Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elisângela Cavalcante de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1038
Resumo: The present work aims to report the experience of applying two teaching strategies with the use of alternative resources for the virus teaching, with emphasis on Human Papillomavirus (HPV). This experiment was carried out in the environment of two schools of the state network of Manaus, with a class of 6th year of primary education and two classes of 3rd year of high school during science and biology classes. Our goal is to consider the importance of the vaccine to prevent virus and the use of condoms as a necessary behavior. The activity was divided into three moments: 1) observation of the methodology used by the teacher and the resources offered by the school space; 2) interview with groups of students and with two teachers; 3) analysis of previous knowledge and application of strategy. It’s verified that students have difficult in assimilating the contents approached in science and biology and believe that with the use of new forms to approach the content could provide them a better comprehension, making learning meaningful.
id IFAM-1_700bfe58f6d41d244c2deb7ad989503e
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1038
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humanoBiologia - ensinoPapilomavírusAmbiente escolarCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASThe present work aims to report the experience of applying two teaching strategies with the use of alternative resources for the virus teaching, with emphasis on Human Papillomavirus (HPV). This experiment was carried out in the environment of two schools of the state network of Manaus, with a class of 6th year of primary education and two classes of 3rd year of high school during science and biology classes. Our goal is to consider the importance of the vaccine to prevent virus and the use of condoms as a necessary behavior. The activity was divided into three moments: 1) observation of the methodology used by the teacher and the resources offered by the school space; 2) interview with groups of students and with two teachers; 3) analysis of previous knowledge and application of strategy. It’s verified that students have difficult in assimilating the contents approached in science and biology and believe that with the use of new forms to approach the content could provide them a better comprehension, making learning meaningful.O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de aplicação de duas estratégias de ensino com o uso de recursos alternativos para o ensino de vírus, com ênfase no Papilomavírus humano (HPV). Essa experiência foi realizada no ambiente de duas escolas da rede estadual de Manaus, com uma turma de 6º ano do ensino fundamental e duas turmas de 3º ano do ensino médio durante as aulas de ciências e de biologia. Nosso objetivo é considerar a importância da vacina para prevenção do vírus e o uso da camisinha como comportamento necessário. A atividade foi dividida entre três momentos: 1º) observação da metodologia utilizada pela professora e os recursos oferecidos pelo espaço escolar; 2º) entrevista com grupos de alunos e com duas professoras; 3º) análise do conhecimento prévio e aplicação da estratégia. Verifica-se que os alunos sentem dificuldades em assimilar os assuntos abordados em ciências e biologia e acreditam que com o uso de novas formas de abordar o conteúdo poderia lhes proporcionar uma melhor compreensão, tornando a aprendizagem significativa.BrasilCampus Manaus CentroInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasInstituto Federal do AmazonasIFAMLicenciatura em Ciências BiológicasAquino, Soraya Fariashttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477Aquino, Soraya Fariashttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477Souza, Heliamara Paixão dehttp://lattes.cnpq.br/0367991915005308Enriconi, Adrianahttp://lattes.cnpq.br/4273322336883518Oliveira, Elisângela Cavalcante de2022-10-19T22:26:55Z2022-10-192022-10-19T22:26:55Z2017-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Elisângela Cavalcante de. Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano. 2017. 49 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-10-19T22:27:37Zoai:localhost:4321/1038Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-10-19T22:27:37Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano
title Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano
spellingShingle Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano
Oliveira, Elisângela Cavalcante de
Biologia - ensino
Papilomavírus
Ambiente escolar
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
title_short Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano
title_full Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano
title_fullStr Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano
title_full_unstemmed Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano
title_sort Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano
author Oliveira, Elisângela Cavalcante de
author_facet Oliveira, Elisângela Cavalcante de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aquino, Soraya Farias
http://lattes.cnpq.br/4240604515975477
Aquino, Soraya Farias
http://lattes.cnpq.br/4240604515975477
Souza, Heliamara Paixão de
http://lattes.cnpq.br/0367991915005308
Enriconi, Adriana
http://lattes.cnpq.br/4273322336883518
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elisângela Cavalcante de
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - ensino
Papilomavírus
Ambiente escolar
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
topic Biologia - ensino
Papilomavírus
Ambiente escolar
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
description The present work aims to report the experience of applying two teaching strategies with the use of alternative resources for the virus teaching, with emphasis on Human Papillomavirus (HPV). This experiment was carried out in the environment of two schools of the state network of Manaus, with a class of 6th year of primary education and two classes of 3rd year of high school during science and biology classes. Our goal is to consider the importance of the vaccine to prevent virus and the use of condoms as a necessary behavior. The activity was divided into three moments: 1) observation of the methodology used by the teacher and the resources offered by the school space; 2) interview with groups of students and with two teachers; 3) analysis of previous knowledge and application of strategy. It’s verified that students have difficult in assimilating the contents approached in science and biology and believe that with the use of new forms to approach the content could provide them a better comprehension, making learning meaningful.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-15
2022-10-19T22:26:55Z
2022-10-19
2022-10-19T22:26:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Elisângela Cavalcante de. Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano. 2017. 49 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1038
identifier_str_mv OLIVEIRA, Elisângela Cavalcante de. Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano. 2017. 49 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022879310381056