Cultura e identidade: relações existentes entre a cerâmica e os Baniwa do Alto Rio Negro - AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Paulo César Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
Texto Completo: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1262
Resumo: O povo Baniwa vive na fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela, em aldeias localizadas às margens do Rio Içana e seus afluentes Cuiari, Aiairi e Cubate, além de comunidades no Alto Rio Negro/Guainía e nos centros urbanos de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel e Barcelos (AM). Este trabalho buscou percorrer os escritos etnográficos, a fim de encontrar relatos acerca do ofício cerâmico entre estes indivíduos. Conseguindo adentrar no universo cultural Baniwa, pelo viés da antropologia da arte e permitindo-se discutir conceitos de cultura e identidade. Partindo destas questões procuramos confluir a pluralidade de escritos acadêmicos, possibilitando uma abordagem artístico-cultural deste ofício em comunidade como marcador de identidade para este povo.
id IFAM-1_c98321fe25b043b8209c9bab934a2a5a
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1262
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Fernandes, Marcio Roberto LimaFernandes, Márcio Roberto LimaMaisel, Priscila de Oliveira PintoSilva, Alvatir CarolinoHolanda, Paulo César Marques2023-05-12T21:59:35Z2023-05-122023-05-12T21:59:35Z2018-07-30BARCELOS NETO, Aristóteles. Apapaatai: rituais de máscaras no Alto Xingu. 2004. 309 p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. BARTH, Frederic. Grupos Étnicos e suas Fronteiras. In.: POUTIGNAT, Philippe – Teorias da Etnicidade. Campinas: UNESP, 1988. CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009. GARNELO, Luiza. Poder, hierarquia e reciprocidade: saúde e harmonia entre os Baniwa do Alto Rio Negro. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa, cap. 05. pág. 142-181. Tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis – RJ: Vozes, 1997. HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. (organizador). Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. LAGROU, Els. 2007. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawa, Acre). Rio de Janeiro: TopBooks. 565 p. LÉVI-STRAUSS, C. A Oleira Ciumenta. São Paulo. Brasiliense, 1986. LIMA, Tânia Andrade. Cerâmica Indígena Brasileira, cap. 07. Pág. 173-229. _in: Suma Etnológica Brasileira 2. 2 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1987. OLIVEIRA, Thiago Lopes da Costa. Os Baniwa, os artefatos e a cultura material no Alto Rio Negro. Rio de Janeiro, 2015. 481 f. Orientador: Carlos 20 Fausto. Tese de doutorado – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2015. RIBEIRO, Bertha G. Os índios das águas pretas: modo de produção e equipamento produtivo. São Paulo: Companhia das Letras. Editora da Universidade de São Paulo, 1995. RIBEIRO, Darcy. Cerâmica Indígena Brasileira, cap. 01. pág. 29-64. _in: Suma Etnológica Brasileira 2. 2 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1987. SILVA, Fabíola Andréa. As tecnologias e seus significados: Um estudo da cerâmica dos Asuriní do Xingu e da cestaria dos Kayapó-Xikrin sob uma perspectiva etno-arqueológica. São Paulo, 2000. 265 f. Orientadora: Lux Boelitz Vidal. Tese de doutorado – Universidade de São Paulo, Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social, 2000. SOARES, Artemis de Araújo. Corporeidade indígena sob o ângulo da praxiologia. Anais do XIV Seminário Internacional y Latinoamericano de Praxiología Motriz. 2011. WILLEY, Gordon R.. Cerâmica, cap. 08. pág. 231- 281. _ in: Suma Etnológica Brasileira 2. 2 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1987. WRIGHT, Robin M. 2000. “Ialanawinai. O branco na história e mito Baniwa” In Albert, Bruce & Ramos, Alcida (orgs.). Pacificando os brancos: cosmologias de contato no Norte-Amazônico. São Paulo: UNESP – Imprensa Oficial do Estado. pp. 431-468. WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (organizador). Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. VELTHEM, Lucia H. Van. O belo é a fera: a estética da produção e da predação entre os Wayana. Lisboa: Assírio&Alvim; Museu Nacional de Etnologia, 2003. 446 p. _______. 2009. “Mulheres de cera, argila e arumã: Princípios criativos e fabricação material entre os Wayana”. MANA 15(1):213-215. VIDAL, Lux. Grafismo Indígena: Estudos de Antropologia Estética. 2 ed. São Paulo:Livros Studio Nobel, 2000. XAVIER, Carlos Cesar Leal. 2013. Os Koripako Do Alto Içana: Etnografia de um grupo indígena evangélico. Tese de Doutorado. PPGAS/Museu Nacional/UFRJ.