Figurino docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/100782 |
Resumo: | Este artigo relata uma investigação -formação, na qua l buscamos, pelo diálogo do teatro com a memória, perceber aspectos da docência muitas vezes ignorados nas ref lexões sobre as relações docente-discente — em especial, um deles: o “figurino” dos professores. Investigamos elementos da cena teatral, relacionando-os à docência. Buscamos evidenciar posturas assumidas pelos professores e possibilitar a reflexão e o questionamento sobre elas. O ponto de partida foram as lembranças dos sujeitos pesquisados em relação às roupas de seus professores. A partir da síntese das roupas lembradas individualmente, criou-se um figurino coletivo em grupo, após a experiência com exercícios teatrais e a ref lexão sobre qual imagem de professor gostariam de retratar. Este processo permitiu entrar em contato com aspectos significativos da docência, questioná-los e, em muitos casos, recriá-los. |
id |
IEB-1_a87aea5e5e214dec2936c84a41f5a07f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/100782 |
network_acronym_str |
IEB-1 |
network_name_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository_id_str |
|
spelling |
Figurino docenteTeacher costumeTeacher trainingMemoryTheatreCostume.Formação de professoresMemóriaTeatroFigurino.Este artigo relata uma investigação -formação, na qua l buscamos, pelo diálogo do teatro com a memória, perceber aspectos da docência muitas vezes ignorados nas ref lexões sobre as relações docente-discente — em especial, um deles: o “figurino” dos professores. Investigamos elementos da cena teatral, relacionando-os à docência. Buscamos evidenciar posturas assumidas pelos professores e possibilitar a reflexão e o questionamento sobre elas. O ponto de partida foram as lembranças dos sujeitos pesquisados em relação às roupas de seus professores. A partir da síntese das roupas lembradas individualmente, criou-se um figurino coletivo em grupo, após a experiência com exercícios teatrais e a ref lexão sobre qual imagem de professor gostariam de retratar. Este processo permitiu entrar em contato com aspectos significativos da docência, questioná-los e, em muitos casos, recriá-los.This article brings a reflection on the “costumes” of teachers. We present a research in the field of teacher training, which is configured as a research-training, in which we seek, in the dialogue of the theater with memory, the perception of aspects of teaching that are often ignored in the ref lections about the teaching-learning relationships. To this end, we set out to investigate elements of the theatrical scene in relation to teaching, starting from the hypothesis that these objects may show postures assumed by teachers and, thus, enable the ref lection and questioning about the same. The starting point were teachers who have gone through life of the surveyed people and, in this exercise that we narrated, the focus were the memories of these teachers’ clothes. This exercise with the memory enables to enter in contact with motivations that, possibly, guided some of your choices. The “costumes” created from those memories and experience with theatrical exercises led to the need for ref lection on which image of teacher they would like to portray. This process enabled t hem to enter in contact wit h significant aspects of teaching, question them and, in many cases, recreate them.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2015-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/10078210.11606/issn.2316-901X.v0i61p82-102Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 61 (2015); 82-102Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 61 (2015); 82-102Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 61 (2015); 82-102Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 61 (2015); 82-1022316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/100782/99478Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Alessandra Ancona deAlbano, Ana Angélica Medeiros2015-11-13T16:26:57Zoai:revistas.usp.br:article/100782Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-11-13T16:26:57Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Figurino docente Teacher costume |
title |
Figurino docente |
spellingShingle |
Figurino docente Faria, Alessandra Ancona de Teacher training Memory Theatre Costume. Formação de professores Memória Teatro Figurino. |
title_short |
Figurino docente |
title_full |
Figurino docente |
title_fullStr |
Figurino docente |
title_full_unstemmed |
Figurino docente |
title_sort |
Figurino docente |
author |
Faria, Alessandra Ancona de |
author_facet |
Faria, Alessandra Ancona de Albano, Ana Angélica Medeiros |
author_role |
author |
author2 |
Albano, Ana Angélica Medeiros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Alessandra Ancona de Albano, Ana Angélica Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher training Memory Theatre Costume. Formação de professores Memória Teatro Figurino. |
topic |
Teacher training Memory Theatre Costume. Formação de professores Memória Teatro Figurino. |
description |
Este artigo relata uma investigação -formação, na qua l buscamos, pelo diálogo do teatro com a memória, perceber aspectos da docência muitas vezes ignorados nas ref lexões sobre as relações docente-discente — em especial, um deles: o “figurino” dos professores. Investigamos elementos da cena teatral, relacionando-os à docência. Buscamos evidenciar posturas assumidas pelos professores e possibilitar a reflexão e o questionamento sobre elas. O ponto de partida foram as lembranças dos sujeitos pesquisados em relação às roupas de seus professores. A partir da síntese das roupas lembradas individualmente, criou-se um figurino coletivo em grupo, após a experiência com exercícios teatrais e a ref lexão sobre qual imagem de professor gostariam de retratar. Este processo permitiu entrar em contato com aspectos significativos da docência, questioná-los e, em muitos casos, recriá-los. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/100782 10.11606/issn.2316-901X.v0i61p82-102 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/100782 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v0i61p82-102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/100782/99478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 61 (2015); 82-102 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 61 (2015); 82-102 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 61 (2015); 82-102 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 61 (2015); 82-102 2316-901X 0020-3874 reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) instacron:IEB |
instname_str |
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
instacron_str |
IEB |
institution |
IEB |
reponame_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
collection |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaieb@usp.br |
_version_ |
1798949710757625856 |