O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Everson Apolinário de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833
Resumo: The development of alternative conceptions in the sense of scientific knowledge is a gradual and extensive evolution. The reason for this is that such ideas are harmonious, global, stubborn, and solid (PINTÓ, et al., 1996). Several researchers have emphasized the collaborations of the use of these activities for the conceptual development (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). A study was carried out on the collaborations of these activities for the development of the concept of speed. This study was carried out in the first semester of 2018 with students of the first year of High School who had already studied the content of kinematics. Most of them showed alternative conception, which proves that this way of knowing can occur even after formal education. Three activities were carried out that put the students in front of several events in order to generate cognitive conflict (CARVALHO, 1992). The students' written products were collected and analyzed using the content analysis as a guide (BARDIN, 1977). It was demonstrated that the investigative activities performed are an excellent option to the classic laboratory classes and presented potential in the promotion of the development of the alternative conceptions.
id IFAM-1_49069379358b9f48bb5bd9a301d6bba3
oai_identifier_str oai:localhost:4321/833
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de ManausFísica - ensinoSequências Didáticas InvestigativasVelocidadeCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALThe development of alternative conceptions in the sense of scientific knowledge is a gradual and extensive evolution. The reason for this is that such ideas are harmonious, global, stubborn, and solid (PINTÓ, et al., 1996). Several researchers have emphasized the collaborations of the use of these activities for the conceptual development (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). A study was carried out on the collaborations of these activities for the development of the concept of speed. This study was carried out in the first semester of 2018 with students of the first year of High School who had already studied the content of kinematics. Most of them showed alternative conception, which proves that this way of knowing can occur even after formal education. Three activities were carried out that put the students in front of several events in order to generate cognitive conflict (CARVALHO, 1992). The students' written products were collected and analyzed using the content analysis as a guide (BARDIN, 1977). It was demonstrated that the investigative activities performed are an excellent option to the classic laboratory classes and presented potential in the promotion of the development of the alternative conceptions.O desenvolvimento das concepções alternativas no sentido do saber científico é uma evolução gradativa e extensa. A razão para isso é que tais ideias são harmoniosas, globais, obstinadas e sólidas (PINTÓ, et al., 1996). Diversos pesquisadores têm salientado as colaborações do uso dessas atividades para o desenvolvimento conceitual (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). Realizou-se neste trabalho um estudo acerca das colaborações dessas atividades para o desenvolvimento do conceito de velocidade. Realizou-se este estudo no primeiro semestre de 2018 com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio que haviam passado pelo estudo do conteúdo de cinemática. A maior parte deles evidenciou concepção alternativa, o que comprova que essa maneira de saber pode ocorrer mesmo depois da educação formal. Realizaram-se três atividades que puseram os estudantes frente a diversos eventos no intuito de gerar conflito cognitivo (CARVALHO, 1992). Foram recolhidos os produtos escritos dos estudantes e analisados usando-se como norte a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Foi demonstrado que as atividade investigativas executadas são uma excelente opção às aulas clássicas de laboratório e apresentaram potencialidade na promoção do desenvolvimento das concepções alternativas.BrasilCampus Manaus CentroPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMAdão Neto, Minos Martinshttp://lattes.cnpq.br/6102062332483035http://lattes.cnpq.br/0257829315186935Adão Neto, Minos MartinsHirsch, Luciana Rochahttp://lattes.cnpq.br/0257829315186935Azevedo, José Roberto VianaSouza, Everson Apolinário de2022-05-27T19:40:47Z2022-05-272022-05-27T19:40:47Z2018-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSOUZA, Everson Apolinário de. O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus. 130 f. 2018.Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-06-09T21:02:18Zoai:localhost:4321/833Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-06-09T21:02:18Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
title O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
spellingShingle O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
Souza, Everson Apolinário de
Física - ensino
Sequências Didáticas Investigativas
Velocidade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
title_short O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
title_full O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
title_fullStr O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
title_full_unstemmed O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
title_sort O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus
author Souza, Everson Apolinário de
author_facet Souza, Everson Apolinário de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Adão Neto, Minos Martins
http://lattes.cnpq.br/6102062332483035
http://lattes.cnpq.br/0257829315186935
Adão Neto, Minos Martins
Hirsch, Luciana Rocha
http://lattes.cnpq.br/0257829315186935
Azevedo, José Roberto Viana
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Everson Apolinário de
dc.subject.por.fl_str_mv Física - ensino
Sequências Didáticas Investigativas
Velocidade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
topic Física - ensino
Sequências Didáticas Investigativas
Velocidade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description The development of alternative conceptions in the sense of scientific knowledge is a gradual and extensive evolution. The reason for this is that such ideas are harmonious, global, stubborn, and solid (PINTÓ, et al., 1996). Several researchers have emphasized the collaborations of the use of these activities for the conceptual development (AZEVEDO, 2006; CARVALHO, 2013; BORGES, 2002). A study was carried out on the collaborations of these activities for the development of the concept of speed. This study was carried out in the first semester of 2018 with students of the first year of High School who had already studied the content of kinematics. Most of them showed alternative conception, which proves that this way of knowing can occur even after formal education. Three activities were carried out that put the students in front of several events in order to generate cognitive conflict (CARVALHO, 1992). The students' written products were collected and analyzed using the content analysis as a guide (BARDIN, 1977). It was demonstrated that the investigative activities performed are an excellent option to the classic laboratory classes and presented potential in the promotion of the development of the alternative conceptions.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20
2022-05-27T19:40:47Z
2022-05-27
2022-05-27T19:40:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Everson Apolinário de. O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus. 130 f. 2018.Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833
identifier_str_mv SOUZA, Everson Apolinário de. O uso de sequências didáticas investigativas como proposta para o estudo do conceito de velocidade em uma escola pública de Manaus. 130 f. 2018.Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022878506123264