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1262O povo Baniwa vive na fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela, em aldeias localizadas às margens do Rio Içana e seus afluentes Cuiari, Aiairi e Cubate, além de comunidades no Alto Rio Negro/Guainía e nos centros urbanos de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel e Barcelos (AM). Este trabalho buscou percorrer os escritos etnográficos, a fim de encontrar relatos acerca do ofício cerâmico entre estes indivíduos. Conseguindo adentrar no universo cultural Baniwa, pelo viés da antropologia da arte e permitindo-se discutir conceitos de cultura e identidade. Partindo destas questões procuramos confluir a pluralidade de escritos acadêmicos, possibilitando uma abordagem artístico-cultural deste ofício em comunidade como marcador de identidade para este povo.El pueblo Baniwa vive en la frontera de Brasil con Colombia y Venezuela, en aldeas ubicadas a orillas del Río Içana y sus afluentes Cuiari, Aiairi y Cubate, además de comunidades en el Alto Río Negro/Guainía y en los centros urbanos de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel y Barcelos (AM). Este trabajo se desdobló en recorrer los escritos etnográficos, buscando relatos acerca del oficio cerâmico entre estos individuos. Adentró en el universo cultural Baniwa, por el sesgo de la antropología del arte y se permitió discutir conceptos de cultura y identidad. A partir de estas cuestiones tratamos de confluir la pluralidad de escritos académicos, possibilitando un enfoque artístico-cultural de este ofício en comunidad como marcador de identidad para este pueblo.Submitted by VALERIA LIMA (valeria.ribeiro@ifam.edu.br) on 2023-05-12T21:59:34Z No. of bitstreams: 1 CULTURA E IDENTIDADE RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE A CERÂMICA E OS BANIWA DO ALTO RIO NEGRO - TCC - POS - IFAM COMPLETO.pdf: 594188 bytes, checksum: 2117922b0c484b4989de3aad18810fdb (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-12T21:59:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CULTURA E IDENTIDADE RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE A CERÂMICA E OS BANIWA DO ALTO RIO NEGRO - TCC - POS - IFAM COMPLETO.pdf: 594188 bytes, checksum: 2117922b0c484b4989de3aad18810fdb (MD5) Previous issue date: 2018-07-30porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICACerâmica Baniwa, Cultura, IdentidadeCerámica Baniwa, Cultura, IdentidadCultura e identidade: relações existentes entre a cerâmica e os Baniwa do Alto Rio Negro - AMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisInstituto Federal do AmazonasIFAMOutroInstituto Federal do AmazonasIFAMOutroInstituto Federal do AmazonasIFAMOutroBrasilCampus Manaus Zona Lesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAMLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81992http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/1262/2/license.txtc312f25382770a4c9dd25f8c02b816d0MD52ORIGINALCULTURA E IDENTIDADE RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE A CERÂMICA E OS BANIWA DO ALTO RIO NEGRO - TCC - POS - IFAM COMPLETO.pdfCULTURA E IDENTIDADE RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE A CERÂMICA E OS BANIWA DO ALTO RIO NEGRO - TCC - POS - IFAM COMPLETO.pdfapplication/pdf594188http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/1262/1/CULTURA%20E%20IDENTIDADE%20RELA%c3%87%c3%95ES%20EXISTENTES%20ENTRE%20A%20CER%c3%82MICA%20E%20OS%20BANIWA%20DO%20ALTO%20RIO%20NEGRO%20-%20TCC%20-%20POS%20-%20IFAM%20COMPLETO.pdf2117922b0c484b4989de3aad18810fdbMD514321/12622023-05-25 16:47:05.851oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2023-05-25T20:47:05Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura e identidade: relações existentes entre a cerâmica e os Baniwa do Alto Rio Negro - AM
title Cultura e identidade: relações existentes entre a cerâmica e os Baniwa do Alto Rio Negro - AM
spellingShingle Cultura e identidade: relações existentes entre a cerâmica e os Baniwa do Alto Rio Negro - AM
Holanda, Paulo César Marques
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Cerâmica Baniwa, Cultura, Identidade
Cerámica Baniwa, Cultura, Identidad
title_short Cultura e identidade: relações existentes entre a cerâmica e os Baniwa do Alto Rio Negro - AM
title_full Cultura e identidade: relações existentes entre a cerâmica e os Baniwa do Alto Rio Negro - AM
title_fullStr Cultura e identidade: relações existentes entre a cerâmica e os Baniwa do Alto Rio Negro - AM
