Boas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1003 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo estudar as boas práticas de manutenção para helicópteros destacando seu emprego na aeronave UH-60L Black Hawk da aviação do exército que opera na Amazônia. O sistema de manutenção baseia-se em práticas que são realizadas conforme determinação do fabricante e determinação da diretoria de planejamento e controle para preservação e contínua operação do helicóptero. Estes procedimentos são realizados por gerentes, inspetores e mecânicos que controlam, monitoram, orientam e executam todas as diretrizes para que a manutenção seja fidedigna ao planejamento. Entretanto, este trabalho não seria possível sem a ajuda do principal software de controle: Sismanut e o conhecimento teórico e prático dos profissionais, indispensáveis para que haja maior facilidade em realizar a manutenção. O helicóptero é bastante versátil, uma vez que permite pouso em lugares remotos, com restrição de espaço e sem apoio de aeródromo. Possuir a frota de helicópteros com a manutenção em dia é essencial para a realização de diversas atividades e para manter a utilização por muitos anos. Diante do exposto, este estudo foi realizado com abordagem qualitativa, onde foram feitas pesquisas bibliográfica, documental e pesquisa de campo, enfatizando-se a verificação da composição e funcionamento dos elementos que compõem o sistema de manutenção do UH-60L Black Hawk por meio de normais e manuais técnicos. O resultado obtido assegura que as boas práticas de manutenção garantem a preservação das aeronaves pelo 4º batalhão de aviação do exército e contribuem para a segurança dos militares que tripulam as aeronaves para diferentes fins, preservando vidas. |
id |
IFAM-1_9f9cb60c69b0e7236f7bc0274fb2cf89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:4321/1003 |
network_acronym_str |
IFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Maciel, Paulo Fernando Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/0169675639305530Maciel, Paulo Fernando Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/0169675639305530Oliveira Neto, Benjamin Batista dehttp://lattes.cnpq.br/0355646329266825 EndereçoBarros, Rodson de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9424687587691792Nascimento, Pedro Henrique da Cunha do2022-09-28T15:06:23Z2022-09-292022-09-28T15:06:23Z2022-09-12NASCIMENTO, Pedro Henrique da Cunha do. Boas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk. 2022. 59 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1003Esta pesquisa tem como objetivo estudar as boas práticas de manutenção para helicópteros destacando seu emprego na aeronave UH-60L Black Hawk da aviação do exército que opera na Amazônia. O sistema de manutenção baseia-se em práticas que são realizadas conforme determinação do fabricante e determinação da diretoria de planejamento e controle para preservação e contínua operação do helicóptero. Estes procedimentos são realizados por gerentes, inspetores e mecânicos que controlam, monitoram, orientam e executam todas as diretrizes para que a manutenção seja fidedigna ao planejamento. Entretanto, este trabalho não seria possível sem a ajuda do principal software de controle: Sismanut e o conhecimento teórico e prático dos profissionais, indispensáveis para que haja maior facilidade em realizar a manutenção. O helicóptero é bastante versátil, uma vez que permite pouso em lugares remotos, com restrição de espaço e sem apoio de aeródromo. Possuir a frota de helicópteros com a manutenção em dia é essencial para a realização de diversas atividades e para manter a utilização por muitos anos. Diante do exposto, este estudo foi realizado com abordagem qualitativa, onde foram feitas pesquisas bibliográfica, documental e pesquisa de campo, enfatizando-se a verificação da composição e funcionamento dos elementos que compõem o sistema de manutenção do UH-60L Black Hawk por meio de normais e manuais técnicos. O resultado obtido assegura que as boas práticas de manutenção garantem a preservação das aeronaves pelo 4º batalhão de aviação do exército e contribuem para a segurança dos militares que tripulam as aeronaves para diferentes fins, preservando vidas.This research aims to study good maintenance practices for helicopters, highlighting your employment on the aircraft UH-60L Black Hawk aircraft of the army aviation that operates in the Amazon. The maintenance system is based on practices that are performed as determined by the manufacturer and determined by the planning and control board for the preservation and continued operation of the helicopter. These procedures are carried out by managers, inspectors and mechanics who control, monitor, guide and execute all the guidelines so that the maintenance is faithful to the planning. However, this work would not be possible without the help of the main control software: Sismanut and the theoretical and practical knowledge of the professionals, indispensable for making maintenance easier. The helicopter is quite versatile, since it allows landing in remote places, with space restrictions and without aerodrome support. Having the helicopter fleet up to date is essential to carry out various activities and to maintain its use for many years. In view of the above, this study was carried out with a qualitative approach, where bibliographic, documentary and field research were carried out, emphasizing the verification of the composition and functioning of the elements that make up the maintenance system of the UH-60L Black Hawk through of technical laws and manuals. The result obtained ensures that good maintenance practices guarantee the preservation of aircraft by the 4th aviation battalion of the army and contribute to the safety of the military who man the aircraft for different purposes, preserving lives.Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-09-28T15:06:23Z No. of bitstreams: 1 TCC final - Pedro Nascimento (3).pdf: 2660328 bytes, checksum: 880048b229e5ea09dd67e3f16a2f992b (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-28T15:06:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC final - Pedro Nascimento (3).pdf: 2660328 bytes, checksum: 880048b229e5ea09dd67e3f16a2f992b (MD5) Previous issue date: 2022-09-12porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICAEngenharia mecânicaManutenção - helicópterosBoas páticasBoas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisInstituto Federal do AmazonasIFAMEngenharia MecânicaInstituto Federal do AmazonasIFAMEngenharia MecânicaInstituto Federal do AmazonasIFAMEngenharia MecânicaBrasilCampus Manaus Centroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAMLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81992http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/1003/2/license.txtc312f25382770a4c9dd25f8c02b816d0MD52ORIGINALBoas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk_Nascimento_2022. pdfBoas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk_Nascimento_2022. pdfMonografia_ Eng Mecânica - IFAM Campus Manaus Centroapplication/pdf2660328http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/1003/1/Boas%20pr%c3%a1ticas%20de%20manuten%c3%a7%c3%a3o%20para%20helic%c3%b3pteros%3a%20um%20estudo%20de%20caso%20do%20helic%c3%b3ptero%20uh-60l%20Black%20Hawk_Nascimento_2022.%20pdf880048b229e5ea09dd67e3f16a2f992bMD514321/10032022-09-28 11:07:14.772oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2022-09-28T15:07:14Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Boas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk |
title |
Boas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk |
spellingShingle |
Boas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk Nascimento, Pedro Henrique da Cunha do CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA Engenharia mecânica Manutenção - helicópteros Boas páticas |
title_short |
Boas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk |
title_full |
Boas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk |
title_fullStr |
Boas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk |
title_full_unstemmed |
Boas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk |
title_sort |
Boas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk |
author |
Nascimento, Pedro Henrique da Cunha do |
author_facet |
Nascimento, Pedro Henrique da Cunha do |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maciel, Paulo Fernando Figueiredo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0169675639305530 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maciel, Paulo Fernando Figueiredo |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0169675639305530 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira Neto, Benjamin Batista de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0355646329266825 Endereço |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Barros, Rodson de Oliveira |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9424687587691792 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Pedro Henrique da Cunha do |
contributor_str_mv |
Maciel, Paulo Fernando Figueiredo Maciel, Paulo Fernando Figueiredo Oliveira Neto, Benjamin Batista de Barros, Rodson de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA Engenharia mecânica Manutenção - helicópteros Boas páticas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia mecânica Manutenção - helicópteros Boas páticas |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo estudar as boas práticas de manutenção para helicópteros destacando seu emprego na aeronave UH-60L Black Hawk da aviação do exército que opera na Amazônia. O sistema de manutenção baseia-se em práticas que são realizadas conforme determinação do fabricante e determinação da diretoria de planejamento e controle para preservação e contínua operação do helicóptero. Estes procedimentos são realizados por gerentes, inspetores e mecânicos que controlam, monitoram, orientam e executam todas as diretrizes para que a manutenção seja fidedigna ao planejamento. Entretanto, este trabalho não seria possível sem a ajuda do principal software de controle: Sismanut e o conhecimento teórico e prático dos profissionais, indispensáveis para que haja maior facilidade em realizar a manutenção. O helicóptero é bastante versátil, uma vez que permite pouso em lugares remotos, com restrição de espaço e sem apoio de aeródromo. Possuir a frota de helicópteros com a manutenção em dia é essencial para a realização de diversas atividades e para manter a utilização por muitos anos. Diante do exposto, este estudo foi realizado com abordagem qualitativa, onde foram feitas pesquisas bibliográfica, documental e pesquisa de campo, enfatizando-se a verificação da composição e funcionamento dos elementos que compõem o sistema de manutenção do UH-60L Black Hawk por meio de normais e manuais técnicos. O resultado obtido assegura que as boas práticas de manutenção garantem a preservação das aeronaves pelo 4º batalhão de aviação do exército e contribuem para a segurança dos militares que tripulam as aeronaves para diferentes fins, preservando vidas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-28T15:06:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-29 2022-09-28T15:06:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Pedro Henrique da Cunha do. Boas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk. 2022. 59 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1003 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Pedro Henrique da Cunha do. Boas práticas de manutenção para helicópteros: um estudo de caso do helicóptero uh-60l Black Hawk. 2022. 59 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia Mecânica Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia Mecânica Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia Mecânica |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Manaus Centro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
collection |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/1003/2/license.txt http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/1003/1/Boas%20pr%c3%a1ticas%20de%20manuten%c3%a7%c3%a3o%20para%20helic%c3%b3pteros%3a%20um%20estudo%20de%20caso%20do%20helic%c3%b3ptero%20uh-60l%20Black%20Hawk_Nascimento_2022.%20pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c312f25382770a4c9dd25f8c02b816d0 880048b229e5ea09dd67e3f16a2f992b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
cgeb@ifam.edu.br |
_version_ |
1797057029318115328 |