Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuck, Rogério José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lopes, Maria Isabel, Bagatini, Fabrício Agostinho, Weirich Ribeiro, Inauã, Kalkmann Goulart, Lara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educitec
Texto Completo: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/410
Resumo: A iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento, com o aumento significativo da velocidade a qual se dá o acesso às informações. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos das regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa; as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados.
id IFAM-2_855bf256742ac2ec45a1cd7bb97013f3
oai_identifier_str oai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/410
network_acronym_str IFAM-2
network_name_str Educitec
repository_id_str
spelling Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of ThinkingEnsino, Iniciação à Pesquisa e Tecnologias de Informação e Comunicação nas Fronteiras do PensarEnsinoIniciação à pesquisaTecnologias de informação e comunicaçãoA iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento, com o aumento significativo da velocidade a qual se dá o acesso às informações. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos das regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa; as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas2018-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/41010.31417/educitec.v4i08.410Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 4 No. 08 (2018): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITECEducitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 4 Núm. 08 (2018): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITECEducitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 4 n. 08 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC2446-774X10.31417/educitec.v4i08reponame:Educitecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)instacron:IFAMporhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/410/225https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchuck, Rogério JoséLopes, Maria IsabelBagatini, Fabrício AgostinhoWeirich Ribeiro, InauãKalkmann Goulart, Lara2022-11-01T11:40:20Zoai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/410Revistahttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitecPUBhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/oaieducitec.revista@ifam.edu.brhttps://doi.org/10.314172446-774X2446-774Xopendoar:2022-11-01T11:40:20Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking
Ensino, Iniciação à Pesquisa e Tecnologias de Informação e Comunicação nas Fronteiras do Pensar
title Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking
spellingShingle Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking
Schuck, Rogério José
Ensino
Iniciação à pesquisa
Tecnologias de informação e comunicação
title_short Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking
title_full Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking
title_fullStr Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking
title_full_unstemmed Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking
title_sort Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking
author Schuck, Rogério José
author_facet Schuck, Rogério José
Lopes, Maria Isabel
Bagatini, Fabrício Agostinho
Weirich Ribeiro, Inauã
Kalkmann Goulart, Lara
author_role author
author2 Lopes, Maria Isabel
Bagatini, Fabrício Agostinho
Weirich Ribeiro, Inauã
Kalkmann Goulart, Lara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuck, Rogério José
Lopes, Maria Isabel
Bagatini, Fabrício Agostinho
Weirich Ribeiro, Inauã
Kalkmann Goulart, Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Iniciação à pesquisa
Tecnologias de informação e comunicação
topic Ensino
Iniciação à pesquisa
Tecnologias de informação e comunicação
description A iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento, com o aumento significativo da velocidade a qual se dá o acesso às informações. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos das regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa; as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/410
10.31417/educitec.v4i08.410
url https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/410
identifier_str_mv 10.31417/educitec.v4i08.410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/410/225
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 4 No. 08 (2018): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITEC
Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 4 Núm. 08 (2018): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITEC
Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 4 n. 08 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC
2446-774X
10.31417/educitec.v4i08
reponame:Educitec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Educitec
collection Educitec
repository.name.fl_str_mv Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv educitec.revista@ifam.edu.br
_version_ 1797047999777472512