Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flaviane Cristine Santos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1121
Resumo: The present work aims to contribute with the elaboration of alternative didactic materials in the teaching-learning process of the physical concepts. The idea arose from the results of the analysis of the researches that point out a lack of inclusive materials in the teaching-learning process for the visually impaired. In an attempt to fill this gap, it is proposed to elaborate tactile adapted materials for the teaching of spherical mirrors, as a pedagogic tool with a low cost potential, depending on the materials used, in order to alleviate the learning difficulties of the visually impaired. Thus, through these materials, we propose the creation of alternative inclusive materials for the conceptual explanation of the Physical phenomena which in textbooks are merely illustrative. The objective is to develop materials that give students access to illustrative figures by tactile means that make possible the understanding of the phenomena around us for different audiences. Important results of the proposal for teaching-learning process through the use of tactile materials are: (i) Include people with visual impairment; (ii) Perceive the perception of the characteristics and properties of the phenomenological objects involved in the teaching-learning process; (iii) Opportunist the construction of concepts involved in the Physical phenomenon; (iv) To effectively promote the construction of solid mental schemes based on the use of concrete materials.
id IFAM-1_32b5fedc6355419191c44ef2f01017f9
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1121
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visualFísica - ensinoDeficiência visualMateriais táteisCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALThe present work aims to contribute with the elaboration of alternative didactic materials in the teaching-learning process of the physical concepts. The idea arose from the results of the analysis of the researches that point out a lack of inclusive materials in the teaching-learning process for the visually impaired. In an attempt to fill this gap, it is proposed to elaborate tactile adapted materials for the teaching of spherical mirrors, as a pedagogic tool with a low cost potential, depending on the materials used, in order to alleviate the learning difficulties of the visually impaired. Thus, through these materials, we propose the creation of alternative inclusive materials for the conceptual explanation of the Physical phenomena which in textbooks are merely illustrative. The objective is to develop materials that give students access to illustrative figures by tactile means that make possible the understanding of the phenomena around us for different audiences. Important results of the proposal for teaching-learning process through the use of tactile materials are: (i) Include people with visual impairment; (ii) Perceive the perception of the characteristics and properties of the phenomenological objects involved in the teaching-learning process; (iii) Opportunist the construction of concepts involved in the Physical phenomenon; (iv) To effectively promote the construction of solid mental schemes based on the use of concrete materials.O presente trabalho tem como proposta contribuir com a elaboração de materiais didáticos alternativos no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos físicos. A ideia surgiu dos resultados da análise das pesquisas que apontam uma lacuna de materiais inclusivos nesse processo de ensino-aprendizagem para deficientes visuais. Na tentativa de preencher tal lacuna, propõem-se a elaboração de materiais adaptados táteis para o ensino de espelhos esféricos, como uma ferramenta pedagógica com potencial de baixo custo, dependendo dos materiais que se utiliza, para amenizar as dificuldades de aprendizagem dos deficientes visuais. Busca-se, assim, por meio desses materiais propor a criação de materiais alternativos inclusivos, para a explicação conceitual dos fenômenos Físicos que nos livros didáticos são meramente ilustrativos. Objetiva-se elaborar materiais que proporcionem aos estudantes acessar figuras ilustrativas por meios táteis que possibilitem a compreensão dos fenômenos a nossa volta para diversos públicos. Resultados importantes da proposta para o processo de ensino-aprendizagem através do uso de materiais táteis são: (i) Incluir pessoas com deficiência visual; (ii) Possibilitar pela percepção a extração de características e propriedades dos objetos fenomênicos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem; (iii) Oportunizar a construção de conceitos envolvidos no fenômeno Físico; (iv) Promover efetivamente a construção de esquemas mentais sólidos em função do uso de materiais concreto.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em FísicaInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em FísicaInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em FísicaSantos, Francisco das Chagas Mendes doshttp://lattes.cnpq.br/0799460455712649Santos, Francisco das Chagas Mendes doshttp://lattes.cnpq.br/0799460455712649Lira, Antonio da Fonseca dehttp://lattes.cnpq.br/2666579666823512Herculano, Ricardo de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/4506729004612039Souza, Flaviane Cristine Santos de2023-02-28T14:12:31Z2023-02-282023-02-28T14:12:31Z2018-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Flaviane Cristine Santos de. Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual. 2018. 67 p. Monografia (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2023-02-28T14:13:31Zoai:localhost:4321/1121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2023-02-28T14:13:31Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
title Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
spellingShingle Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
Souza, Flaviane Cristine Santos de
Física - ensino
Deficiência visual
Materiais táteis
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
title_short Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
title_full Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
title_fullStr Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
title_full_unstemmed Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
title_sort Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
author Souza, Flaviane Cristine Santos de
author_facet Souza, Flaviane Cristine Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Francisco das Chagas Mendes dos
http://lattes.cnpq.br/0799460455712649
Santos, Francisco das Chagas Mendes dos
http://lattes.cnpq.br/0799460455712649
Lira, Antonio da Fonseca de
http://lattes.cnpq.br/2666579666823512
Herculano, Ricardo de Almeida
http://lattes.cnpq.br/4506729004612039
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flaviane Cristine Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Física - ensino
Deficiência visual
Materiais táteis
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
topic Física - ensino
Deficiência visual
Materiais táteis
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description The present work aims to contribute with the elaboration of alternative didactic materials in the teaching-learning process of the physical concepts. The idea arose from the results of the analysis of the researches that point out a lack of inclusive materials in the teaching-learning process for the visually impaired. In an attempt to fill this gap, it is proposed to elaborate tactile adapted materials for the teaching of spherical mirrors, as a pedagogic tool with a low cost potential, depending on the materials used, in order to alleviate the learning difficulties of the visually impaired. Thus, through these materials, we propose the creation of alternative inclusive materials for the conceptual explanation of the Physical phenomena which in textbooks are merely illustrative. The objective is to develop materials that give students access to illustrative figures by tactile means that make possible the understanding of the phenomena around us for different audiences. Important results of the proposal for teaching-learning process through the use of tactile materials are: (i) Include people with visual impairment; (ii) Perceive the perception of the characteristics and properties of the phenomenological objects involved in the teaching-learning process; (iii) Opportunist the construction of concepts involved in the Physical phenomenon; (iv) To effectively promote the construction of solid mental schemes based on the use of concrete materials.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-19
2023-02-28T14:12:31Z
2023-02-28
2023-02-28T14:12:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Flaviane Cristine Santos de. Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual. 2018. 67 p. Monografia (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1121
identifier_str_mv SOUZA, Flaviane Cristine Santos de. Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual. 2018. 67 p. Monografia (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022879885000704