Utilização de histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Elivelton Ramos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/752
Resumo: Faced with the problem that we have in relation to teaching and learning physics, it is clear that many students have difficulties in this area of teaching. Among the various reasons lead to this difficulty in learning physics content, the lack of resources used in the classroom and the students' lack of interest in physical discipline stand out. Analyzing this problem, we created an educational product to assist the physics teacher during physics classes regarding the contents of Universal Gravitation and Newton's Laws. So that this product will motivate students of the 1st year of high school to learn the contents of the physical discipline. The educational product presents itself as a comic strip magazine. The images used in the magazine were made in an application and the magazine was made in a text editor, where we organize the images as well as the texts worked on.
id IFAM-1_3a1291df621c444b4eae4050bf40efe6
oai_identifier_str oai:localhost:4321/752
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Utilização de histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de NewtonFísica - ensinoEnsino lúdicoHistória em quadrinhoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALFaced with the problem that we have in relation to teaching and learning physics, it is clear that many students have difficulties in this area of teaching. Among the various reasons lead to this difficulty in learning physics content, the lack of resources used in the classroom and the students' lack of interest in physical discipline stand out. Analyzing this problem, we created an educational product to assist the physics teacher during physics classes regarding the contents of Universal Gravitation and Newton's Laws. So that this product will motivate students of the 1st year of high school to learn the contents of the physical discipline. The educational product presents itself as a comic strip magazine. The images used in the magazine were made in an application and the magazine was made in a text editor, where we organize the images as well as the texts worked on.Diante da problemática, que temos em relação ao ensino-aprendizagem de física, percebe-se que muitos alunos tem dificuldades nessa área do ensino. Dentre os vários motivos levam a essa dificuldade de aprendizagem dos conteúdos de física, destacam-se a falta de recursos utilizados em sala de aula e o desinteresse dos alunos diante da disciplina física. Analisando essa problemática, criamos um produto educacional para auxiliar o professor de física durante as aulas de física referente aos conteúdos de Gravitação Universal e as Leis de Newton. De modo que tal produto venha motivar os alunos do 1º ano do ensino médio a aprender os conteúdos da disciplina física. O produto educacional apresenta-se como uma revista de Histórias em Quadrinhos. As imagens utilizadas na revista foram feitas num aplicativo e a confecção da revista foi feita num editor de texto, onde organizamos as imagens bem como os textos trabalhados.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMBorges, Denilson da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302Borges, Denilson da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302Lavelli, Lara Fernandes dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1971364294897798Nunes, Wagner Antônio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0253265789709463Sousa, Elivelton Ramos de2022-04-11T18:44:51Z2022-04-112022-04-11T18:44:51Z2021-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSOUSA, Elivelton Ramos de. Utilização em histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton. 126 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/752porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-04-11T18:53:02Zoai:localhost:4321/752Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-04-11T18:53:02Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton
title Utilização de histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton
spellingShingle Utilização de histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton
Sousa, Elivelton Ramos de
Física - ensino
Ensino lúdico
História em quadrinho
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
title_short Utilização de histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton
title_full Utilização de histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton
title_fullStr Utilização de histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton
title_full_unstemmed Utilização de histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton
title_sort Utilização de histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton
author Sousa, Elivelton Ramos de
author_facet Sousa, Elivelton Ramos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Denilson da Silva
http://lattes.cnpq.br/7149037835888302
Borges, Denilson da Silva
http://lattes.cnpq.br/7149037835888302
Lavelli, Lara Fernandes dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1971364294897798
Nunes, Wagner Antônio da Silva
http://lattes.cnpq.br/0253265789709463
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Elivelton Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Física - ensino
Ensino lúdico
História em quadrinho
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
topic Física - ensino
Ensino lúdico
História em quadrinho
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description Faced with the problem that we have in relation to teaching and learning physics, it is clear that many students have difficulties in this area of teaching. Among the various reasons lead to this difficulty in learning physics content, the lack of resources used in the classroom and the students' lack of interest in physical discipline stand out. Analyzing this problem, we created an educational product to assist the physics teacher during physics classes regarding the contents of Universal Gravitation and Newton's Laws. So that this product will motivate students of the 1st year of high school to learn the contents of the physical discipline. The educational product presents itself as a comic strip magazine. The images used in the magazine were made in an application and the magazine was made in a text editor, where we organize the images as well as the texts worked on.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
2022-04-11T18:44:51Z
2022-04-11
2022-04-11T18:44:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Elivelton Ramos de. Utilização em histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton. 126 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/752
identifier_str_mv SOUSA, Elivelton Ramos de. Utilização em histórias em quadrinhos no ensino dos conteúdos de gravitação universal e das leis de Newton. 126 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022877948280832