Entre liberdade e prisão, estratégias para lidar com o regionalismo na arte moderna pernambucana
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/211008 |
Resumo: | Regional como opção, regional como prisão: trajetórias artísticas no modernismo pernambucano (2022), de Eduardo Dimitrov, se debruça sobre trajetórias de artistas pernambucanos, entre as décadas de 1920 e 1970, para compreender, a partir de uma série de eventos, agentes e instituições, a constituição de uma “régua” regionalista que passou a constituir parâmetro para a legitimação de artistas e obras. A resenha se detém sobre como artistas e outros agentes elaboraram estratégias para lidar com essas convenções, destacando a reverberação dessa problemática na produção contemporânea. |
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Entre liberdade e prisão, estratégias para lidar com o regionalismo na arte moderna pernambucanaBetween freedom and prison, strategies to deal with regionalism in modern Pernambuco artSociology of artRegionalismModern art from PernambucoSociologia da arteRegionalismoArte moderna pernambucanaRegional como opção, regional como prisão: trajetórias artísticas no modernismo pernambucano (2022), de Eduardo Dimitrov, se debruça sobre trajetórias de artistas pernambucanos, entre as décadas de 1920 e 1970, para compreender, a partir de uma série de eventos, agentes e instituições, a constituição de uma “régua” regionalista que passou a constituir parâmetro para a legitimação de artistas e obras. A resenha se detém sobre como artistas e outros agentes elaboraram estratégias para lidar com essas convenções, destacando a reverberação dessa problemática na produção contemporânea.Regional como opção, regional como prisão: trajetórias artísticas no modernismo pernambucano (2022) by Eduardo Dimitrov, focuses on the artists from Pernambuco trajectories, between the 1920s and 1970s, to understand, considering events, agents and institutions, the constitution of a regionalist “ruler” that became a legitimation parameter for artists and its works. The review dwells on how artists and other agents developed strategies to deal with these conventions, highlighting how this problem reverberates in contemporary production.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2023-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/21100810.11606/issn.2316-901X.v1i84p232-238Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 84 (2023); 232-238Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 84 (2023); 232-238Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 84 (2023); 232-238Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 84 (2023); 232-2382316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/211008/193365Copyright (c) 2023 Revista do Instituto de Estudos Brasileiroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Pedro Ernesto Freitas 2023-04-27T13:31:22Zoai:revistas.usp.br:article/211008Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2023-04-27T13:31:22Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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