Princípios logísticos de distribuição física de artefatos tecnológicos como melhoria contínua no ambiente escolar: um estudo no IFAM-CMDI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Filho, Fernando Luiz das Neves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/635
Resumo: Our research started from a domestic demand, we identified along the graduation in logistics, a bottleneck in the transit and transportation of artifacts technology, projectors and digital whiteboards, negatively and continuously affecting the course load and the clear reality of the facts, the entire educational process. Therefore, we consider the relationship between logistics and technologies to support education and the processes of transportation, movement and storage of these artifacts. Understanding that the convergences of technology are fundamental in this path, but we cannot move away from the fundamental concepts of logistics as science innovative and constantly modernizing processes. The research method exploratory descriptive bibliography and field observation, allowed the research should start from the empirical perspective and rely on science to affirm the improvements in the measured logistic process. This time we consider as effects of all our observation, the impacts over time, which is reflected in cargo damage hourly, in teaching work, as it adds movement and thus increases possible professional fatigue, as well as support issues administrative, considering staff limitations.
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The research method exploratory descriptive bibliography and field observation, allowed the research should start from the empirical perspective and rely on science to affirm the improvements in the measured logistic process. This time we consider as effects of all our observation, the impacts over time, which is reflected in cargo damage hourly, in teaching work, as it adds movement and thus increases possible professional fatigue, as well as support issues administrative, considering staff limitations.Nossa pesquisa partiu de uma demanda doméstica, identificamos ao longo da graduação em logística, um gargalo no trânsito e transporte dos artefatos tecnológicos, projetores e lousas digitais, afetando de forma negativa e contínua a carga horária do curso e pela clara realidade dos fatos, todo o processo educativo. Consideramos, portanto, a relação da logística com as tecnologias de apoio a educação e os processos de transporte, movimentação e armazenagem desses artefatos. Entendendo que as convergências de tecnologia são fundamentais nesse percurso, mas não podemos nos afastar dos conceitos fundamentais da logística como ciência inovadora e de constante modernização de processos. O método de pesquisa exploratória descritiva bibliográfica e de observação em campo, permitiu que a pesquisa partisse do olhar empírico e se apoiasse na ciência para afirmar a importância de melhorias no processo logístico mesurado. Desta feita consideramos como efeitos de toda nossa observação, os impactos no tempo, que se reflete em prejuízo de carga horária, no trabalho docente, pois acrescenta movimentações e aumentando assim possível fadiga profissional, bem como as questões de suporte do quadro administrativo, considerando as limitações de pessoalBrasilCampus Manaus DistritoInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em LogísticaInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em LogísticaInstituto Federal do AmazonasIFAMTecnologia em LogísticaFrota, Vitor Bremgartner daFrota, Vitor Bremgartner daSilva, Giskele Luz Rafael eFernandes, Priscila SilvaPereira Filho, Fernando Luiz das Neves2021-11-04T18:28:49Z2021-11-052021-11-04T18:28:49Z2020-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/635porALMEIDA, Marcio Vieira de; MARCONDES, Reynaldo Cavalheiro. A distribuição física como recurso estratégico de fabricantes de bens de consumo para a obtenção da vantagem competitiva. Revista.Adm., São Paulo, v.49, n.4, p.656-670, out./nov./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rausp/v49n4/0080-2107-rausp-49-04- 0656.pdf. Acesso em: 7 mar. 2020. ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico do Datashow. Professor Digital, SBO, 06 abril 2011. Disponível em: https://professordigital.wordpress.com/2011/04/06/uso-pedagogico-do datashow/>. Acesso em: 10 mar. 2020. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006. GIL, ANTONIO CARLOS. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995. GOULART, Neila Maria Rodrigues. Impacto da Inclusão Tecnológica na Instituição de Educação Infantil: A história que mudou a face de uma escola. Curso de Pedagogia, Departamento de Pead, Ufrgs, Porto Alegre, 2010. 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COUTO,Hudson de Araújo, ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO: CONTEÚDO BÁSICO, guia prático, ERGO Editora, Belo Horizonte, 2007info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2022-10-27T16:45:55Zoai:localhost:4321/635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-10-27T16:45:55Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
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