Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educitec |
Texto Completo: | https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/377 |
Resumo: | Desenvolver estratégias para o cálculo de áreas de regiões planas irregulares constitui-se em uma atividade didática interessante para capacitar o aluno a aplicar conhecimentos científicos aprendidos na escola em situações sociais, cotidianas e profissionais. Neste trabalho, apresentamos uma proposta para o cálculo aproximado da área de uma região plana irregular, valendo-nos de noções intuitivas da soma de Riemann. A proposta tem como fundamentação metodológica o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Partimos de um problema que traz uma abordagem de contexto cotidiano e, por meio de diferentes estratégias de resolução, perpassamos por diversos e importantes conceitos relacionados ao conteúdo matemático em que estamos interessados. Utilizamos como aporte tecnológico o software GeoGebra, que é utilizado em diversos estágios da resolução do problema, desde a modelagem da problemática apresentada até a visualização de conceitos abstratos, proporcionando uma atividade interativa em que o aluno atua como protagonista no processo de construção de conhecimentos, cabendo ao professor o papel de mediador desse processo. Apresentamos discussões e reflexões visando corroborar a importância do uso dessa ferramenta tecnológica no desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem de matemática na educação básica. |
id |
IFAM-2_7f539d7485a9fc6bd7bde50eff33378d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/377 |
network_acronym_str |
IFAM-2 |
network_name_str |
Educitec |
repository_id_str |
|
spelling |
Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra softwareEstratégias para ensino de áreas de regiões planas irregulares na educação básica: uma proposta fundamentada no uso do software GeoGebraCálculo de áreasTDICGeoGebraSoma de RiemannCalculation of areasTDICGeoGebra, Soma de RiemannDesenvolver estratégias para o cálculo de áreas de regiões planas irregulares constitui-se em uma atividade didática interessante para capacitar o aluno a aplicar conhecimentos científicos aprendidos na escola em situações sociais, cotidianas e profissionais. Neste trabalho, apresentamos uma proposta para o cálculo aproximado da área de uma região plana irregular, valendo-nos de noções intuitivas da soma de Riemann. A proposta tem como fundamentação metodológica o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Partimos de um problema que traz uma abordagem de contexto cotidiano e, por meio de diferentes estratégias de resolução, perpassamos por diversos e importantes conceitos relacionados ao conteúdo matemático em que estamos interessados. Utilizamos como aporte tecnológico o software GeoGebra, que é utilizado em diversos estágios da resolução do problema, desde a modelagem da problemática apresentada até a visualização de conceitos abstratos, proporcionando uma atividade interativa em que o aluno atua como protagonista no processo de construção de conhecimentos, cabendo ao professor o papel de mediador desse processo. Apresentamos discussões e reflexões visando corroborar a importância do uso dessa ferramenta tecnológica no desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem de matemática na educação básica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas2018-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/37710.31417/educitec.v4i08.377Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 4 No. 08 (2018): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITECEducitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 4 Núm. 08 (2018): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITECEducitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 4 n. 08 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC2446-774X10.31417/educitec.v4i08reponame:Educitecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)instacron:IFAMporhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/377/183https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesuz, Danilo Augusto Ferreira dePereira, Ana Lucia2022-11-01T11:40:20Zoai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/377Revistahttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitecPUBhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/oaieducitec.revista@ifam.edu.brhttps://doi.org/10.314172446-774X2446-774Xopendoar:2022-11-01T11:40:20Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software Estratégias para ensino de áreas de regiões planas irregulares na educação básica: uma proposta fundamentada no uso do software GeoGebra |
title |
Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software |
spellingShingle |
Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de Cálculo de áreas TDIC GeoGebra Soma de Riemann Calculation of areas TDIC GeoGebra, Soma de Riemann |
title_short |
Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software |
title_full |
Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software |
title_fullStr |
Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software |
title_full_unstemmed |
Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software |
title_sort |
Strategies for teaching areas of irregular flat regions in basic education: a proposal based on the use of GeoGebra software |
author |
Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de |
author_facet |
Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de Pereira, Ana Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de Pereira, Ana Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo de áreas TDIC GeoGebra Soma de Riemann Calculation of areas TDIC GeoGebra, Soma de Riemann |
topic |
Cálculo de áreas TDIC GeoGebra Soma de Riemann Calculation of areas TDIC GeoGebra, Soma de Riemann |
description |
Desenvolver estratégias para o cálculo de áreas de regiões planas irregulares constitui-se em uma atividade didática interessante para capacitar o aluno a aplicar conhecimentos científicos aprendidos na escola em situações sociais, cotidianas e profissionais. Neste trabalho, apresentamos uma proposta para o cálculo aproximado da área de uma região plana irregular, valendo-nos de noções intuitivas da soma de Riemann. A proposta tem como fundamentação metodológica o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Partimos de um problema que traz uma abordagem de contexto cotidiano e, por meio de diferentes estratégias de resolução, perpassamos por diversos e importantes conceitos relacionados ao conteúdo matemático em que estamos interessados. Utilizamos como aporte tecnológico o software GeoGebra, que é utilizado em diversos estágios da resolução do problema, desde a modelagem da problemática apresentada até a visualização de conceitos abstratos, proporcionando uma atividade interativa em que o aluno atua como protagonista no processo de construção de conhecimentos, cabendo ao professor o papel de mediador desse processo. Apresentamos discussões e reflexões visando corroborar a importância do uso dessa ferramenta tecnológica no desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem de matemática na educação básica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/377 10.31417/educitec.v4i08.377 |
url |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/377 |
identifier_str_mv |
10.31417/educitec.v4i08.377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/377/183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 4 No. 08 (2018): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITEC Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 4 Núm. 08 (2018): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITEC Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 4 n. 08 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC 2446-774X 10.31417/educitec.v4i08 reponame:Educitec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Educitec |
collection |
Educitec |
repository.name.fl_str_mv |
Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educitec.revista@ifam.edu.br |
_version_ |
1797047999758598144 |