Figurino docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Alessandra Ancona de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Albano, Ana Angélica Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/100782
Resumo: Este artigo relata uma investigação -formação, na qua l buscamos, pelo diálogo do teatro com a memória, perceber aspectos da docência muitas vezes ignorados nas ref lexões sobre as relações docente-discente — em especial, um deles: o “figurino” dos professores. Investigamos elementos da cena teatral, relacionando-os à docência. Buscamos evidenciar posturas assumidas pelos professores e possibilitar a reflexão e o questionamento sobre elas. O ponto de partida foram as lembranças dos sujeitos pesquisados em relação às roupas de seus professores. A partir da síntese das roupas lembradas individualmente, criou-se um figurino coletivo em grupo, após a experiência com exercícios teatrais e a ref lexão sobre qual imagem de professor gostariam de retratar. Este processo permitiu entrar em contato com aspectos significativos da docência, questioná-los e, em muitos casos, recriá-los.
id IEB-1_a87aea5e5e214dec2936c84a41f5a07f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/100782
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Figurino docenteTeacher costumeTeacher trainingMemoryTheatreCostume.Formação de professoresMemóriaTeatroFigurino.Este artigo relata uma investigação -formação, na qua l buscamos, pelo diálogo do teatro com a memória, perceber aspectos da docência muitas vezes ignorados nas ref lexões sobre as relações docente-discente — em especial, um deles: o “figurino” dos professores. Investigamos elementos da cena teatral, relacionando-os à docência. Buscamos evidenciar posturas assumidas pelos professores e possibilitar a reflexão e o questionamento sobre elas. O ponto de partida foram as lembranças dos sujeitos pesquisados em relação às roupas de seus professores. A partir da síntese das roupas lembradas individualmente, criou-se um figurino coletivo em grupo, após a experiência com exercícios teatrais e a ref lexão sobre qual imagem de professor gostariam de retratar. Este processo permitiu entrar em contato com aspectos significativos da docência, questioná-los e, em muitos casos, recriá-los.This article brings a reflection on the “costumes” of teachers. We present a research in the field of teacher training, which is configured as a research-training, in which we seek, in the dialogue of the theater with memory, the perception of aspects of teaching that are often ignored in the ref lections about the teaching-learning relationships. To this end, we set out to investigate elements of the theatrical scene in relation to teaching, starting from the hypothesis that these objects may show postures assumed by teachers and, thus, enable the ref lection and questioning about the same. The starting point were teachers who have gone through life of the surveyed people and, in this exercise that we narrated, the focus were the memories of these teachers’ clothes. This exercise with the memory enables to enter in contact with motivations that, possibly, guided some of your choices. The “costumes” created from those memories and experience with theatrical exercises led to the need for ref lection on which image of teacher they would like to portray. This process enabled t hem to enter in contact wit h significant aspects of teaching, question them and, in many cases, recreate them.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2015-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/10078210.11606/issn.2316-901X.v0i61p82-102Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 61 (2015); 82-102Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 61 (2015); 82-102Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 61 (2015); 82-102Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 61 (2015); 82-1022316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/100782/99478Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Alessandra Ancona deAlbano, Ana Angélica Medeiros2015-11-13T16:26:57Zoai:revistas.usp.br:article/100782Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-11-13T16:26:57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Figurino docente
Teacher costume
title Figurino docente
spellingShingle Figurino docente
Faria, Alessandra Ancona de
Teacher training
Memory
Theatre
Costume.
Formação de professores
Memória
Teatro
Figurino.
title_short Figurino docente
title_full Figurino docente
title_fullStr Figurino docente
title_full_unstemmed Figurino docente
title_sort Figurino docente
author Faria, Alessandra Ancona de
author_facet Faria, Alessandra Ancona de
Albano, Ana Angélica Medeiros
author_role author
author2 Albano, Ana Angélica Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Alessandra Ancona de
Albano, Ana Angélica Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher training
Memory
Theatre
Costume.
Formação de professores
Memória
Teatro
Figurino.
topic Teacher training
Memory
Theatre
Costume.
Formação de professores
Memória
Teatro
Figurino.
description Este artigo relata uma investigação -formação, na qua l buscamos, pelo diálogo do teatro com a memória, perceber aspectos da docência muitas vezes ignorados nas ref lexões sobre as relações docente-discente — em especial, um deles: o “figurino” dos professores. Investigamos elementos da cena teatral, relacionando-os à docência. Buscamos evidenciar posturas assumidas pelos professores e possibilitar a reflexão e o questionamento sobre elas. O ponto de partida foram as lembranças dos sujeitos pesquisados em relação às roupas de seus professores. A partir da síntese das roupas lembradas individualmente, criou-se um figurino coletivo em grupo, após a experiência com exercícios teatrais e a ref lexão sobre qual imagem de professor gostariam de retratar. Este processo permitiu entrar em contato com aspectos significativos da docência, questioná-los e, em muitos casos, recriá-los.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/100782
10.11606/issn.2316-901X.v0i61p82-102
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/100782
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i61p82-102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/100782/99478
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 61 (2015); 82-102
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 61 (2015); 82-102
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 61 (2015); 82-102
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 61 (2015); 82-102
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949710757625856