Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educitec |
Texto Completo: | https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/410 |
Resumo: | A iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento, com o aumento significativo da velocidade a qual se dá o acesso às informações. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos das regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa; as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados. |
id |
IFAM-2_855bf256742ac2ec45a1cd7bb97013f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/410 |
network_acronym_str |
IFAM-2 |
network_name_str |
Educitec |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of ThinkingEnsino, Iniciação à Pesquisa e Tecnologias de Informação e Comunicação nas Fronteiras do PensarEnsinoIniciação à pesquisaTecnologias de informação e comunicaçãoA iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento, com o aumento significativo da velocidade a qual se dá o acesso às informações. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos das regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa; as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas2018-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/41010.31417/educitec.v4i08.410Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 4 No. 08 (2018): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITECEducitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 4 Núm. 08 (2018): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITECEducitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 4 n. 08 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC2446-774X10.31417/educitec.v4i08reponame:Educitecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)instacron:IFAMporhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/410/225https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchuck, Rogério JoséLopes, Maria IsabelBagatini, Fabrício AgostinhoWeirich Ribeiro, InauãKalkmann Goulart, Lara2022-11-01T11:40:20Zoai:sistemascmc.ifam.edu.br:article/410Revistahttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitecPUBhttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/oaieducitec.revista@ifam.edu.brhttps://doi.org/10.314172446-774X2446-774Xopendoar:2022-11-01T11:40:20Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking Ensino, Iniciação à Pesquisa e Tecnologias de Informação e Comunicação nas Fronteiras do Pensar |
title |
Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking |
spellingShingle |
Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking Schuck, Rogério José Ensino Iniciação à pesquisa Tecnologias de informação e comunicação |
title_short |
Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking |
title_full |
Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking |
title_fullStr |
Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking |
title_full_unstemmed |
Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking |
title_sort |
Teaching, Research Initiation and Information and Communication Technologies on the Frontiers of Thinking |
author |
Schuck, Rogério José |
author_facet |
Schuck, Rogério José Lopes, Maria Isabel Bagatini, Fabrício Agostinho Weirich Ribeiro, Inauã Kalkmann Goulart, Lara |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Maria Isabel Bagatini, Fabrício Agostinho Weirich Ribeiro, Inauã Kalkmann Goulart, Lara |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuck, Rogério José Lopes, Maria Isabel Bagatini, Fabrício Agostinho Weirich Ribeiro, Inauã Kalkmann Goulart, Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Iniciação à pesquisa Tecnologias de informação e comunicação |
topic |
Ensino Iniciação à pesquisa Tecnologias de informação e comunicação |
description |
A iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento, com o aumento significativo da velocidade a qual se dá o acesso às informações. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos das regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa; as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/410 10.31417/educitec.v4i08.410 |
url |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/410 |
identifier_str_mv |
10.31417/educitec.v4i08.410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/410/225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching ; Vol. 4 No. 08 (2018): Journal of Studies and Research on Technological Education - EDUCITEC Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica; Vol. 4 Núm. 08 (2018): Revista de Estudios e Investigaciones en Educación Tecnológica - EDUCITEC Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico; v. 4 n. 08 (2018): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC 2446-774X 10.31417/educitec.v4i08 reponame:Educitec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) instacron:IFAM |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) |
instacron_str |
IFAM |
institution |
IFAM |
reponame_str |
Educitec |
collection |
Educitec |
repository.name.fl_str_mv |
Educitec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educitec.revista@ifam.edu.br |
_version_ |
1797047999777472512 |