Regina Gomide Graz: modernismo, arte têxtil e relações de gênero no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34583 |
Resumo: | O artigo pretende discutir o modo como a disciplina história da arte é perpassada pela dimensão do gênero, particularmente em se tratando das obras de arte têxteis, tradicionalmente menos valorizadas por serem associadas a faturas e meios "naturalmente" femininos. Tal caso é esclarecedor do quanto, historicamente, a disciplina baseia-se em uma hierarquia de objetos que é construída mediante categorias que transcendem os limites do que é "puramente estético". A trajetória de Regina Gomide Graz - a introdutora das artes têxteis modernas no Brasil - permite-nos pensar a gênese das categorias valorativas e a maneira como, concretamente, as artistas do sexo feminino puderam negociar posições específicas dentro dos circuitos modernistas, lidando com diversas ordens de injunções sociais, como as limitações colocadas pelas parcerias artísticas, a divisão sexual do trabalho daí decorrente e os discursos socialmente disseminados sobre o que constituía uma arte "feminina". |
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Regina Gomide Graz: modernismo, arte têxtil e relações de gênero no Brasil Regina Gomide Graz: modernism, textile art and gender relations in Brazil Regina Gomide Grazarte têxtilgêneromodernismoart décosociologia da arteRegina Gomide Graztextile artgendermodernismart décosociology of art O artigo pretende discutir o modo como a disciplina história da arte é perpassada pela dimensão do gênero, particularmente em se tratando das obras de arte têxteis, tradicionalmente menos valorizadas por serem associadas a faturas e meios "naturalmente" femininos. Tal caso é esclarecedor do quanto, historicamente, a disciplina baseia-se em uma hierarquia de objetos que é construída mediante categorias que transcendem os limites do que é "puramente estético". A trajetória de Regina Gomide Graz - a introdutora das artes têxteis modernas no Brasil - permite-nos pensar a gênese das categorias valorativas e a maneira como, concretamente, as artistas do sexo feminino puderam negociar posições específicas dentro dos circuitos modernistas, lidando com diversas ordens de injunções sociais, como as limitações colocadas pelas parcerias artísticas, a divisão sexual do trabalho daí decorrente e os discursos socialmente disseminados sobre o que constituía uma arte "feminina". This article addresses how the discipline of art history is pervaded by gender issues, particularly in respect to textile works of art, which are traditionally less valued due to their association with craftsmanship and means identified as 'feminine in nature'. This case enlightens how historically, the discipline is based upon a hierarchy of objects, construed by categories that transcend the limits of what is 'purely aesthetic'. The life and work of Regina Gomide Graz - who introduced modern textile arts in Brazil - allows us to reflect upon the origins of categories of value (in the discipline of art history) and the way in which women artists were able to, concretely, negotiate positions within the modernist artistic circle, by dealing with diverse forms of social injunctions, such as the restrictions posed by artistic partnerships, and the consequent sexual division of labor, as well as socially widespread discourses on what constituted a 'feminine' art. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/3458310.11606/issn.2316-901X.v0i45p87-106Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 45 (2007); 87-106Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 45 (2007); 87-106Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 45 (2007); 87-106Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 45 (2007); 87-1062316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34583/37321Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimioni, Ana Paula Cavalcanti2014-12-19T12:12:51Zoai:revistas.usp.br:article/34583Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2014-12-19T12:12:51Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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O artigo pretende discutir o modo como a disciplina história da arte é perpassada pela dimensão do gênero, particularmente em se tratando das obras de arte têxteis, tradicionalmente menos valorizadas por serem associadas a faturas e meios "naturalmente" femininos. Tal caso é esclarecedor do quanto, historicamente, a disciplina baseia-se em uma hierarquia de objetos que é construída mediante categorias que transcendem os limites do que é "puramente estético". A trajetória de Regina Gomide Graz - a introdutora das artes têxteis modernas no Brasil - permite-nos pensar a gênese das categorias valorativas e a maneira como, concretamente, as artistas do sexo feminino puderam negociar posições específicas dentro dos circuitos modernistas, lidando com diversas ordens de injunções sociais, como as limitações colocadas pelas parcerias artísticas, a divisão sexual do trabalho daí decorrente e os discursos socialmente disseminados sobre o que constituía uma arte "feminina". |
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