Sexualidade improdutiva e resistência na canção Geni e o zepelim, de Chico Buarque
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/201361 |
Resumo: | O texto analisa a letra da canção Geni e o zepelim, de Chico Buarque, a fim de refletir sobre sua potência político-crítica, que atribuímos à forma como seu autor-criador, enquanto posição axiológica recortada pelo autor-pessoa, reordena discursos e experiências históricas conforme certas intencionalidades estéticas. Sobre a representação da personagem Geni, destacamos uma posição de resistência frente à opressão capitalista-colonial por meio da experiência de práticas sexuais não apenas moralmente transgressoras, mas sobretudo economicamente improdutivas. |
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Sexualidade improdutiva e resistência na canção Geni e o zepelim, de Chico BuarqueUnproductive sexuality and resistance in the song Geni e o zepelim, by Chico BuarqueGeni e o zepelimChico BuarqueResistanceResistênciaGeni e o zepelimChico BuarqueO texto analisa a letra da canção Geni e o zepelim, de Chico Buarque, a fim de refletir sobre sua potência político-crítica, que atribuímos à forma como seu autor-criador, enquanto posição axiológica recortada pelo autor-pessoa, reordena discursos e experiências históricas conforme certas intencionalidades estéticas. Sobre a representação da personagem Geni, destacamos uma posição de resistência frente à opressão capitalista-colonial por meio da experiência de práticas sexuais não apenas moralmente transgressoras, mas sobretudo economicamente improdutivas.The paper analyzes the lyrics of the song Geni e o zeppelin, by Chico Buarque, seeking to reflect about its political-critical potentially, which we attribute to the way its author-creator, an axiological position refracted by the authorperson, reorders discourses and historical experiences according to certain aesthetic intentions. About the representation of the character Geni, we highlight a position of resistance against the capitalist-colonial oppression through the experience of sexual pract ices not only morally transgressive, but above all economically unproductive.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2022-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/20136110.11606/issn.2316-901X.v1i82p190-215Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 82 (2022); 190-215Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 82 (2022); 190-215Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 82 (2022); 190-215Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 82 (2022); 190-2152316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/201361/185436Copyright (c) 2022 Revista do Instituto de Estudos Brasileiroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScabin, Nara Lya Cabral 2022-08-29T13:31:39Zoai:revistas.usp.br:article/201361Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2022-08-29T13:31:39Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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