O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833 |
Resumo: | The development of alternative conceptions in the sense of scientific knowledge is a gradual and extensive evolution. The reason for this is that such ideas are harmonious, global, stubborn, and solid (PINTÓ, et al., 1996). Several researchers have emphasized the collaborations of the use of these activities for the conceptual development (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). A study was carried out on the collaborations of these activities for the development of the concept of speed. This study was carried out in the first semester of 2018 with students of the first year of High School who had already studied the content of kinematics. Most of them showed alternative conception, which proves that this way of knowing can occur even after formal education. Three activities were carried out that put the students in front of several events in order to generate cognitive conflict (CARVALHO, 1992). The students' written products were collected and analyzed using the content analysis as a guide (BARDIN, 1977). It was demonstrated that the investigative activities performed are an excellent option to the classic laboratory classes and presented potential in the promotion of the development of the alternative conceptions. |
id |
IFAM-1_49069379358b9f48bb5bd9a301d6bba3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/833 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de ManausFísica - ensinoSequências Didáticas InvestigativasVelocidadeCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALThe development of alternative conceptions in the sense of scientific knowledge is a gradual and extensive evolution. The reason for this is that such ideas are harmonious, global, stubborn, and solid (PINTÓ, et al., 1996). Several researchers have emphasized the collaborations of the use of these activities for the conceptual development (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). A study was carried out on the collaborations of these activities for the development of the concept of speed. This study was carried out in the first semester of 2018 with students of the first year of High School who had already studied the content of kinematics. Most of them showed alternative conception, which proves that this way of knowing can occur even after formal education. Three activities were carried out that put the students in front of several events in order to generate cognitive conflict (CARVALHO, 1992). The students' written products were collected and analyzed using the content analysis as a guide (BARDIN, 1977). It was demonstrated that the investigative activities performed are an excellent option to the classic laboratory classes and presented potential in the promotion of the development of the alternative conceptions.O desenvolvimento das concepções alternativas no sentido do saber científico é uma evolução gradativa e extensa. A razão para isso é que tais ideias são harmoniosas, globais, obstinadas e sólidas (PINTÓ, et al., 1996). Diversos pesquisadores têm salientado as colaborações do uso dessas atividades para o desenvolvimento conceitual (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). Realizou-se neste trabalho um estudo acerca das colaborações dessas atividades para o desenvolvimento do conceito de velocidade. Realizou-se este estudo no primeiro semestre de 2018 com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio que haviam passado pelo estudo do conteúdo de cinemática. A maior parte deles evidenciou concepção alternativa, o que comprova que essa maneira de saber pode ocorrer mesmo depois da educação formal. Realizaram-se três atividades que puseram os estudantes frente a diversos eventos no intuito de gerar conflito cognitivo (CARVALHO, 1992). Foram recolhidos os produtos escritos dos estudantes e analisados usando-se como norte a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Foi demonstrado que as atividade investigativas executadas são uma excelente opção às aulas clássicas de laboratório e apresentaram potencialidade na promoção do desenvolvimento das concepções alternativas.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMAdão Neto, Minos Martinshttp://lattes.cnpq.br/6102062332483035http://lattes.cnpq.br/0257829315186935Adão Neto, Minos MartinsHirsch, Luciana Rochahttp://lattes.cnpq.br/0257829315186935Azevedo, José Roberto VianaSouza, Everson Apolinário de2022-05-27T19:40:47Z2022-05-272022-05-27T19:40:47Z2018-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSOUZA, Everson Apolinário de. O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus. 130 f. 2018.Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-06-09T21:02:18Zoai:localhost:4321/833Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-06-09T21:02:18Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus |
title |
O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus |
spellingShingle |
O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus Souza, Everson Apolinário de Física - ensino Sequências Didáticas Investigativas Velocidade CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
title_short |
O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus |
title_full |
O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus |
title_fullStr |
O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus |
title_full_unstemmed |
O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus |
title_sort |
O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus |
author |
Souza, Everson Apolinário de |
author_facet |
Souza, Everson Apolinário de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Adão Neto, Minos Martins http://lattes.cnpq.br/6102062332483035 http://lattes.cnpq.br/0257829315186935 Adão Neto, Minos Martins Hirsch, Luciana Rocha http://lattes.cnpq.br/0257829315186935 Azevedo, José Roberto Viana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Everson Apolinário de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - ensino Sequências Didáticas Investigativas Velocidade CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
topic |
Física - ensino Sequências Didáticas Investigativas Velocidade CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
The development of alternative conceptions in the sense of scientific knowledge is a gradual and extensive evolution. The reason for this is that such ideas are harmonious, global, stubborn, and solid (PINTÓ, et al., 1996). Several researchers have emphasized the collaborations of the use of these activities for the conceptual development (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). A study was carried out on the collaborations of these activities for the development of the concept of speed. This study was carried out in the first semester of 2018 with students of the first year of High School who had already studied the content of kinematics. Most of them showed alternative conception, which proves that this way of knowing can occur even after formal education. Three activities were carried out that put the students in front of several events in order to generate cognitive conflict (CARVALHO, 1992). The students' written products were collected and analyzed using the content analysis as a guide (BARDIN, 1977). It was demonstrated that the investigative activities performed are an excellent option to the classic laboratory classes and presented potential in the promotion of the development of the alternative conceptions. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-20 2022-05-27T19:40:47Z 2022-05-27 2022-05-27T19:40:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Everson Apolinário de. O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus. 130 f. 2018.Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Everson Apolinário de. O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus. 130 f. 2018.Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1810022878506123264 |