Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/401 |
Resumo: | Roteiro para a elaboração de Situação de Aprendizagem é o produto da dissertação “A Formação de Professores para o Ensino Profissional e Tecnológico mediado pela metodologia por Competências – a partir dos anos 70” apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas para obtenção do título de Mestre da Linha de Pesquisa 1- Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico. A ideia do produto surgiu e foi amadurecendo ao longo da pesquisa de campo com estudantes e professores do curso Técnico em Mecatrônica de uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI – DR/AM em Manaus na utilização da Metodologia SENAI de Educação Profissional. Por esse motivo, este texto tem por base conceitual a Metodologia SENAI de Educação Profissional, 2013. Por tratar-se de uma atividade que objetiva observar, avaliar e mensurar o conhecimento do estudante na resolução de problemas de aprendizagem, ordem prática e profissional, esta se aplica também à formação de professores neste caso específico da Educação Profissional e Tecnológica de vários cursos da mesma escola, por responder a uma das questões investigativas da pesquisa: Quais Competências o professor (a) deverá desenvolver em sua formação e com quais estratégias formativas? |
id |
IFAM-1_8b9d2baa39c2dec5f8958df75fb9e415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/401 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Roteiro para elaboração de situação de aprendizagemSituações de aprendizagemPrática docenteFormação de professoresEnsino tecnológicoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINORoteiro para a elaboração de Situação de Aprendizagem é o produto da dissertação “A Formação de Professores para o Ensino Profissional e Tecnológico mediado pela metodologia por Competências – a partir dos anos 70” apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas para obtenção do título de Mestre da Linha de Pesquisa 1- Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico. A ideia do produto surgiu e foi amadurecendo ao longo da pesquisa de campo com estudantes e professores do curso Técnico em Mecatrônica de uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI – DR/AM em Manaus na utilização da Metodologia SENAI de Educação Profissional. Por esse motivo, este texto tem por base conceitual a Metodologia SENAI de Educação Profissional, 2013. Por tratar-se de uma atividade que objetiva observar, avaliar e mensurar o conhecimento do estudante na resolução de problemas de aprendizagem, ordem prática e profissional, esta se aplica também à formação de professores neste caso específico da Educação Profissional e Tecnológica de vários cursos da mesma escola, por responder a uma das questões investigativas da pesquisa: Quais Competências o professor (a) deverá desenvolver em sua formação e com quais estratégias formativas?BrasilInstituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMSouza, Ana Cláudia Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/7472602272780097Souza, Ana Cláudia Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/7472602272780097Aguiar, José Vicente de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569Leal, Davi Avelinohttp://lattes.cnpq.br/6645382114509617Andrade, Maria do Carmo Ferreira de2020-01-28T21:43:40Z2020-01-292020-01-28T21:43:40Z2015-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherANDRADE, Maria do Carmo Ferreira de. Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem. 2015. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2023-10-31T20:08:18Zoai:localhost:4321/401Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2023-10-31T20:08:18Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem |
title |
Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem |
spellingShingle |
Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem Andrade, Maria do Carmo Ferreira de Situações de aprendizagem Prática docente Formação de professores Ensino tecnológico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem |
title_full |
Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem |
title_fullStr |
Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem |
title_sort |
Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem |
author |
Andrade, Maria do Carmo Ferreira de |
author_facet |
Andrade, Maria do Carmo Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Ana Cláudia Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/7472602272780097 Souza, Ana Cláudia Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/7472602272780097 Aguiar, José Vicente de Souza http://lattes.cnpq.br/9130080603912569 Leal, Davi Avelino http://lattes.cnpq.br/6645382114509617 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Maria do Carmo Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Situações de aprendizagem Prática docente Formação de professores Ensino tecnológico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
Situações de aprendizagem Prática docente Formação de professores Ensino tecnológico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Roteiro para a elaboração de Situação de Aprendizagem é o produto da dissertação “A Formação de Professores para o Ensino Profissional e Tecnológico mediado pela metodologia por Competências – a partir dos anos 70” apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas para obtenção do título de Mestre da Linha de Pesquisa 1- Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico. A ideia do produto surgiu e foi amadurecendo ao longo da pesquisa de campo com estudantes e professores do curso Técnico em Mecatrônica de uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI – DR/AM em Manaus na utilização da Metodologia SENAI de Educação Profissional. Por esse motivo, este texto tem por base conceitual a Metodologia SENAI de Educação Profissional, 2013. Por tratar-se de uma atividade que objetiva observar, avaliar e mensurar o conhecimento do estudante na resolução de problemas de aprendizagem, ordem prática e profissional, esta se aplica também à formação de professores neste caso específico da Educação Profissional e Tecnológica de vários cursos da mesma escola, por responder a uma das questões investigativas da pesquisa: Quais Competências o professor (a) deverá desenvolver em sua formação e com quais estratégias formativas? |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 2020-01-28T21:43:40Z 2020-01-29 2020-01-28T21:43:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, Maria do Carmo Ferreira de. Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem. 2015. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/401 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Maria do Carmo Ferreira de. Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem. 2015. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1823423620019388416 |