“Chicago” no Brasil a importância da redescoberta da cidade e da “raça”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eckardt, Frank
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/82386
Resumo: O desenvolvimento das cidades contemporâneas no Brasil levanta muitas questões conceituais para a sociologia urbana. A tradição conceitual da Escola de Chicago parece não ser aplicável, uma vez que sua elaboração de segregação se relaciona com a questão de raça. Assim, assumiu-se que as cidades brasileiras são diferentes. Neste artigo, o autor quer questionar essa perspectiva. Em primeiro lugar, será demonstrado que o legado da Escola de Chicago no Brasil tem mais a oferecer do que geralmente se aceita. Ele também pode ajudar a ver que as cidades brasileiras têm sido “produto” de um equívoco comum entre os estudiosos americanos e brasileiros sobre a sociologia urbana. Em segundo lugar, o artigo defende uma interpretação renovada da Escola de Chicago, no contexto dos debates contemporâneos no Brasil no que diz respeito tanto à questão da desigualdade racial e social quanto ao conceito de favela.
id IEB-1_e83c387060bb125d4431c559c78b23b4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/82386
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling “Chicago” no Brasil a importância da redescoberta da cidade e da “raça”“Chicago” in Brazil The Rediscovered Importance of the City and “Race”Chicago SchoolUrban SociologyRace relations.Escola de Chicagosociologia urbanarelações raciais.O desenvolvimento das cidades contemporâneas no Brasil levanta muitas questões conceituais para a sociologia urbana. A tradição conceitual da Escola de Chicago parece não ser aplicável, uma vez que sua elaboração de segregação se relaciona com a questão de raça. Assim, assumiu-se que as cidades brasileiras são diferentes. Neste artigo, o autor quer questionar essa perspectiva. Em primeiro lugar, será demonstrado que o legado da Escola de Chicago no Brasil tem mais a oferecer do que geralmente se aceita. Ele também pode ajudar a ver que as cidades brasileiras têm sido “produto” de um equívoco comum entre os estudiosos americanos e brasileiros sobre a sociologia urbana. Em segundo lugar, o artigo defende uma interpretação renovada da Escola de Chicago, no contexto dos debates contemporâneos no Brasil no que diz respeito tanto à questão da desigualdade racial e social quanto ao conceito de favela.The development of contemporary cities in Brazil raises many conceptual questions for urban sociology. The lasting tradition of the Chicago School seems not to be applicable as it is based on the mayor assumption race related segregation. It has been assumed that therefore Brazilian cities are different. In this article, the author wants to question this perspective. Firstly, it will be demonstrated that the legacy of the Chicago School in Brazil had more to offer than generally accepted. It can also help to see that the Brazilian cities have been a “product” of a mutual misconception between American and Brazilian scholars about urban sociology. Secondly, the article argues for a renewed interpretation of the Chicago School against the background of contemporary debates in Brazil with regard to the issue of racial and social inequality and the concept of the favela.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2014-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/8238610.11606/issn.2316-901X.v0i58p79-103Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 58 (2014); 79-103Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 58 (2014); 79-103Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 58 (2014); 79-103Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 58 (2014); 79-1032316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/82386/85363Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessEckardt, Frank2015-11-13T16:27:03Zoai:revistas.usp.br:article/82386Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-11-13T16:27:03Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Chicago” no Brasil a importância da redescoberta da cidade e da “raça”
“Chicago” in Brazil The Rediscovered Importance of the City and “Race”
title “Chicago” no Brasil a importância da redescoberta da cidade e da “raça”
spellingShingle “Chicago” no Brasil a importância da redescoberta da cidade e da “raça”
Eckardt, Frank
Chicago School
Urban Sociology
Race relations.
Escola de Chicago
sociologia urbana
relações raciais.
title_short “Chicago” no Brasil a importância da redescoberta da cidade e da “raça”
title_full “Chicago” no Brasil a importância da redescoberta da cidade e da “raça”
title_fullStr “Chicago” no Brasil a importância da redescoberta da cidade e da “raça”
title_full_unstemmed “Chicago” no Brasil a importância da redescoberta da cidade e da “raça”
title_sort “Chicago” no Brasil a importância da redescoberta da cidade e da “raça”
author Eckardt, Frank
author_facet Eckardt, Frank
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eckardt, Frank
dc.subject.por.fl_str_mv Chicago School
Urban Sociology
Race relations.
Escola de Chicago
sociologia urbana
relações raciais.
topic Chicago School
Urban Sociology
Race relations.
Escola de Chicago
sociologia urbana
relações raciais.
description O desenvolvimento das cidades contemporâneas no Brasil levanta muitas questões conceituais para a sociologia urbana. A tradição conceitual da Escola de Chicago parece não ser aplicável, uma vez que sua elaboração de segregação se relaciona com a questão de raça. Assim, assumiu-se que as cidades brasileiras são diferentes. Neste artigo, o autor quer questionar essa perspectiva. Em primeiro lugar, será demonstrado que o legado da Escola de Chicago no Brasil tem mais a oferecer do que geralmente se aceita. Ele também pode ajudar a ver que as cidades brasileiras têm sido “produto” de um equívoco comum entre os estudiosos americanos e brasileiros sobre a sociologia urbana. Em segundo lugar, o artigo defende uma interpretação renovada da Escola de Chicago, no contexto dos debates contemporâneos no Brasil no que diz respeito tanto à questão da desigualdade racial e social quanto ao conceito de favela.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/82386
10.11606/issn.2316-901X.v0i58p79-103
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/82386
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i58p79-103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/82386/85363
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 58 (2014); 79-103
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 58 (2014); 79-103
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 58 (2014); 79-103
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 58 (2014); 79-103
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949710677934080