Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Ana Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educitec
Texto Completo: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/377
Resumo: Desenvolver estratégias para o cálculo de áreas de regiões planas irregulares constitui-se em uma atividade didática interessante para capacitar o aluno a aplicar conhecimentos científicos aprendidos na escola em situações sociais, cotidianas e profissionais. Neste trabalho, apresentamos uma proposta para o cálculo aproximado da área de uma região plana irregular, valendo-nos de noções intuitivas da soma de Riemann. A proposta tem como fundamentação metodológica o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Partimos de um problema que traz uma abordagem de contexto cotidiano e, por meio de diferentes estratégias de resolução, perpassamos por diversos e importantes conceitos relacionados ao conteúdo matemático em que estamos interessados. Utilizamos como aporte tecnológico o software GeoGebra, que é utilizado em diversos estágios da resolução do problema, desde a modelagem da problemática apresentada até a visualização de conceitos abstratos, proporcionando uma atividade interativa em que o aluno atua como protagonista no processo de construção de conhecimentos, cabendo ao professor o papel de mediador desse processo. Apresentamos discussões e reflexões visando corroborar a importância do uso dessa ferramenta tecnológica   no desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem de matemática na educação básica.
id IFAM-2_7f539d7485a9fc6bd7bde50eff33378d
oai_identifier_str oai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/377
network_acronym_str IFAM-2
network_name_str Educitec
repository_id_str
spelling Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra softwareEstratégias para ensino de áreas de regiões planas irregulares na educação básica: uma proposta fundamentada no uso do software GeoGebraCálculo de áreasTDICGeoGebraSoma de RiemannCalculation of areasTDICGeoGebra, Soma de RiemannDesenvolver estratégias para o cálculo de áreas de regiões planas irregulares constitui-se em uma atividade didática interessante para capacitar o aluno a aplicar conhecimentos científicos aprendidos na escola em situações sociais, cotidianas e profissionais. Neste trabalho, apresentamos uma proposta para o cálculo aproximado da área de uma região plana irregular, valendo-nos de noções intuitivas da soma de Riemann. A proposta tem como fundamentação metodológica o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Partimos de um problema que traz uma abordagem de contexto cotidiano e, por meio de diferentes estratégias de resolução, perpassamos por diversos e importantes conceitos relacionados ao conteúdo matemático em que estamos interessados. Utilizamos como aporte tecnológico o software GeoGebra, que é utilizado em diversos estágios da resolução do problema, desde a modelagem da problemática apresentada até a visualização de conceitos abstratos, proporcionando uma atividade interativa em que o aluno atua como protagonista no processo de construção de conhecimentos, cabendo ao professor o papel de mediador desse processo. Apresentamos discussões e reflexões visando corroborar a importância do uso dessa ferramenta tecnológica   no desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem de matemática na educação básica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas2018-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/37710.31417/educitec.v4i08.377Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 4 No. 08 (2018): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITECEducitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 4 Núm. 08 (2018): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITECEducitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 4 n. 08 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC2446-774X10.31417/educitec.v4i08reponame:Educitecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)instacron:IFAMporhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/377/183https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesuz, Danilo Augusto Ferreira dePereira, Ana Lucia2022-11-01T11:40:20Zoai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/377Revistahttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitecPUBhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/oaieducitec.revista@ifam.edu.brhttps://doi.org/10.314172446-774X2446-774Xopendoar:2022-11-01T11:40:20Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software
Estratégias para ensino de áreas de regiões planas irregulares na educação básica: uma proposta fundamentada no uso do software GeoGebra
title Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software
spellingShingle Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software
Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de
Cálculo de áreas
TDIC
GeoGebra
Soma de Riemann
Calculation of areas
TDIC
GeoGebra, Soma de Riemann
title_short Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software
title_full Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software
title_fullStr Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software
title_full_unstemmed Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software
title_sort Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software
author Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de
author_facet Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de
Pereira, Ana Lucia
author_role author
author2 Pereira, Ana Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de
Pereira, Ana Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo de áreas
TDIC
GeoGebra
Soma de Riemann
Calculation of areas
TDIC
GeoGebra, Soma de Riemann
topic Cálculo de áreas
TDIC
GeoGebra
Soma de Riemann
Calculation of areas
TDIC
GeoGebra, Soma de Riemann
description Desenvolver estratégias para o cálculo de áreas de regiões planas irregulares constitui-se em uma atividade didática interessante para capacitar o aluno a aplicar conhecimentos científicos aprendidos na escola em situações sociais, cotidianas e profissionais. Neste trabalho, apresentamos uma proposta para o cálculo aproximado da área de uma região plana irregular, valendo-nos de noções intuitivas da soma de Riemann. A proposta tem como fundamentação metodológica o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Partimos de um problema que traz uma abordagem de contexto cotidiano e, por meio de diferentes estratégias de resolução, perpassamos por diversos e importantes conceitos relacionados ao conteúdo matemático em que estamos interessados. Utilizamos como aporte tecnológico o software GeoGebra, que é utilizado em diversos estágios da resolução do problema, desde a modelagem da problemática apresentada até a visualização de conceitos abstratos, proporcionando uma atividade interativa em que o aluno atua como protagonista no processo de construção de conhecimentos, cabendo ao professor o papel de mediador desse processo. Apresentamos discussões e reflexões visando corroborar a importância do uso dessa ferramenta tecnológica   no desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem de matemática na educação básica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/377
10.31417/educitec.v4i08.377
url https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/377
identifier_str_mv 10.31417/educitec.v4i08.377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/377/183
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 4 No. 08 (2018): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITEC
Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 4 Núm. 08 (2018): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITEC
Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 4 n. 08 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC
2446-774X
10.31417/educitec.v4i08
reponame:Educitec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Educitec
collection Educitec
repository.name.fl_str_mv Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv educitec.revista@ifam.edu.br
_version_ 1797047999758598144