O futuro do sambista e o sambista do futuro: juventude, sociabilidade e associativismo nas escolas de samba mirins do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Paula Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149942
Resumo: Crianças e adolescentes participam, com as suas famílias, das atividades das escolas de samba, tendo, há décadas, espaços próprios: ala das crianças; escolinhas de  mestre-sala e porta- bandeira; baterias mirins, com a perspectiva de profissionalização e renovação nas próprias escolas; e escolas de samba mirins. Hoje há 16 escolas, majoritariamente derivadas das escolasmães, que fecham os desfiles na terça-feira, com mais de 25 mil participantes, e tentam inserir-se nas políticas sociais para a  juventude, para a promoção da cidadania e a revitalização do sentido de comunidade. Mantêm estreito laço com sua vizinhança, contribuem para a valorização da cultura  carioca e se apresentam como elemento fundamental do samba nas últimas décadas.
id IEB-1_d6984b511649f84361e3815f28f8af57
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/149942
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling O futuro do sambista e o sambista do futuro: juventude, sociabilidade e associativismo nas escolas de samba mirins do Rio de JaneiroThe future of the samba musician and the samba musician of the future: youth, sociability and associativism in children’s samba schools from Rio de JaneiroChildren’s samba schools; youth; social policies; sociability; associativismEscolas de samba mirins; juventude; políticas sociais; sociabilidade; associativismoCrianças e adolescentes participam, com as suas famílias, das atividades das escolas de samba, tendo, há décadas, espaços próprios: ala das crianças; escolinhas de  mestre-sala e porta- bandeira; baterias mirins, com a perspectiva de profissionalização e renovação nas próprias escolas; e escolas de samba mirins. Hoje há 16 escolas, majoritariamente derivadas das escolasmães, que fecham os desfiles na terça-feira, com mais de 25 mil participantes, e tentam inserir-se nas políticas sociais para a  juventude, para a promoção da cidadania e a revitalização do sentido de comunidade. Mantêm estreito laço com sua vizinhança, contribuem para a valorização da cultura  carioca e se apresentam como elemento fundamental do samba nas últimas décadas. Children and teenagers participate with their families in the activities of samba schools. These young people have their own spaces for decades: children’s section; master of ceremonies and flag-bearer (courses); drum sections, allowing for professionalization and renovation within the samba school itself; and children’s samba schools.  Nowadays there are 16 schools, mostly derived from the mother schools, which parading more than twenty-five thousand youngsters on Fat Tuesday, closing the Carnival festivities. They try to insert themselves into the social policies for the youth, for the promotion of citizenship and the revitalization of the sense community. They maintain  lose ties with their neighborhood, contribute to the appreciation of the carioca culture and present themselves as a fundamental element of samba in the last decades. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/14994210.11606/issn.2316-901X.v0i70p189-207Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 70 (2018); 189-207Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 70 (2018); 189-207Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 70 (2018); 189-207Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 70 (2018); 189-2072316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149942/146973https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149942/147172Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Ana Paula Alves2018-09-11T15:45:28Zoai:revistas.usp.br:article/149942Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2018-09-11T15:45:28Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O futuro do sambista e o sambista do futuro: juventude, sociabilidade e associativismo nas escolas de samba mirins do Rio de Janeiro
The future of the samba musician and the samba musician of the future: youth, sociability and associativism in children’s samba schools from Rio de Janeiro
title O futuro do sambista e o sambista do futuro: juventude, sociabilidade e associativismo nas escolas de samba mirins do Rio de Janeiro
spellingShingle O futuro do sambista e o sambista do futuro: juventude, sociabilidade e associativismo nas escolas de samba mirins do Rio de Janeiro
Ribeiro, Ana Paula Alves
Children’s samba schools; youth; social policies; sociability; associativism
Escolas de samba mirins; juventude; políticas sociais; sociabilidade; associativismo
title_short O futuro do sambista e o sambista do futuro: juventude, sociabilidade e associativismo nas escolas de samba mirins do Rio de Janeiro
title_full O futuro do sambista e o sambista do futuro: juventude, sociabilidade e associativismo nas escolas de samba mirins do Rio de Janeiro
title_fullStr O futuro do sambista e o sambista do futuro: juventude, sociabilidade e associativismo nas escolas de samba mirins do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O futuro do sambista e o sambista do futuro: juventude, sociabilidade e associativismo nas escolas de samba mirins do Rio de Janeiro
title_sort O futuro do sambista e o sambista do futuro: juventude, sociabilidade e associativismo nas escolas de samba mirins do Rio de Janeiro
author Ribeiro, Ana Paula Alves
author_facet Ribeiro, Ana Paula Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Paula Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Children’s samba schools; youth; social policies; sociability; associativism
Escolas de samba mirins; juventude; políticas sociais; sociabilidade; associativismo
topic Children’s samba schools; youth; social policies; sociability; associativism
Escolas de samba mirins; juventude; políticas sociais; sociabilidade; associativismo
description Crianças e adolescentes participam, com as suas famílias, das atividades das escolas de samba, tendo, há décadas, espaços próprios: ala das crianças; escolinhas de  mestre-sala e porta- bandeira; baterias mirins, com a perspectiva de profissionalização e renovação nas próprias escolas; e escolas de samba mirins. Hoje há 16 escolas, majoritariamente derivadas das escolasmães, que fecham os desfiles na terça-feira, com mais de 25 mil participantes, e tentam inserir-se nas políticas sociais para a  juventude, para a promoção da cidadania e a revitalização do sentido de comunidade. Mantêm estreito laço com sua vizinhança, contribuem para a valorização da cultura  carioca e se apresentam como elemento fundamental do samba nas últimas décadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149942
10.11606/issn.2316-901X.v0i70p189-207
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149942
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i70p189-207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149942/146973
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149942/147172
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 70 (2018); 189-207
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 70 (2018); 189-207
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 70 (2018); 189-207
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 70 (2018); 189-207
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949711684567040