title_full_unstemmed Cultura e identidade: relações existentes entre a cerâmica e os Baniwa do Alto Rio Negro - AM
title_sort Cultura e identidade: relações existentes entre a cerâmica e os Baniwa do Alto Rio Negro - AM
author Holanda, Paulo César Marques
author_facet Holanda, Paulo César Marques
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Marcio Roberto Lima
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernandes, Márcio Roberto Lima
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maisel, Priscila de Oliveira Pinto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Alvatir Carolino
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Paulo César Marques
contributor_str_mv Fernandes, Marcio Roberto Lima
Fernandes, Márcio Roberto Lima
Maisel, Priscila de Oliveira Pinto
Silva, Alvatir Carolino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Cerâmica Baniwa, Cultura, Identidade
Cerámica Baniwa, Cultura, Identidad
dc.subject.por.fl_str_mv Cerâmica Baniwa, Cultura, Identidade
Cerámica Baniwa, Cultura, Identidad
description O povo Baniwa vive na fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela, em aldeias localizadas às margens do Rio Içana e seus afluentes Cuiari, Aiairi e Cubate, além de comunidades no Alto Rio Negro/Guainía e nos centros urbanos de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel e Barcelos (AM). Este trabalho buscou percorrer os escritos etnográficos, a fim de encontrar relatos acerca do ofício cerâmico entre estes indivíduos. Conseguindo adentrar no universo cultural Baniwa, pelo viés da antropologia da arte e permitindo-se discutir conceitos de cultura e identidade. Partindo destas questões procuramos confluir a pluralidade de escritos acadêmicos, possibilitando uma abordagem artístico-cultural deste ofício em comunidade como marcador de identidade para este povo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-12T21:59:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-12
2023-05-12T21:59:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARCELOS NETO, Aristóteles. Apapaatai: rituais de máscaras no Alto Xingu. 2004. 309 p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. BARTH, Frederic. Grupos Étnicos e suas Fronteiras. In.: POUTIGNAT, Philippe – Teorias da Etnicidade. Campinas: UNESP, 1988. CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009. GARNELO, Luiza. Poder, hierarquia e reciprocidade: saúde e harmonia entre os Baniwa do Alto Rio Negro. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa, cap. 05. pág. 142-181. Tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis – RJ: Vozes, 1997. HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. (organizador). Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. LAGROU, Els. 2007. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawa, Acre). Rio de Janeiro: TopBooks. 565 p. LÉVI-STRAUSS, C. A Oleira Ciumenta. São Paulo. Brasiliense, 1986. LIMA, Tânia Andrade. Cerâmica Indígena Brasileira, cap. 07. Pág. 173-229. _in: Suma Etnológica Brasileira 2. 2 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1987. OLIVEIRA, Thiago Lopes da Costa. Os Baniwa, os artefatos e a cultura material no Alto Rio Negro. Rio de Janeiro, 2015. 481 f. Orientador: Carlos 20 Fausto. Tese de doutorado – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2015. RIBEIRO, Bertha G. Os índios das águas pretas: modo de produção e equipamento produtivo. São Paulo: Companhia das Letras. Editora da Universidade de São Paulo, 1995. RIBEIRO, Darcy. Cerâmica Indígena Brasileira, cap. 01. pág. 29-64. _in: Suma Etnológica Brasileira 2. 2 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1987. SILVA, Fabíola Andréa. As tecnologias e seus significados: Um estudo da cerâmica dos Asuriní do Xingu e da cestaria dos Kayapó-Xikrin sob uma perspectiva etno-arqueológica. São Paulo, 2000. 265 f. Orientadora: Lux Boelitz Vidal. Tese de doutorado – Universidade de São Paulo, Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social, 2000. SOARES, Artemis de Araújo. Corporeidade indígena sob o ângulo da praxiologia. Anais do XIV Seminário Internacional y Latinoamericano de Praxiología Motriz. 2011. WILLEY, Gordon R.. Cerâmica, cap. 08. pág. 231- 281. _ in: Suma Etnológica Brasileira 2. 2 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1987. WRIGHT, Robin M. 2000. “Ialanawinai. O branco na história e mito Baniwa” In Albert, Bruce & Ramos, Alcida (orgs.). Pacificando os brancos: cosmologias de contato no Norte-Amazônico. São Paulo: UNESP – Imprensa Oficial do Estado. pp. 431-468. WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (organizador). Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. VELTHEM, Lucia H. Van. O belo é a fera: a estética da produção e da predação entre os Wayana. Lisboa: Assírio&Alvim; Museu Nacional de Etnologia, 2003. 446 p. _______. 2009. “Mulheres de cera, argila e arumã: Princípios criativos e fabricação material entre os Wayana”. MANA 15(1):213-215. VIDAL, Lux. Grafismo Indígena: Estudos de Antropologia Estética. 2 ed. São Paulo:Livros Studio Nobel, 2000. XAVIER, Carlos Cesar Leal. 2013. Os Koripako Do Alto Içana: Etnografia de um grupo indígena evangélico. Tese de Doutorado. PPGAS/Museu Nacional/UFRJ.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1262
