Xilogravura: Os Percursos da Criação Popular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/72075 |
Resumo: | Recurso tipográfico dos jornais brasileiros do século XIX, a xilogravura foi incorporada pela editoração popular nordestina como ilustração das capas da literatura de folhetos. Este texto tenta dar conta de como essa manifestação, de certo modo utilitária, ganhou estatuto de obra-de-arte. A partir da década de 60, xilógrafos passaram a cortar, nos tacos de umburana, álbuns com formato padronizado e temática definida, como forma de superar o declínio da literatura de folhetos e para ganhar espaço no mercado de arte. |
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Xilogravura: Os Percursos da Criação PopularXilograph: The Trends of Popular CreationPopularHabilidadeInvençãoEditoração e artePopularSkillsInventionPublishing and artRecurso tipográfico dos jornais brasileiros do século XIX, a xilogravura foi incorporada pela editoração popular nordestina como ilustração das capas da literatura de folhetos. Este texto tenta dar conta de como essa manifestação, de certo modo utilitária, ganhou estatuto de obra-de-arte. A partir da década de 60, xilógrafos passaram a cortar, nos tacos de umburana, álbuns com formato padronizado e temática definida, como forma de superar o declínio da literatura de folhetos e para ganhar espaço no mercado de arte.A typographic recource of Brazilian newspaper in the Nineteenth century, xylography was shared in by popular northeastern publishing as cover illustrations of literature booklets. The following text tries to makes clear how that useful style, in a certain way, has reached the status of artwork. From the sixtles on, xylographers started to carve in te piedes of umburana wood, albuns with a sharted from and a previously established subject, as means to overcome the decline of literature booklets and in order to take place on he art trading.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros1995-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7207510.11606/issn.2316-901X.v0i39p143-158Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 39 (1995); 143-158Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 39 (1995); 143-158Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 39 (1995); 143-158Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 39 (1995); 143-1582316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/72075/75314Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Gilmar de2015-06-16T11:26:37Zoai:revistas.usp.br:article/72075Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-06-16T11:26:37Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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Recurso tipográfico dos jornais brasileiros do século XIX, a xilogravura foi incorporada pela editoração popular nordestina como ilustração das capas da literatura de folhetos. Este texto tenta dar conta de como essa manifestação, de certo modo utilitária, ganhou estatuto de obra-de-arte. A partir da década de 60, xilógrafos passaram a cortar, nos tacos de umburana, álbuns com formato padronizado e temática definida, como forma de superar o declínio da literatura de folhetos e para ganhar espaço no mercado de arte. |
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