Proposta de um Plano de Gestão Socioambiental (PGS) para o Instituto Evandro Chagas
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital do Instituto Evandro Chagas (Patuá) |
Texto Completo: | https://patua.iec.gov.br/handle/iec/6951 |
Resumo: | O Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou em 2001 a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa que tem como objetivo principal promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos, buscando a construção de uma nova cultura institucional, além de estimular os princípios e critérios de gestão socioambiental. A A3P, portanto, consolidou-se como iniciativa e roteiro regulador para a implementação das práticas de sustentabilidade assentes e inconcussas, por quaisquer entidades, públicas ou privadas, mas que demandam engajamento comunitário, a partir do comprometimento individual, coletivo e institucional. A A3P atua em seis eixos temáticos no intuito de auxiliar na redução de custos e promoção de ações e/ou iniciativas com menor impacto ambiental. Diante disto, o presente projeto teve como objetivo principal elaborar uma proposta de um Plano de Gestão Socioambiental (PGS) para o Instituto Evandro Chagas (IEC). Para tal, o desenho metodológico adotou métodos qualitativos de caráter interdisciplinar, por meio da combinação de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas, questionários on-line estruturados e técnica da análise de conteúdo para, em seguida, viabilizar as elaborações do diagnóstico socioambiental institucional e da proposta do Plano de Gestão Socioambiental (PGS). O plano foi concebido a partir de um diagnóstico prévio das ações socioambientais desenvolvidas pela instituição e, principalmente, dos aspectos e impactos ambientais gerados pelas atividades executadas. A partir destas informações, sugeriu-se a proposta de um PGS, e foram definidos os componentes basilares que deverão orientar suas ações, além de oferecer recomendações para aprimorar o desempenho operacional/administrativo da instituição e sua interação com os principais stakeholders. Diante disso, foram entregues os seguintes produtos: 1) Diagnóstico Socioambiental do IEC, 2) Tecnologia Educacional (TE), cartilha educativa sobre o tema sustentabilidade e 3) Proposta de um PGS, que poderá ser adotado pela instituição, no todo ou em partes, conforme decisão interna. No entanto, ressalta-se que a implantação da referida proposta de PGS pelo IEC, além de agregar valor aos serviços e produtos entregues pela instituição, poderá auxiliar para a efetiva inserção institucional no processo de gestão e governança ambiental rumo ao desenvolvimento sustentável. |
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A A3P, portanto, consolidou-se como iniciativa e roteiro regulador para a implementação das práticas de sustentabilidade assentes e inconcussas, por quaisquer entidades, públicas ou privadas, mas que demandam engajamento comunitário, a partir do comprometimento individual, coletivo e institucional. A A3P atua em seis eixos temáticos no intuito de auxiliar na redução de custos e promoção de ações e/ou iniciativas com menor impacto ambiental. Diante disto, o presente projeto teve como objetivo principal elaborar uma proposta de um Plano de Gestão Socioambiental (PGS) para o Instituto Evandro Chagas (IEC). Para tal, o desenho metodológico adotou métodos qualitativos de caráter interdisciplinar, por meio da combinação de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas, questionários on-line estruturados e técnica da análise de conteúdo para, em seguida, viabilizar as elaborações do diagnóstico socioambiental institucional e da proposta do Plano de Gestão Socioambiental (PGS). O plano foi concebido a partir de um diagnóstico prévio das ações socioambientais desenvolvidas pela instituição e, principalmente, dos aspectos e impactos ambientais gerados pelas atividades executadas. A partir destas informações, sugeriu-se a proposta de um PGS, e foram definidos os componentes basilares que deverão orientar suas ações, além de oferecer recomendações para aprimorar o desempenho operacional/administrativo da instituição e sua interação com os principais stakeholders. Diante disso, foram entregues os seguintes produtos: 1) Diagnóstico Socioambiental do IEC, 2) Tecnologia Educacional (TE), cartilha educativa sobre o tema sustentabilidade e 3) Proposta de um PGS, que poderá ser adotado pela instituição, no todo ou em partes, conforme decisão interna. No entanto, ressalta-se que a implantação da referida proposta de PGS pelo IEC, além de agregar valor aos serviços e produtos entregues pela instituição, poderá auxiliar para a efetiva inserção institucional no processo de gestão e governança ambiental rumo ao desenvolvimento sustentável.Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Instituto Evandro Chagas. Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde. Ananindeua, PA, Brasil.porMS/SVSA/Instituto Evandro ChagasProposta de um Plano de Gestão Socioambiental (PGS) para o Instituto Evandro Chagasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022-12-15Seção de Ensino, Informação Científica e MemóriaMS/SVSA/Instituto Evandro ChagasMestrado AcadêmicoAnanindeua / PAPrograma de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em SaúdeAdministração de Instituições de SaúdeResponsabilidade SocioambientalIndicadores de Desenvolvimento SustentávelGestão AmbientalInstituto Evandro Chagas (IEC)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital do Instituto Evandro Chagas (Patuá)instname:Instituto Evandro Chagas (IEC)instacron:IECORIGINALProposta de um Plano de Gestão Socioambiental (PGS) para o Instituto Evandro Chagas.pdfProposta de um Plano de Gestão Socioambiental (PGS) para o Instituto Evandro Chagas.pdfapplication/pdf6318613https://patua.iec.gov.br/bitstreams/59ef5037-e7ce-4dcc-a784-868f0437f4fa/download618b834ccacaaa488ce8958e93ef258eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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