identifier_str_mv BARCELOS NETO, Aristóteles. Apapaatai: rituais de máscaras no Alto Xingu. 2004. 309 p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. BARTH, Frederic. Grupos Étnicos e suas Fronteiras. In.: POUTIGNAT, Philippe – Teorias da Etnicidade. Campinas: UNESP, 1988. CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009. GARNELO, Luiza. Poder, hierarquia e reciprocidade: saúde e harmonia entre os Baniwa do Alto Rio Negro. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa, cap. 05. pág. 142-181. Tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis – RJ: Vozes, 1997. HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. (organizador). Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. LAGROU, Els. 2007. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawa, Acre). Rio de Janeiro: TopBooks. 565 p. LÉVI-STRAUSS, C. A Oleira Ciumenta. São Paulo. Brasiliense, 1986. LIMA, Tânia Andrade. Cerâmica Indígena Brasileira, cap. 07. Pág. 173-229. _in: Suma Etnológica Brasileira 2. 2 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1987. OLIVEIRA, Thiago Lopes da Costa. Os Baniwa, os artefatos e a cultura material no Alto Rio Negro. Rio de Janeiro, 2015. 481 f. Orientador: Carlos 20 Fausto. Tese de doutorado – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2015. RIBEIRO, Bertha G. Os índios das águas pretas: modo de produção e equipamento produtivo. São Paulo: Companhia das Letras. Editora da Universidade de São Paulo, 1995. RIBEIRO, Darcy. Cerâmica Indígena Brasileira, cap. 01. pág. 29-64. _in: Suma Etnológica Brasileira 2. 2 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1987. SILVA, Fabíola Andréa. As tecnologias e seus significados: Um estudo da cerâmica dos Asuriní do Xingu e da cestaria dos Kayapó-Xikrin sob uma perspectiva etno-arqueológica. São Paulo, 2000. 265 f. Orientadora: Lux Boelitz Vidal. Tese de doutorado – Universidade de São Paulo, Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social, 2000. SOARES, Artemis de Araújo. Corporeidade indígena sob o ângulo da praxiologia. Anais do XIV Seminário Internacional y Latinoamericano de Praxiología Motriz. 2011. WILLEY, Gordon R.. Cerâmica, cap. 08. pág. 231- 281. _ in: Suma Etnológica Brasileira 2. 2 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1987. WRIGHT, Robin M. 2000. “Ialanawinai. O branco na história e mito Baniwa” In Albert, Bruce & Ramos, Alcida (orgs.). Pacificando os brancos: cosmologias de contato no Norte-Amazônico. São Paulo: UNESP – Imprensa Oficial do Estado. pp. 431-468. WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (organizador). Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. VELTHEM, Lucia H. Van. O belo é a fera: a estética da produção e da predação entre os Wayana. Lisboa: Assírio&Alvim; Museu Nacional de Etnologia, 2003. 446 p. _______. 2009. “Mulheres de cera, argila e arumã: Princípios criativos e fabricação material entre os Wayana”. MANA 15(1):213-215. VIDAL, Lux. Grafismo Indígena: Estudos de Antropologia Estética. 2 ed. São Paulo:Livros Studio Nobel, 2000. XAVIER, Carlos Cesar Leal. 2013. Os Koripako Do Alto Içana: Etnografia de um grupo indígena evangélico. Tese de Doutorado. PPGAS/Museu Nacional/UFRJ.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.initials.fl_str_mv Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Outro
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Manaus Zona Leste
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/1262/2/license.txt
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/1262/1/CULTURA%20E%20IDENTIDADE%20RELA%c3%87%c3%95ES%20EXISTENTES%20ENTRE%20A%20CER%c3%82MICA%20E%20OS%20BANIWA%20DO%20ALTO%20RIO%20NEGRO%20-%20TCC%20-%20POS%20-%20IFAM%20COMPLETO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c312f25382770a4c9dd25f8c02b816d0
2117922b0c484b4989de3aad18810fdb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1797057031940603904