Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria do Carmo Ferreira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/401
Resumo: Roteiro para a elaboração de Situação de Aprendizagem é o produto da dissertação “A Formação de Professores para o Ensino Profissional e Tecnológico mediado pela metodologia por Competências – a partir dos anos 70” apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas para obtenção do título de Mestre da Linha de Pesquisa 1- Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico. A ideia do produto surgiu e foi amadurecendo ao longo da pesquisa de campo com estudantes e professores do curso Técnico em Mecatrônica de uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI – DR/AM em Manaus na utilização da Metodologia SENAI de Educação Profissional. Por esse motivo, este texto tem por base conceitual a Metodologia SENAI de Educação Profissional, 2013. Por tratar-se de uma atividade que objetiva observar, avaliar e mensurar o conhecimento do estudante na resolução de problemas de aprendizagem, ordem prática e profissional, esta se aplica também à formação de professores neste caso específico da Educação Profissional e Tecnológica de vários cursos da mesma escola, por responder a uma das questões investigativas da pesquisa: Quais Competências o professor (a) deverá desenvolver em sua formação e com quais estratégias formativas?
id IFAM-1_8b9d2baa39c2dec5f8958df75fb9e415
oai_identifier_str oai:localhost:4321/401
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Roteiro para elaboração de situação de aprendizagemSituações de aprendizagemPrática docenteFormação de professoresEnsino tecnológicoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINORoteiro para a elaboração de Situação de Aprendizagem é o produto da dissertação “A Formação de Professores para o Ensino Profissional e Tecnológico mediado pela metodologia por Competências – a partir dos anos 70” apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas para obtenção do título de Mestre da Linha de Pesquisa 1- Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico. A ideia do produto surgiu e foi amadurecendo ao longo da pesquisa de campo com estudantes e professores do curso Técnico em Mecatrônica de uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI – DR/AM em Manaus na utilização da Metodologia SENAI de Educação Profissional. Por esse motivo, este texto tem por base conceitual a Metodologia SENAI de Educação Profissional, 2013. Por tratar-se de uma atividade que objetiva observar, avaliar e mensurar o conhecimento do estudante na resolução de problemas de aprendizagem, ordem prática e profissional, esta se aplica também à formação de professores neste caso específico da Educação Profissional e Tecnológica de vários cursos da mesma escola, por responder a uma das questões investigativas da pesquisa: Quais Competências o professor (a) deverá desenvolver em sua formação e com quais estratégias formativas?BrasilInstituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMSouza, Ana Cláudia Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/7472602272780097Souza, Ana Cláudia Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/7472602272780097Aguiar, José Vicente de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569Leal, Davi Avelinohttp://lattes.cnpq.br/6645382114509617Andrade, Maria do Carmo Ferreira de2020-01-28T21:43:40Z2020-01-292020-01-28T21:43:40Z2015-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherANDRADE, Maria do Carmo Ferreira de. Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem. 2015. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2023-10-31T20:08:18Zoai:localhost:4321/401Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2023-10-31T20:08:18Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem
title Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem
spellingShingle Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem
Andrade, Maria do Carmo Ferreira de
Situações de aprendizagem
Prática docente
Formação de professores
Ensino tecnológico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem
title_full Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem
title_fullStr Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem
title_full_unstemmed Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem
title_sort Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem
author Andrade, Maria do Carmo Ferreira de
author_facet Andrade, Maria do Carmo Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
http://lattes.cnpq.br/7472602272780097
Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
http://lattes.cnpq.br/7472602272780097
Aguiar, José Vicente de Souza
http://lattes.cnpq.br/9130080603912569
Leal, Davi Avelino
http://lattes.cnpq.br/6645382114509617
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Maria do Carmo Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Situações de aprendizagem
Prática docente
Formação de professores
Ensino tecnológico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic Situações de aprendizagem
Prática docente
Formação de professores
Ensino tecnológico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Roteiro para a elaboração de Situação de Aprendizagem é o produto da dissertação “A Formação de Professores para o Ensino Profissional e Tecnológico mediado pela metodologia por Competências – a partir dos anos 70” apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas para obtenção do título de Mestre da Linha de Pesquisa 1- Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico. A ideia do produto surgiu e foi amadurecendo ao longo da pesquisa de campo com estudantes e professores do curso Técnico em Mecatrônica de uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI – DR/AM em Manaus na utilização da Metodologia SENAI de Educação Profissional. Por esse motivo, este texto tem por base conceitual a Metodologia SENAI de Educação Profissional, 2013. Por tratar-se de uma atividade que objetiva observar, avaliar e mensurar o conhecimento do estudante na resolução de problemas de aprendizagem, ordem prática e profissional, esta se aplica também à formação de professores neste caso específico da Educação Profissional e Tecnológica de vários cursos da mesma escola, por responder a uma das questões investigativas da pesquisa: Quais Competências o professor (a) deverá desenvolver em sua formação e com quais estratégias formativas?
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
2020-01-28T21:43:40Z
2020-01-29
2020-01-28T21:43:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Maria do Carmo Ferreira de. Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem. 2015. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/401
identifier_str_mv ANDRADE, Maria do Carmo Ferreira de. Roteiro para elaboração de situação de aprendizagem. 2015. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1823423620019388416