniapopular musicfolkloreshow businessO presente estudo aborda a atividade musical de artistas paraenses da primeira metade do século XX, centrado na reflexão sobre os sentidos de “popular” ensejados na repercussão da atuação intelectual e artística desses sujeitos. As pistas investigadas no trabalho foram coletadas em periódicos, registros memorialísticos e ensaios de folcloristas, dentro do recorte cronológico selecionado. Os dados indicam a conformação de dois campos de atuação musical nesse período, em que se inseriram músicos-folcloristas e músicos populares profissionais. O texto analisa a invocação de diferentes sentidos nas criações destes músicos, no contexto amazônico, em torno de classificações como música folclórica, música popular e música artística.The current study approaches the musical activity of Paraense artists in the first half of the 20th century, focused on the senses of “popular” developed due to the repercussion of these characters’ intellectual and artistic performance. The clues examined in this work were collected in journals, memory records and folklorists’ essays, related to the specified chronological term. The data indicate the existence of two areas of musical practice in this period, in which allocated themselves musician-folklorists and professional popular musicians. The text analyses the claiming of different meanings by these musicians’ creations, in the Amazonian context, around categories as folklore music, popular music and artistic music.The current study approaches the musical activity of Paraense artists in the first half of the 20th century, focused on the senses of “popular” developed due to the repercussion of these characters’ intellectual and artistic performance. The clues examined in this work were collected in journals, memory records and folklorists’ essays, related to the specified chronological term. The data indicate the existence of two areas of musical practice in this period, in which allocated themselves musician-folklorists and professional popular musicians. The text analyses the claiming of different meanings by these musicians’ creations, in the Amazonian context, around categories as folklore music, popular music and artistic music.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/11486310.11606/issn.2316-901X.v0i63p86-102Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 63 (2016); 86-102Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 63 (2016); 86-102Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 63 (2016); 86-102Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 63 (2016); 86-1022316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/114863/112591Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Antonio Maurício Dias da2016-05-11T19:58:57Zoai:revistas.usp.br:article/114863Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2016-05-11T19:58:57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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