A EFETIVIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL: CICLO COMPLETO DE POLÍCIA E INTERESSES CORPORATIVOS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Direito (Instituto de Educação Superior de Brasília) |
Texto Completo: | http://revista.iesb.br/revista/index.php/ojsiesb/article/view/64 |
Resumo: | O presente trabalho faz uma análise do modelo de polícia adota pelo Brasil, em que, em cada esfera do pacto federativo, há duas polícias responsáveis pelo trabalho de garantir a segurança pública. Porém, cada uma dessas policiais apenas executa uma parte do trabalho de polícia, sem sobreposição de atribuições, em um modelo dicotomizado, no qual uma das instituições é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo e a outra pela investigação policial e pelas atribuições de polícia judiciária. Tal modelo é ineficiente e não satisfaz as necessidades da população, apenas vão ao encontro de interesses de poder de grupos corporativos. Assim, a instituição do chamado ciclo completo de polícia é medida que se impõe, através do qual uma mesma instituição é responsável tanto pelas atividades preventivas quanto pelas repressivas no enfrentamento das condutas ilícitas. |
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A EFETIVIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL: CICLO COMPLETO DE POLÍCIA E INTERESSES CORPORATIVOSSegurança pública. Efetividade das ações policiais. Ciclo completo de Política. Ideologia. Oligarquia brasileira.O presente trabalho faz uma análise do modelo de polícia adota pelo Brasil, em que, em cada esfera do pacto federativo, há duas polícias responsáveis pelo trabalho de garantir a segurança pública. Porém, cada uma dessas policiais apenas executa uma parte do trabalho de polícia, sem sobreposição de atribuições, em um modelo dicotomizado, no qual uma das instituições é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo e a outra pela investigação policial e pelas atribuições de polícia judiciária. Tal modelo é ineficiente e não satisfaz as necessidades da população, apenas vão ao encontro de interesses de poder de grupos corporativos. Assim, a instituição do chamado ciclo completo de polícia é medida que se impõe, através do qual uma mesma instituição é responsável tanto pelas atividades preventivas quanto pelas repressivas no enfrentamento das condutas ilícitas.Centro Universitário IESB2019-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revista.iesb.br/revista/index.php/ojsiesb/article/view/64Revista de Direito - Trabalho, Sociedade e Cidadania; Vol. 6 No. 6 (2019); 53 - 72Revista de Direito - Trabalho, Sociedade e Cidadania; v. 6 n. 6 (2019); 53 - 722448-2358reponame:Revista de Direito (Instituto de Educação Superior de Brasília)instname:Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)instacron:IESBporhttp://revista.iesb.br/revista/index.php/ojsiesb/article/view/64/58Copyright (c) 2022 Revista de Direito - Trabalho, Sociedade e Cidadaniahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Antônio Marcos MeloAssunção, Any Ávila2022-07-04T15:04:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/64Revistahttp://revista.iesb.br/revista/index.php/ojsiesb/indexPRIhttp://revista.iesb.br/revista/index.php/ojsiesb/oaiobserva.iesb@gmail.com2448-23582448-2358opendoar:2022-07-04T15:04:42Revista de Direito (Instituto de Educação Superior de Brasília) - Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)false |
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